Notícias / Direto da Fonte

29/06/2020 - 11:45 | Atualizado em 29/06/2020 - 11:57

Nomes

Por Da Redação

Com a quase certa definição da eleição municipal e para senador para os dias 15 de novembro e 20 de dezembro, os partidos que irão disputar as eleições municipais em Cáceres começam a apresentar nomes de eventuais pré-candidatos a prefeito e vice. Na semana passada, o PROS anunciou que pode lançar Enézio Mariano ou Franco Valério para prefeito. Uma ala do PSDB entrou em contato com a Coluna para anunciar que vai propor que Neto Gouveia seja candidato à vice de Eliene Liberato Dias (PSB), na chapa governista. Já o PT, escolheu o nome com maior musculatura política, James Cabral, irmão do deputado estadual Lúdio Cabral. O PTB de Rubens Macedo também tenta impor o nome do ex-vice-prefeito Masato Nakahara como vice de Eliene. A intenção é boa, mas Masato já deu sua contribuição.
 
Mais
 
Nesta semana mais duas legendas devem colocar a cara e apresentar seus pré-candidatos a disputa majoritária. O PSC deve escolher entre os vereadores Valdeníria Dutra Ferreira e José Eduardo Torres. Quero ver qual dos dois que vai ter peito de correr o risco de ficar sem mandato. Já o Solidariedade do deputado federal doutor Leonardo também deve sair da moita. O melhor nome da legenda hoje é do vereador oposicionista Cezare Pastorello. Resta saber se Leonardo não o trairá como fez junto com Sérgio Arruda ao trocar a oposição pela situação e apoiar o grupo do prefeito Francis Maris (PSDB) na eleição passada.
 
Repercussão
 
Dos nomes colocados na semana passada para a disputa majoritária em Cáceres, o que mais repercutiu foi de James Cabral. Como sempre previ aqui neste espeço, ele é um nome leve, porém sofre com a resistência a sigla PT. Tirando isso, baita nome.
 
DEM
 
Com a morte prematura de Adriano Silva, o DEM de Cáceres ficou órfão para as eleições municipais. Sem tempo para construir um nome competitivo, terá que compor na majoritária. A Coluna apurou que a legenda já foi assediada por vários partidos com pré-candidatos com musculatura eleitoral, entre eles o PV de Túlio Fontes e o PSB da vice-prefeita Eliene Liberato Dias. Apurei e percebi que a maior parte do grupo está dividida entre Túlio e Eliene.
 
Bingo
 
Avaliando o movimento da semana passada e os que virão nos próximos dias, antecipo um prognóstico favorável à chapa governista na eleição municipal. De maneira semelhante, só que inversa, como ocorreu como a eleição de deputado estadual, as vaidades politicas vão produzir ao menos cinco candidatos a prefeito em Cáceres. Ao inverso da eleição de estadual em que a enxurrada de candidatos impediu a eleição de um deputado de Cáceres, a enxurrada de candidatos a prefeito vai privilegiar a chapa governista tendo Eliene à frente. Não falo da boca para fora. Os números das sondagens que tive acesso tanto da situação como da oposição, indicam que ela tem 30% da preferencia do eleitor cacerense. Isso comprova que ela arranca, sem gastar nada, com mais de 12 mil votos. Se não polarizar, Eliene será a primeira mulher eleita prefeita de Cáceres.
 
PDT
 
Em fase de preparação para eleição municipal, o PDT de Cáceres finalizou na semana passada a sua lista de pré-candidatos a vereadores visando pleitear junto ao nacional verba do fundo partidário. A surpresa ficou por conta da exigência de pré-candidato a prefeito e a vice. Após consulta interna, o nome do vice-presidente Alexandre Quida foi apresentado com pré-candidato a prefeito e eu fui indicado para ser seu vice. Como sou companheiro e soldado, me dispus a ajudar. Estou fazendo este relato para mostrar minha satisfação como o nível de organização do PDT. Hoje por exemplo, já mandaram o alerta para o prazo final para prestação de contas, que encerra amanhã. Se não tiver com a documentação em dia, estará fora da eleição.
 
