Notícias / Cidade

15/06/2020 - 08:02 | Atualizado em 15/06/2020 - 08:07

Quatro Marcos comemora hoje 53 anos de fundação nesta segunda-feira

Por Ferreira Júnior

Popular Online

 (Crédito: Popular Online)
O município de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá) completa hoje, segundafeira (15/06), seus 53 anos de fundação.

A área que compõe o território quatromarquense foi satélite de Vila Bela da Santíssima Trindade, nos tempos da capitania de Mato Grosso. 

O movimento colonizador moderno teve início por meio de legislação especial, a partir de 1946. Quem agiu na região ao norte de Cáceres, de modo intenso, foi a Comissão de Planejamento de Produção. O movimento na região de São José dos Quatro Marcos teve início como um desdobramento de atividades colonizadoras na região.

Foram fincados quatro marcos (sinal de demarcação) para balizarem os lotes rurais. As ruas abertas no alinhamento dos quatro marcos foram mais tarde denominadas Avenidas São Paulo e Bahia. Esses quatro marcos se prestaram para se denominar o povoado e depois o município. A denominação São José adveio do protetor escolhido pela população.

Em busca de terras boas para plantio foram chegando famílias de São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul e diversas outras regiões dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Em menor proporção, os nordestinos. Os primeiros produtos da terra foram: café, arroz, feijão, milho e arroz.

Em 1968 concluiu-se a primeira estrada para Mirassol D’Oeste, facilitando o escoamento da produção de São José dos Quatro Marcos. Além da produção própria, provinda de afinco no trabalho do campo, a região toda crescia, favorecendo o crescimento conjunto.

A Lei nº 3.934, de 4 de outubro de 1977, criou o distrito de São José dos Quatro Marcos. A Lei Estadual nº 4.154, de 14 de dezembro de 1979, criou o município, com a denominação simplificada para Quatro Marcos. A população interveio e exigiu o nome completo, São José dos Quatro Marcos, conseguindo o objetivo através da Lei nº 4637, de 10 de janeiro de 1984.

Gratidão a Deus, por este dia 15 de junho, todos nós quatromarquenses comemorarmos mais um ano de nossa querida e amada cidade,São José dos Quatro Marcos. Não poderíamos deixar de parabenizar a todos os munícipes; povo guerreiro, honesto, trabalhador,solidário e o mais importante temente a Deus" disse o prefeito Ronaldo Floreanos dos Santos.

Floreano observou que muitos nasceram em Quatro Marcos, outros chegaram e permaneceram. "Por isso, não medem esforços,quando se fala em coletividade e solidariedade em busca do bem estar comum. E com orgulho de sermos quatromarquenses, que deixamos nossa mensagem de agradecimento à todos. Pois aniversário de uma cidade é muito mais que um marco na vida de cada cidadão ,é sem dúvida uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar escrevendo nossa história", disse.

Parabéns São José dos Quatro Marcos, pelos 53 anos de existência .

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet