Notícias / Saúde

06/07/2020 - 12:24

Covid-19: MPT faz destinação para Unemat produzir 450 máscaras para profissionais de saúde

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Ministério Público do Trabalho destinou cerca de R$ 8,7 mil para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) produzir máscaras Face Shield, as quais deverão ser distribuídas aos profissionais de saúde pública da região sudeste de Mato Grosso. Com o valor, serão confeccionados 450 protetores faciais e adquiridas chapas e filamentos de PETG (um material plástico mais resistente que o acrílico) e uma impressora 3D.
 
O coordenador do projeto, professor doutor do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação do campus da Unemat em Alto Araguaia, Fernando Yoiti Obana, explica que a pandemia da Covid-19 levou a uma escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), especialmente em cidades do interior, tornando o trabalho dos profissionais de saúde ainda mais arriscado.

“Em cidades do interior de Mato Grosso o acesso aos EPIs e a aquisição de peças de reposição para respiradores mecânicos e outros dispositivos é dificultada pela inexistência de fabricantes desse tipo de material no estado e pela distância da capital do estado. Alto Araguaia fica a 420 km de Cuiabá e, devido a essa distância e à falta de estradas, a logística de empresas de transportes é dificultada. Além disso, após a aquisição e pagamento, as encomendas levam de 20 a 30 dias para chegar ao seu destino, espera agravada pela pandemia do Covid-19. Esta espera pode ser reduzida, para no máximo 48 horas, se for possível a fabricação desses equipamentos e dispositivos localmente no próprio município, de acordo com a demanda”, explica Obana.

A fabricação atenderá não só Alto Araguaia, mas toda a região sudeste, que abrange os municípios de Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira, Araguainha, Ponte Branca, Pedra Preta, Rondonópolis e Santa Rita do Araguaia. Este último, apesar de não pertencer ao estado de Mato Grosso, foi incluído no projeto por compartilhar a mesma área urbana de Alto Araguaia, sendo grande o fluxo de pessoas entre as duas cidades.

A distribuição será feita em conformidade com a necessidade de cada município. O professor da Unemat ressalta que a fabricação das máscaras vai diminuir os custos para as Secretarias de Saúde da região. Além disso, trata-se de medida urgente necessária ao controle da pandemia e ao achatamento da curva de infectados. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho Regional de Enfermagem no mês passado, 703 profissionais da saúde da rede pública e privada já haviam sido diagnosticados com a Covid-19 em Mato Grosso.

Todas as máscaras produzidas pelo projeto serão fabricadas no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Lese) do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, por alunos e professores voluntários. “Alunos e professores envolvidos no projeto possuem conhecimento sobre modelagem 3D, automação e robótica, sem o qual não seria possível a execução do projeto. O projeto também será uma oportunidade para que outros alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação tenham contato e aprendam a utilizar uma impressora 3D e uma fresa CNC, utilizadas na fabricação das máscaras”, complementa Obana.

Segundo a procuradora do MPT Louise Monteiro Gagini, o projeto “possui inegável relevância no combate a pandemia da Covid-19, sobretudo porque se dirige à proteção dos profissionais de saúde, que enfrentam risco muito alto de exposição ao contágio pelo novo coronavírus”.

Após a pandemia, a impressora 3D adquirida continuará a ser utilizada por alunos do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação para o desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet