Notícias / Cidade

10/07/2020 - 10:01 | Atualizado em 10/07/2020 - 10:18

Após três semanas, lockdown se mostra ineficiente em Cáceres

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Termina no domingo, 12, o lockdown decretado pela prefeitura de Cáceres. A medida visa conter o crescimento de casos de coronavírus, mas os números atestam que isso não está ocorrendo.

Após quase três semanas, surgiram 35 novos casos por semana. Ontem, 9, boletim divulgado pela prefeitura indicava 465 confirmados e 21 óbitos. Um total de 496 estão sob investigação.

O comércio, formado em sua maioria por micro e pequenas empresas, que está se sacrificando para ajudar a conter a pandemia, dá sinais que não suportará mais uma prorrogação.

O próprio prefeito, Francis Maris (PSDB), fez uma postagem nesta manhã em várias grupos de whatsapp mostrando que a medida não surgiu o efeito desejado e que penalizou apenas a maioria do comércio.

O grupo de crise do município está reunido neste momento para tomar uma decisão.

Comentários

inserir comentário
18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Renato, em 11.07.2020 às 19:23

    Tem umas criaturas que vê nas empresas de agropecuária apenas cachorros de madames.. Se não sabe o que significa a palavra: Agropecuária! A ponto de confundir com pets shopping. Como precaver contra o covit 19 nesse momento. Essa turma Nutella é complicado. Neste exato momento o gestor atual teve um minuto de lucidez e fez a coisa certa. Lei seca ,é o mínimo que se espera nesse momento...Quem cadastrou no programa social é pra suprir as necessidades básicas e não encher a cara de cachaça ou cerveja.

  • por ADEMIR VIEIRA LOPES, em 11.07.2020 às 08:32

    É fácil entender. As lotéricas estão funcionando, porque a arrecadação para o governo é muito grande. Veterinárias é para as madames levarem seus cachorrinhos e gatinhos mimados e gastarem horrores. O pobre não pode é não tem condições para supérfluos. Fácil assim. Onde se viu veterinárias ter esse privilégio?

  • por Daniela, em 11.07.2020 às 05:31

    Lockdown sem aplicar multas em quem respeita as medidas (população que sai na rua e empresários que mantêm lojas abertas) é uma medida de mentirinha, uma falsa medida, apenas para dizer que está tomando medidas. Ou se faz o que se tem que fazer pra valer ou tomar medidas meia boca e não tomar nenhuma medida é a mesma coisa (como estamos vendo). Só não é a mesma coisa para os empresários que fecharam as lojas para cumprir as medidas e colaborar no combate a pandemia e tomaram prejuízo para nada. Por que as autoridades não aplicaram multas ? Sempre que um cidadão não respeita uma lei, uma norma, uma medida, aplica-se multas. Por que isso não foi feito neste caso ? Será que é porque estamos próximos das eleições municipais e o prefeito não quer contrariar parte dos seus eleitores, esses que receberiam multas ? Agora dirá que fez a sua parte, só que decretou o lockdown e que se a pandemia avançou é a população que não fez sua parte. Mas decretar o lockdown sem aplicar multa pelo descumprimento é como colocar no Código de Trânsito que veiculos não podem transitar por certas vias à mais de 80 km e logo não aplicar multa para quem descumprir. TEM QUE APLICAR MULTAS !! Sem multas não resolve, é a mesma coisa que não fazer nada.

  • por Silva, em 10.07.2020 às 20:51

    Concordo com "Luciana", a maioria dos transmissores da doença são os jovens assintomáticos, mas infelizmente, os pais e responsáveis não enxergam isso, até que um de seus familiares não resista. É uma pena esses jovens não terem um pingo de amor pelos seus entes. E tem mais, a bares pela cidade que fica aberto o dia todo, vendendo normalmente, como se nada tivesse acontecendo, enquanto outros sofrem os efeitos do decreto por tentar fazer o que é certo. Grandes comércios na cidade, Como os supermercados e farmácias então se enriquecendo as custas das desgraças do pobre cidadão, superfaturando seus produtos.

  • por JOSÉ, em 10.07.2020 às 19:24

    Me digam pelo amor de Deus, onde está a ajuda dos empresários, como citada na reportagem, se estão funcionando de A-Z com meia porta, outros descaradamente abertos! É claro que nunca vai funcionar! Então, aqueles que acreditam que covid-19 mata, vão se cuidar e ponto!

  • por Pantaneiro, em 10.07.2020 às 18:19

    Hoje de manhã passando próximo a um mercado famoso de Cáceres no bairro D.N.E.R observei que a fila para entrar neste mercado estava até próximo ao parque de exposições, agora a pergunta que não quer calar! Será que compensa ficar aglomerado daquele jeito irá compensar se pegar o covid-19 e ir parar no são João Batista????

  • por Indignada, em 10.07.2020 às 16:27

    Concordo plenamente a culpa e da população mais aqui no meu caso sou do grupo de risco desde o início não saio para nada mais agira faz cinco dia que estou sem água na minha casa e culpa de quem da prefeitura que a água do pantanal é da prefeitura e ai temos que sair das nissas casas e irmos na casa de parentes em outro bairro para fazermos nossas higiene vergonha isso ligo lá niguem resolve

  • por Paulo Renato, em 10.07.2020 às 15:08

    Penso que: se os eleitores de Cáceres teve um pouco de sensatez pra botar o juízo no lugar nesse período de fechamento. Vai morrer é muito candidato que apoia o gestor atual na hora da eleição, pelo silêncio unanimide sobre a aplicação dos recursos destinados ao combate do covid 19 que a prefeitura de Cáceres MT recebeu e ninguém sabe pra onde foi.

  • por MANOEL, em 10.07.2020 às 14:23

    INFELIZMENTE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO COLABOROU, SOMENTE OS PEQUENOS COMERCIO PAGARAM O PATO, DEVERIA TER UMA MEDIDA MAIS DURA, POIS AS FILAS EM LOTÉRICAS, SUPERMERCADOS, BARES, CASA VETERINÁRIAS E VÁRIOS OUTROS LUGARES, OS GRANDES QUE SEMPRE TEM UMA RESERVA PUDERAM ABRIR E OS DEMAIS TIVERAM QUE FECHAR, ESTAMOS SOMENTE NA DEPENDÊNCIA DE DEUS. SOCORRO PRECISAMOS TRABALHAR, POR FAVOR NOS AJUDE, PELO AMOR DE DEUS. SOCORRO.

  • por Dine, em 10.07.2020 às 14:05

    Inificiente porquê, as leis não estão sendo aplicadas de verdade. A partir do momento em que passarem a valer quem sabe passarão a funcionar e serem respeitadas.

Mais comentários
 
Sitevip Internet