Notícias / Cidade

22/06/2020 - 10:44

'O culpado é o povo que não se cuida', afirma Francis após decretar lockdown

Por Wesley Santiago

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O prefeito de Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá), Francis Maris, explicou que o “povo” foi o culpado pelo decreto de lockdown (fechamento total) na cidade, que teve início nesta segunda-feira (22).

Segundo ele, as pessoas não querem saber de se cuidar. Além disto, pontuou que está preparado para receber as críticas, mas acredita estar tomando a melhor decisão.


'Criticar todo criticam. Dizem que vai quebrar os empresários, que todos morrerão de fome. Mas não tem outro meio. O culpado disto acontecer é o povo que não se cuida. Principalmente dentro dos bairros, onde temos a recorrente aglomeração de várias pessoas', explicou ao Olhar Direto.
 
Ainda conforme o prefeito, “as pessoas não querem nem saber. Infelizmente, não estão nem aí, mesmo com este tanto de morte. Chegaram a dizer que era tudo invenção, que as pessoas só iriam morrer se Jesus permitisse. As pessoas não entendem que é preciso se cuidar”.
 
A Prefeitura de Cáceres (220 km de Cuiabá), que inicialmente havia cogitado um “lockdown conjunto” com as demais cidades da região Oeste do Estado, definiu na noite desta sexta-feira (19) adotar a medida isoladamente já a partir desta segunda-feira. Pelo decreto, fica proibida a circulação de qualquer pessoa no território do Município até o dia 29 de junho, com exceção apenas daqueles que precisam atender às atividades essenciais definidas no documento.
 
O decreto nº 339 classifica como atividade essencial os estabelecimentos hospitalares, as clínicas veterinárias, clínicas odontológicas e clínicas médicas em regime de emergência. Farmácias, laboratórios, funerárias e serviços de segurança pública e privada também poderão funcionar.
 
Postos de combustíveis deverão atender exclusivamente para abastecimento. Também são permitidas atividades inerentes à circulação de pessoas, como a rodoviária e serviços de táxi e de aplicativos.
 
Poderão funcionar, ainda, os supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos e distribuidoras de gás e água. Também categoriza serviço essencial advogados no exercício da profissão, serviço de assistência social.
 
Serviços de entrega domiciliar de alimentos e mercadorias na modalidade delivery, desde que estejam devidamente identificados, poderão circular até às 22h.
 
De acordo com o decreto, também está proibida toda e qualquer reunião, pública ou privada, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem, independente do número de pessoas.

Comentários

inserir comentário
21 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 25.06.2020 às 08:02

    O prefeito e vereadores e outros políticos deveriam aparecer nos bairros para distribuir sacolão pois muitas famílias estão passando necessidades.

  • por Tibúrcio pantanal, em 23.06.2020 às 23:01

    O prefeito tem que fazer um decreto mais rígido e fechar tudo por 15 dias...

  • por Luis Maciel, em 23.06.2020 às 14:10

    Depois desse elogio do Pacu ,só falta o elogio do Dá silva pra engrossar o caldo. Aí vc percebe que tem gestor em situação pior que seus eleitores. Se esse pacu me elogiar eu fico de quarentena um ano ... Não abro nem a janela com medo da morte.

  • por ZAYRA, em 23.06.2020 às 12:30

    O PREFEITO TEM RAZÃO EU CONCORDO COM ELE O CULPADO É O POVO

  • por João Carlos kurtz, em 23.06.2020 às 09:23

    Gostaria de saber como irão funcionar os ditos serviços essenciais, postos , táxis, deliverys e outros, se ninguém pode andar nas ruas. Eu não vou estranhar nada, visto que no meu bairro, fundos do aeroporto velho, nem carteiro chega, somente os funcionários da Energisa e da Águas do pantanal pra verificar o consumo e já entregar a conta, além da coleta do lixo 2 vezes por semana. Ah! Raramente aparece algum político, mesmo em época de eleição. A população é rarefeita e os votos são escassos. Não vale a pena.

  • por Alberto, em 22.06.2020 às 18:47

    Concordo com o prefeito nesse aspecto. O povo é o grande culpado dessa proliferação do vírus. Quantas festinhas e churrasquinho foram feitos em plena pandemia. Além do vírus, temos um péssimo presidente que ignorou por completo o problema, incentivando os seus mais fanáticos seguidores aí descumprimento das medidas de segurança

  • por Sheriff, em 22.06.2020 às 18:24

    Luiz Mário Cardoso (PACÚ) Avimaria! Quem é vc para criticar comentário de alguém ! Vc tem algum ESPELHO NA SUA CASA? Se não entendeu a pergunta que eu fiz, oque eu tô falando posso DESENHAR !!!

  • por izabel, em 22.06.2020 às 17:11

    GENTE NÓS SOMOS OS FISCAIS! ATÉ QUANDO VAMOS FICAR ISOLADO ENQUANTO OUTROS VAGABUNDEIAM PELAS RUAS.

  • por A voz da verdade, em 22.06.2020 às 16:59

    A resposta disso tudo virá nas urnas. E nem adianta ficarem pedindo apoio político dos empresários! E a quem defende esse prefeito mequetrefe, tira a venda dos olhos. As verbas estão aí, não foi aplicado nada em Cáceres. Pra quem acredita que esse Lockdown vai acabar em 10 dias, estão enganados. Esperem pra ver! Só vai voltar hora que a teta secar. E a população precisa fiscalizar os recursos e ao verem irregularidades, fazer a denúncia, colocar a PF pra investigar e prender quem desvia os recursos ou superfatura os produtos emergênciais.

  • por Luiz mario cardozo, em 22.06.2020 às 16:17

    Prefeito, tem de fechar tudo com exceção : supermercados, farmácias e borracharias e fazer igual la em Rondonópolis até bebida alcóolicas estão proibidas de serem comercializadas, agora o que tem de comentaristas de plantão que só comenta abobrinha é brincadeira! Acontece prefeito que o sr, é admistrador e não político e Cáceres não estava preparada para esse tipo de administração que o sr muito bem o conduz eu como cacerense nato nunca vi uma administração igual a sua.

Mais comentários
 
Sitevip Internet