Notícias / Brasil

06/07/2020 - 11:17 | Atualizado em 07/07/2020 - 16:47

Buscas por tutoriais na internet crescem durante a pandemia

Por Lincoln Guilherme Copceski

Por conta da pandemia da Covid-19, muitos brasileiros estão tendo que aprender a fazer em casa diversas coisas que, anteriormente, costumavam pagar pelo serviço da realização. De acordo com um levantamento do site GUIA55, que levou em consideração as pesquisas feitas no Google, o número de buscas pela palavra “tutorial” cresceu quase 33% entre fevereiro e maio deste ano. Já o número de pessoas que pesquisam as palavras “aprender” e “em casa” quase dobrou.

Entre os tutoriais mais pesquisados estão os relacionados às medidas de prevenção ao coronavírus: como fazer máscaras de tecido, que teve um aumento de 3200% nas buscas, e como fazer álcool em gel, com um aumento de 3600%. Vale lembrar que a produção caseira do álcool em gel é contraindicada. Já as máscaras são totalmente indicadas para uso e confecção caseira.

Cuidados com a aparência também representam uma grande preocupação durante a pandemia, mas sem os salões de beleza e barbearias, o jeito encontrado pelos brasileiros foi tentar aprender técnicas por conta própria. Por isso, o número de buscas pela frase “como cortar o cabelo em casa” cresceu 400% entre fevereiro e maio, segundo o levantamento.

Esta procura por dicas de beleza em casa, inclusive, foi uma saída encontrada por donos de salões para garantir o sustento durante a pandemia. Utilizando as redes sociais para criar conteúdos educativos, muitos conseguiram manter a clientela e até angariar possíveis clientes para o futuro próximo.

O tempo livre também estimulou a inovação culinária em muita gente. A busca por receitas na internet cresceu 62%, também entre fevereiro e maio, com destaque para a busca “como fazer hambúrguer caseiro”. Além disso, também aumentaram as buscas por ideias de artesanato, dicas para a prática de exercícios em casa e aulas de música online.

O aprendizado de idiomas também está em alta, mostrando que os brasileiros realmente dedicaram o tempo livre à educação. As buscas por métodos para aprender inglês sozinho cresceram 200%. Além disso, também subiu consideravelmente o número de pessoas que estão buscando maneiras de aprender coreano.


Criação de conteúdo surge como uma saída

Com tantas pessoas querendo consumir dicas e tutoriais, aumentou também o número de criadores de conteúdo para a internet. A população aprendeu a usar as lives e, assim como no caso dos salões de beleza, esta vem sendo a estratégia de muitos brasileiros para fugir da crise financeira e conseguir uma renda extra.
Desta maneira, quem busca dicas para fazer algo em casa, não encontra apenas recomendações genéricas, e ainda pode ter um tipo de assessoria personalizada sobre determinado assunto. Além de facilitar na aprendizagem, beneficia aqueles que não estão podendo trabalhar por conta das medidas de restrição.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet