Notícias / Saúde

29/06/2020 - 19:10

Presos da Cadeia Pública de Cáceres testam positivo para Covid-19

Por Joner Campos

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 
A direção da Cadeia Pública de Cáceres informou que a unidade prisional tem 13 detentos com Covid-19 e outros 4 com sintomas da doença aguardam a realização de exames.
 
De acordo com João Batista Rodrigues, diretor da Cadeia Pública de Cáceres, os presos estão em isolamento. A Justiça determinou que a direção da unidade soltasse dois presos como medida preventiva para prevenir e evitar o contágio do coronavírus no sistema prisional. Os dois estão em prisão domiciliar, e estão em isolamento de tratamento da doença, ambos com tornozeleira eletrônica.

Os demais que testaram positivo permanecer em isolamento e separados em uma ala em tratamento na unidade, ala de triagem que serve de impedimento, para que não atinjam a massa carcerária. Todos os presos que chegam a Cadeia Pública de Cáceres passar por duas celas de triagem durante os primeiros 20 dias, até irem para as alas internas da unidade.

“Essa ala de triagem recebe os presos recém-chegados da rua, e passam cerca de 20 dias, para então somente adentrar as alas internas da Cadeia Pública, e foi justamente nesse ala de triagem que aconteceram os primeiros casos de covid-19, foi então que isolamento ela imediatamente”, salientou o diretor.

Após a detecção dos casos confirmados via testes rápidos que foram encaminhados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, a direção recebeu os kits de medicamentos para os presos que já demonstravam sintomas da doença, além de materiais de segurança para os servidores da unidade.

Por outro lados familiares afirmam que os presos não estão sendo assistido, e que muitos estão expostos à doença na cadeia. Outra informação é que os servidores da unidade não estariam tendo equipamentos de EPIs suficientes.

Sobre essas informações o diretor da unidade, afirmou serem inverdades, que quanto ao EPIs, todos os servidores têm acesso aos equipamentos, e que não há regramentos dos mesmos. Sobre os presos todos estão em isolamento em virtudes dos primeiros que testaram positivos, todas as normas de seguranças estão sendo adotadas na unidade.

“Cotamos com a ajuda da juíza de Execução Penal de Cáceres, Helícia Vitti Lourenço nessas ações de enfrentamento da pandemia e nesses casos confirmados na unidade prisional. Quero tranquilizar os familiares dos detentos, todas as medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio de mais presos na Cadeia, e que os presos estão sendo tratados por coordenação do médico Dr. André Amaral que acompanha os casos, todos recebem os medicamentos”, afirmou.

O município de Cáceres contabiliza 255 casos confirmados de Covid-19, com 62 casos recuperados, e outras 72 pessoas aguardam os resultados dos exames. No município são 11 óbitos em decorrência da doença e 16 pessoas encontra-se em leitos de hospitais.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet