Notícias / Saúde

08/07/2020 - 09:43

​Cadeia pública de Cáceres inicia tratamento precoce de COVID-19 nos presos

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Após a confirmação de presos do convívio (área comum da unidade, depois da triagem) com o coronavírus, a Cadeia Pública de Cáceres iniciou o tratamento de 250 presos.

A estratégia de iniciar o tratamento precoce se deu pelo contato que os presos tiveram com os testados positivo, nas alas 1 e 3. Os medicamentos foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e a intenção é não deixar que nenhum preso chegue a precisar ser hospitalizado. 

Após reunião telepresencial no dia de ontem, 07, coordenada pela Juíza Helícia Vitti Lourenço, titular da 1ª Vara Criminal e representantes da OAB, comissão de Direitos Humanos, servidores do sistema penitenciário e legislativo municipal, foi encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde os medicamentos para a unidade, que começou a administração ainda na noite de ontem.

A maior parte dos presos não apresenta sintomas, porém, considerando a impossibilidade de distanciamento físico dentro de uma unidade prisional, todos serão tratados. Todos os presos serão monitorados quanto aos sintomas e reações aos remédios, telepresencialmente, pelo dr. André Amaral.

A dra Helícia Vitti foi enfática em dizer que se compromete a viabilizar tudo o que for da competência do judiciário, para seguir as recomendações médicas. Ou seja, a decisões técnicas fiarão por conta da equipe médica.

Em relação às famílias, que há meses estão sem poder fazer visitas, foi requerido pelo presidente da 3ª subseção OAB-MT, Fábio de Sá, um modo de contato com os presos.

O presidente alega que esse distanciamento cria um ambiente propício fora da unidade para que as pessoas acabem acreditando em Fake News, como as que diziam que os presos não estavam sendo assistidos. E que para conter uma comoção dessas famílias, é preciso tratar isso como uma prioridade, para aliviar a pressão que advogados e o próprio judiciário sofre com essa demanda.

O vereador Cézare Pastorello, que participou representando o legislativo municipal, reforçou o pedido da OAB, uma vez que a demanda das famílias por notícias é muito grande, bem como a importância de trazer à sociedade informações reais da unidade, para conter o avanço de notícias falsas. Para isso, foi criado um grupo de trabalho que também fará uso das redes sociais, além da imprensa convencional.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Giselma silva, em 08.07.2020 às 20:51

    Por é que o Jornal Oeste omitiu a equipe técnica do Sistema Penitenciário como profissionais que vem executando os trabalhos de detecção, diagnóstico e tratamento das pessoas reclusão? É muito injusto dizer servidores penitenciários e não elencar a equipe técnica, haja vista que não são agentes penitenciários que vêm trabalhando nos casos.

  • por Jorge Ercílio, em 08.07.2020 às 15:58

    Quero deixar minha indignação registrada em relação a essa notícia, haja vista que não fora dada a devida ênfase aos profissionais da "linha de frente" que trabalham diretamente no cuidado da saúde da população carcerária matogrossense. Não são apenas servidores penitenciários, mas profissionais destemidos, de alto gabarito, coragem e determinação no enfrentamento não só desta pandemia presente, mas de todas as outras que se passaram no país e que ainda se fazem presentes. Todos eles, com o devido registro em seus conselhos profissionais, dentre todos, Técnicos de Enfermagem, Técnicos em Saúde Bucal, Psicólogos, Enfermeiros, médicos, Assistentes Sociais, Advogados públicos, Nutricionistas, farmacêuticos, Odontólogos etc, mantêm-se firmes no combate diário e perigoso às mais diversas doenças e expostos às mais variadas personalidades humanas. Desse modo, quero registrar o meu reconhecimento e admiração a esses profissionais que "vivem nas sobras" dos Sistemas Penitenciários do Brasil inteiro, porém, nunca são lembrados. A população deve ser informada que dentro de um presídio, o poder público preza, não somente a punição civil e penal do recuperando, mas também zela pela integridade de sua saúde psicológica, física, jurídica, administrativa e social, não se restringindo a apenas um "depósito de criminosos", vigiados por Agentes Penitenciários.

  • por Cecilia de mello Schaustz, em 08.07.2020 às 12:40

    Matéria deverá reconhecer o trabalho da equipe multiprofissional de saúde do sistema penitenciário que sao PNS médico, enfermeira, psicólogo, assistentes sociais, Farmacêutico e Tec de enfermagem na linha de frente, já existia esse grupode trabalho, embora sem teste rápido e EPIs para Coronavirus.

 
Sitevip Internet