Notícias / Saúde

24/06/2020 - 11:34

Secretário diz que foi erro não distribuir kit covit

Por Jessica Bachega

Mayke Toscano

 (Crédito: Mayke Toscano)
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, admitiu que o Brasil errou no começo da pandemia, em março, quando orientou a população a buscar atendimento em só em casos graves da covid-19. Durante entrevista coletiva on-line na manhã desta quarta-feira (24), o gestor afirmou que o caos está instalado e não há previsão para que esse cenário melhore. Ele também falou sobre elaborar um “kit covid” para tratar a doença e descartou a possibilidade decretar lockdown em todo o estado.
 
Durante live na página do governo do Estado, o secretário afirmou que a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado estava em 87% na terça-feira (23), mas que esse número já deve ter ultrapassado os 90% nesta quarta-feira.

Ressaltou ainda que o Brasil errou ao recomendar que as pessoas buscassem atendimento só em estado grave. “Hoje reconhecemos isso. Pois as pessoas já chegam às unidades em quadro acentuado e precisam de UTI, nem ficam na enfermaria. O que deveria ser o último suspiro, a última instância de atendimento, se tornou a primeira. A saúde está colapsada e sem perspectiva de melhorar”.

Hoje há 600 vagas de enfermaria disponíveis em Mato Grosso e menos de 30 leitos de UTI para a população. Ele ainda destaca deficiência na atenção primária em atender aos pacientes que chegam com sintomas de covid-19. Há locais em que faltam medicamentos, mesmo as prefeituras tendo recebido repasses substanciais para aquisição e insumos.

O secretário pontua que está em andamento a implantação de 100 leitos de UTI no estado, no entanto, o processo tramita na velocidade necessária para amenizar o casos vividos atualmente. Afirma que a criação esbarra em itens como a falta de pessoal, dificuldade na compra e instalação de equipamentos e também compra de medicamento, que já começaram a faltar.

Ainda nesta quarta-feira o Estado fará uma compra emergencial de medicamentos a serem distribuídos na atenção básica de algumas cidades que não conseguiram adquirir os remédios. Ainda explica que o apelidado “kit covid”, com conjunto de medicações para tratar a doença de forma precoce.

“Eu nunca disse que era contra o Kit covid. O que eu não concordo é em fazer um pacotinho e distribuir indiscriminadamente para as pessoas. Se houver receita médica, acredito que ele pode ser entregue sim para tratar as pessoas de forma precoce, ainda na atenção básica e impedir que cheguem à UTI”, explica. O governador Mauro Mendes (DEM) já sinalizou favorável ao kit e Várzea Grande começou a distribuir a medicação essa semana.
 
Lockdown em todo o Estado

Após decisão judicial que mandou fechar todo o comércio não essencial em Cuiabá e Várzea Grande, a prefeita Lucimar Campos (DEM) já disse que irá cumprir e suspender funcionamento na quinta-feira (25). Já Emanuel Pinheiro (MDB) é resistente a decisão e quer que a decisão atinja todo o estado.

Ele argumenta que cidades em que não é fechado o comércio, há maior contaminação pelo coronavírus e esses pacientes são trazidos para a capital, sobrecarregando os hospitais.

Figueiredo é contra a ampliação da decisão, pois as cidades têm realidades diferentes. Ele explica as medidas : “você tem 5 filhos e um deles está com febre, você vai dar analgésico para todos eles: Não vai”.
Ele ainda criticou a postura do gestor “então só vou fazer algo se todos fizerem?”.

“Tem prefeito que fala que não precisa fechar, que isso é medida extrema, que as coisas estão sob controle. O que precisa acontecer então? 90% das UTI’ estão ocupadas”, afirma.

O gestor pontua que está havendo dificuldade na regulação de pacientes para a UTI, por isso há fila de espera mesmo com poucas unidades ainda abertas. Quem decide quem vai para a UTI é o médico regulador. Não sei números, mas há fila de espera”, pontua.

Hoje Mato Grosso tem 35% de taxa de isolamento, o que é muito baixo para conter a disseminação do novo coronavírus.

O estado tem 11.017 casos confirmados de covid-19 e 423 motes pela doença.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 25.06.2020 às 07:41

    Os governantes deveriam liberar gratuitamente para a população remédios para se fazer profilaxia na população, Prevenção é a maneira que outros municípios e outros países estão fazendo para combater o covid-19.

  • por Bugre, em 24.06.2020 às 19:14

    Dr. Leonardo falou que era pra tomar o kit covid no começo da doença. Aí teve um monte de gente criticando. Cadê vcs agora?!

  • por Chico Bento, em 24.06.2020 às 19:04

    Esse EMANUEL PINHEIRO é o LADRÃO mais BEM SOLTO DO ESTADO ! NÃO SEI COMO ESSE CARA AINDA ESTÁ EM LIBERDADE, MAS É CLARO, ELE TEM FORO ! ESSA NOJENTA DESSA POLÍTICA SÓ PRODUZ BANDIDOS EM MASSA ! É UMA VERGONHA, UM CARA DESSES AINDA ESTAR ATÉ VIVO, DIGO ISSO PORQUE ESSA PANDEMIA DEVERIA PEGAR UNS 300 POLÍTICOS DESSES PAIS E SUMIR COM ELES, BANDO DE SAFADOS !

  • por Galdencio, em 24.06.2020 às 14:54

    Qual o medicamentos que vem nesse kit? De mão a palmatória bando de FDPs. Secretário medíocre. È tão canalha como todos os politicos do Estado.

  • por Mandieta, em 24.06.2020 às 13:23

    Esse é da turma da lacração . Foi na corda do Mandeta. O tempo todo falando mal do Presidente. Agora que lotou tudo vem falar de kit Esperar passar isso e Mauro botar ele p correr. #bolsonarotemrazao

  • por realista, em 24.06.2020 às 13:13

    Turminha Pró-Mandeta agora vendo que o "fique em casa" não era tão eficiente assim. Essa briga política vai longe e o povo vai continuar sofrendo.

  • por celso, em 24.06.2020 às 12:11

    Simples errar e se desculpar. E as viúvas e viúvos e órfãos?

 
Sitevip Internet