Paixão em administrar
 
Este ano vai completar oito anos que faço criticas sistêmicas ao modo de governar do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), que virou político graças a sua fama de pobre bem sucedido. A pandemia do coronavirus confirmou mais uma vez que ele em matéria de gestão política é bom vendedor de motos, carros e touros de raça. Estava na cara que a pandemia iria chegar, que iam faltar leitos, remédios, pessoal e estrutura em geral. Com disse o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo outro dia e o presidente do Sidmed neste domingo, 28, boa parte da culpa pela situação é de gestores como Francis, sem visão humanista social e técnica. Quando não há leitos e sistema de saúde para atender, a logica diz que tem que prever. A pergunta que paira no ar em Cáceres é: Quando Francis vai enxergar isso e começar a entregar o kit covid? Quando não tiver mais caixões nas funerárias da cidade? Ainda bem que só faltam seis meses.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Bia, em 17.07.2020 às 21:03

    Alguém falou Takao aí? Cruz credo... Esse é que não sabe administrar mesmo. Olha para a empresa dele? Morreu junto com o pai dele. É um pau mandado do tal Dimelo.kkkkkkk

  • por tico, em 04.07.2020 às 07:22

    Ao meu ver o melhor nome para comandar o Municipio, e o que venha, respeite os municipes, os servidores municipais, nao onere mais os tributos, e nao faça parte da velha politica que ai esta hj.

  • por Indignada, em 02.07.2020 às 15:26

    Essa vice prefeita precisa tirar o pé do chão e Ir para a luta também, largar de pensar só em política em um momento de Pandemia, aonde o município está um caos em assistência. Dá os pulos vice prefeita...

  • por Joed Luiz, em 30.06.2020 às 17:40

    De fato! A atual administração teve lá seus autos e baixos, mais alto do que baixo, como dizem alguns comentários aqui exposto. E eu concordo também que teve mais alto do que baixo, mas alto somente em dívida, pois a atual administração deixará o triplo da dívida que ele encontrou. Fizerem muitas aquisição desnecessária, e quem suceder a atual administração, não terá caixa para investimento e olha lá até para operacionalizar todo o sistema. O futuro gestor tem que entrar preparado somente para quitar dividas e folha de pagamento dos funcionários, às duras penas. Quem viver verás.

  • por Ana Maria, em 30.06.2020 às 11:36

    O melhor nome de todos os que estão posto a até o momento é o do Neto Gouveia. Pessoa honesta, tem personalidade, respeita as pessoas e seus direitos, competente em tudo que se propõe a fazer. Espero que seja o candidato a PREFEITO e não a vice. Tem amor a nossa cidade e acho que será um Prefeito que não será comandado pelo atual. Tomara que aceite ser o nosso Prefeito.

  • por Vilma vieira, em 30.06.2020 às 09:57

    Pastorelo e Franco Valério é nomes bons só que estarei com o japonês lá takao nakamoto por não ter linhagem da velha política.

  • por luan, em 30.06.2020 às 08:44

    Se realmente a chapa Eliene-Neto for pra frente, a eleição está ganha. Eliene é política, tem carisma, tem nossa cara e nosso jeito, sabe ouvir e tem suas habilidades, agradando parte da população. Neto também tem seu carisma, mas principalmente, tem dinheiro, e agrada o empresariado cacerense. A gestão teve seus altos e baixos, contudo, é inegável que foram muito mais altos que baixos. E esse será o trunfo da campanha: águas do pantanal, de longe a melhor gestão da água e coleta de lixo de Cáceres procedimentos administrativos e operacionais da prefeitura modernos e ágeis financeiro organizado previcáceres de vento em polpa construção de creches, entrega dos títulos do reurb, etc. Se prometerem estruturação da rede saúde municipal, implementação dos projetos do plano de mobilidade urbana, e reforma das escolas, estarão eleitos.

  • por joao, em 30.06.2020 às 08:08

    Francis pode ter seus Problemas e Seu EGO maior! Mais não podemos tirar seu mérito de que melhorou 300% a prefeitura não tenha duvida! Comprou maquinários, colocou energia solar, paga em dia a folha salarial, acabou com os esquemas de Desvio de combustível e peças , exonerou alguns que não trabalhavam etc. Como qualquer pessoa não é perfeito agora o problema é quem vai substituir ele, como citaram NETO GOUVEIA seria um bom nome, É empresário , conhece a cidade e o povo, é do sindicato rural etc. Cáceres precisa de pessoas novas na politica e principalmente trocar todos vereadores.

  • por Tato Giraldelli, em 30.06.2020 às 07:54

    Eliene o melhor nome para Cáceres.

  • por Paulo leal, em 29.06.2020 às 20:50

    Chico Bento qual é seu sonho? Prefeitura quebrada? Desvio de combustível e peças ? Superfaturamento de serviços e bens? Decretos falsos para aumento de salário? Saquear a prefeitura em benefício próprio e dos seus? É o que Mansueto disse: ninguém é perfeito, mas o que o Francis fez já está na história.

Mais comentários
 
Sitevip Internet