Notícias / Polícia

03/07/2020 - 09:43

Bolivianos dizem que policia de MT invadiu país e matou duas pessoas

Por El Deber

El Deber

 (Crédito: El Deber)
A polícia brasileira entrou em nossa comunidade Mercedes de Soliz , a 25 km da fronteira. Supostamente, a desculpa é que eles estavam atrás de alguns bandidos; chegaram, fizeram três curvas e, quando algumas pessoas perceberam que estavam armados, tocaram os sinos para comunicar a emergência.

Os membros da comunidade deixaram suas casas para tentar falar e tentaram fugir, mas dispararam. Reunimos cerca de 45 cartuchos de balas ", diz Janet Ardaya, chefe da comunidade e segundo chefe da Associação de Conselhos Indígenas de San Ignacio de Velasco (Acisiv).

O incidente ocorreu na quarta-feira, 1 de julho, às 18h19, e de acordo com Ardaya, durante o voo, os atacantes encontraram Vicente Tapeosí (40), contra quem eles abriram fogo . 

"O posto mais próximo ficava a 20 quilômetros de distância, então ele sangrou até a morte e morreu", explicou Ardaya.

Atualmente, o corpo de Tapeosí está no necrotério de La Pampa, em Santa Cruz de la Sierra. Os membros da comunidade aceitaram que ele fosse enviado à capital para a autópsia , com a condição de ser devolvido à sua terra, explicou o prefeito de San Ignacio, Moisés Salces.

Ardaya garantiu que os supostos policiais já haviam passado por outras comunidades mais próximas da fronteira, uma delas Patujú ", e ali também espancaram as pessoas que encontraram na estrada, apontaram para elas, eram completamente agressivas . um jovem e eles o detiveram, espancaram, ele viu seus uniformes, que são da Polícia do maior ponto de fronteira do Brasil que fica próximo ".
 
Quando EL DEBER contatou Ardaya, ela estava retornando de San Ignacio de Velasco para Mercedes de Soliz, depois de fazer declarações, mas lamentou o abandono da fronteira. Ele disse que já havia solicitado, através de cartas ao COEM, o prefeito, o Comando Militar e Policial, que patrulhassem a área. 

"Hicimos cartas porque como se declaró la cuarentena, hubo mucho movimiento desde la zona de los brasileños, supuestamente no debían pasar porque había cierre de fronteras, pero no había controles. Las cartas las mandamos el 30 de marzo y el 4 de mayo", sostuvo.

Salces confirmó que la noche del hecho le llegó un reporte del comandante de la Policía del lugar, "pero la Felcc está investigando aún. Se dicen muchas cosas, el tema es que hay un fallecido. Esa zona es fronteriza con Brasil donde mayormente llegan vehículos brasileños robados y es como todo lugar de frontera, de cuidado, y hay mucho ingreso de súbditos brasileños que van y vienen porque no hay control, al margen del control militar que tenemos, que es en Marfil, pero son zonas con diez soldaditos y la frontera es extensa", reconoció.
 
Según Salces, no es habitual que ocurran ese tipo de cosas en la zona y manifestó que esperan la investigación de la Policía, "es difícil creer que la Policía brasileña entre hasta ahí, es muy raro. Y debe hacerse una investigación minuciosa porque puede traer consecuencias internacionales si fuera el caso de que se trata de Policía del país vecino".
 
EL DEBER se comunicó con el coronel Rubén Barrientos, director departamental de la Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen (Felcc), quien confirmó que están estudiando el caso, pero que aún no pueden emitir un criterio. Barrientos también confirmó el fallecido e informó que ha movilizado uniformados hasta el lugar, distante a 180 kilómetros de San Ignacio de Velasco.

Ouça o audio
https://eldeber.com.bo/188419_habitantes-de-una-comunidad-en-san-ignacio-de-velasco-denuncian-que-la-policia-fronteriza-de-brasil-

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Janio, em 03.07.2020 às 20:36

    Mas que policia mas preparada essa do Brasil heim. Como q entra dentro de um pais pra pegar bandidos e mara um líder indígena, acho q num ia dar em nada ? Isso vai dar muito pano pra manga. Olha o q isso pode ocasionar internacionalmente, acordos e outros.

  • por Paulo Renato, em 03.07.2020 às 12:11

    A guerra interna na fronteira Brasil é Bolívia sempre existiu e todos os bolivianos sabem quem são os chefão dentro do território boliviano. Essa história pra boi dormir que é culpa da polícia brasileira é medo de morrer mesmo ou servergonhice de quem deve pra traficante.

 
Sitevip Internet