Notícias / Educação

03/07/2020 - 09:17

Produto desenvolvido por servidor do IFMT Cáceres é primeira patente internacional de MT com ideia protegida em 153 países

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Uma válvula hidráulica que otimiza o uso do chuveiro, desenvolvida pelo engenheiro civil Luiz Souza Costa Filho do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus  Cáceres – Prof. Olegário Baldo,  é o primeiro produto inovador de instituições de pesquisa e ensino superior pública de Mato Grosso com direitos autorais de criação protegidos em mais de 150 países, por meio de Tratado Internacional de Cooperação em matéria de Patentes.

Fruto de pesquisa de doutorado de Luiz pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, com orientação do professor José Gilberto Dalfré Filho e coorientação do professor Paulo Vatavuk, o produto, apresenta, entre as inovações, economia para instalação, conforto aos usuários e aspectos ergonômicos que favorece a acessibilidade para pessoas com deficiência.

"Nosso propósito de pesquisa era criar algo que pudesse ter utilidade para as pessoas. A ideia já estava protegida como patente no âmbito nacional com o depósito realizado no final de 2019 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Nesse processo de internacionalização, estamos muito felizes por ajudar o IFMT a se tornar a primeira instituição educacional pública de Mato Grosso na abertura desses caminhos", afirma o engenheiro.

O depósito internacional de patente, realizado pela Agência de Inovação Tecnológica do IFMT, assegura proteção da invenção em países dos cinco continentes que são signatários do tratado de cooperação, a exemplo dos Estados Unidos, Cuba, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Indonésia, Nova Zelândia, Israel, Angola, Emirados Árabes, Egito, Japão, Índia, República da Coréia, Turquia e China.

"Essa é a primeira patente internacional registrada pelo IFMT e também a primeira patente de Mato Grosso entre instituições públicas de ensino superior. Um processo e um avanço bastante importante para o nosso IFMT por meio da Agência de Inovação Tecnológica que trabalha no sentido de registro e proteção das nossas propriedades intelectuais e de acompanhar e divulgar o trabalho realizado pelos nossos pesquisadores", comemora a coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica do IFMT, Silvana Santos da Cruz.

Com a proposta de produção em larga escala e disponibilidade do produto no mercado, pesquisador e instituições estão em diálogo com uma empresa especializada e uma das líderes do segmento na produção de metais sanitários no Brasil, para licenciamento da patente.

Educação  Pública

Com 32 anos de profissão, Luiz é egresso da antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, hoje campus do IFMT, onde cursou o ensino médio e retornou, em 2010, após aprovação em concurso público para engenheiro civil. Ele é um dos primeiros servidores do quadro técnico-administrativos da instituição com incentivo à qualificação para doutorado.

Para Luiz, a projeção internacional e conquistas no âmbito da inovação tecnológica é um grande desafio que depende sempre de investimento em educação pública de qualidade, com incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento da ciência.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Fabiano Fernandes de Oliveira Pinto, em 10.07.2020 às 16:08

    Parabéns e sucesso Luizinho!!!

  • por Felipe Karam, em 09.07.2020 às 08:48

    Parabéns pela conquista Luizinho!! Que orgulho ter tido a oportunidade de acompanhar esse processo! Lembro do seu carinho e empolgação sempre que falava do projeto! Inspirador!!

  • por Caio Coelho, em 09.07.2020 às 07:16

    Parabéns Luizinho. Orgulho dessa conquista e de poder ver de perto seu esforço. Você merece.

  • por Eliane Martins Chaccur, em 09.07.2020 às 06:34

    Parabéns! Luizinho, você fez a diferença neste país, tão carente de união e propósitos de bem comum!

  • por Marisol Costa viegas Muniz, em 08.07.2020 às 20:03

    Esse é meu primo! Muito orgulho! Sua invenção beneficiará todos nós! Parabéns Luizinho! Comece a receber agora frutos de sua bela e importante pesquisa! Sucesso!

  • por Caixeta, em 03.07.2020 às 23:21

    Shou top

  • por Luiz Fernando, em 03.07.2020 às 15:49

    Parabéns Luizinho, isso é resultado de muito esforço e dedicação.

  • por LUDIO EDSON DA SILVA CAMPOS, em 03.07.2020 às 15:27

    Parabéns, Luiz! Ficamos felizes com essa realização. O IFMT tem muito trabalho bacana nesse estado e é muito bom ver seu trabalho tendo essa visibilidade.

  • por Rodrigo Brasil, em 03.07.2020 às 12:42

    É isso que gera recurso, cria dinheiro, movimenta o País... a Ciência e a Inovação!!!!

  • por João Bosco, em 03.07.2020 às 11:41

    Parabéns Luizinho! Que Deus continue te abençoando, orientando e capacitando.

Mais comentários
 
Sitevip Internet