Notícias / Cidade

25/06/2020 - 13:44

Filho critica prefeitura de Cáceres por não conseguir vaga na UTI para a mãe

Por Jornal Oeste em colaboração com FOLHA 5

Thiago Henrique da Silva, entrou em contato com o Jornal Oeste e FOLHA 5 e criticou a forma com que a prefeitura e a secretária municipal de saúde, Silvana Maria de Souza tem conduzido a pasta em meio à pandemia.

"Minha mãe deu entrada no PAM [Pronto de Atendimento Médico] no domingo(21), no dia 22 recebeu o diagnóstico de corona virus. Ela estava ofegante e respirava com ajuda de oxigênio. Foi solicitado a regulação para um leito clínico, que não conseguimos; na terça-feira(23) ela piorou, precisava de uma UTI", conta o filho da paciente Mariza de Jesus Silva.

O filho conta que apesar da gravidade, a prefeitura não viabilizou uma UTI nem para sua mãe e nem para um idoso que veio à falecer na madrugada desta quinta(25).

"Mesmo os boletins epidemiológicos do estado mostrando que em Cuiabá havia leito de uti disponível,  a prefeitura de Cáceres não foi capaz de conseguir um leito nem para minha mãe e nem para o senhor que morreu, o senhor estava muito mais grave que ela", denuncia.

Na corrida para salvar a vida, Thiago conta que teve que recorrer à Defensoria Pública para que Mariza fosse transferida para Cuiabá.

'Só foi possivel conseguir um leito através da assessoria da Defensoria Pública.  Na noite de ontem[quarta, 24] saiu uma liminar para que minha mãe fosse transferida para a uti em Cuiabá. Infelizmente o senhorzinho ficou e veio a falecer no PAM", relata.

Ainda no Pronto de Atendimento Médico em Cáceres, o filho de Mariza relata como foi a estadia dela e medicação.

"Durante o período que minha mãe ficou no PAM, por duas vezes tivemos que comprar medicamentos para ela: ivermectina, azitromicina e atak clav.

Thiago contou sobre o descaso que o prefeito e a secretária municipal de saúde, Silvana Maria de Souza está ainda à frente a pasta devido sua inabilidade em cuidar da pasta em meio à pandemia.

'A secretária de saude se mostra ineficiente para resolver os problemas de saúde no município.  O prefeito municipal se mostra insensível ao sofrimento da população. Eu acho que ela deveria renunciar ao cargo", finaliza.

Apesar do apuro de Thiago e Mariza que tem 55 anos, e é obesa, hipertensa e diabética, a paciente enviou um aúdio quando chegou ao Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá e foi medicada, está estável e se encontra em cuidados médicos.


Outro lado

A redação do Jornal Oeste entrou em contato com a secretária municipal de saúde, Silvana Maria de Souza e ela que foi citada na matéria pediu para que a redação entrasse em contato com a coordenação do PAM. Que até agora não retornou as nossas mensagens.



 
Sitevip Internet