Notícias / Politica

12/06/2020 - 10:50

Prefeito de Cáceres sugere ao TRE que votação seja realizada via aplicativo de celular

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)

Sem uma perspectiva clara de quando a epidemia do novo coronavirus irá perder força e quais os desdobramentos futuros, aumenta a cada dia as preocupações e incertezas sobre as eleições municipais de 2020. Várias sugestões são encaminhadas a Justiça Eleitoral, principalmente, sobre mudanças de datas e até prorrogação do mandato de prefeitos e vereadores. A do prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, no entanto, chama atenção.

Em um ofício enviado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) desembargador Gilberto Giraldelli, Francis sugere que, para evitar aglomerações, o contato e o distanciamento, entre as pessoas, principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), no sentido de conter a propagação do coronavirus, a votação poderia ser realizada, no mês de outubro mesmo, através de aplicativo de celular.

O prefeito argumenta que “o celular tornou-se uma ferramenta tecnológica de acesso democrático, com modelos para todas as classes sociais, compatíveis com todos os níveis do poder aquisitivo da população”. E, que “o sistema eleitoral de computação de votos em urna eletrônica, mostrou-se do decorrer dos anos, oneroso ao Estado, impulsionando o país a estudar um sistema alternativo, ainda mais eficaz de votação”.

Salienta que, a ideia não é nova. “A instituição de modalidade de votação, através de celular/internet, já vem sendo adotada em outros países, principalmente, podendo citar o Condado de King, nos Estados Unidos”. E, que, além disso, “o TSE já compila notáveis avanços nesse campo, como, por exemplo, o aplicativo E-título, que permite que os eleitores acessem via digital do titulo de eleitor, por meio de smartphones e tablets”

No entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, a realização do pleito em 4 de outubro, como o programado. é uma possibilidade cada vez mais distante. O próprio presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirmou que o órgão está se preparando para realizar as eleições na data marcada. Porém, ressaltou que “a imprevisibilidade é a marca deste momento”. E, avalia inúmeras propostas que chegam, diariamente, ao tribunal.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Chico Bento, em 14.06.2020 às 11:13

    E outra, como assim votar por aplicativo ? Será que o Francis acha que a população esqueceu em 2012 aquele APAGÃO MISTERIOSO, onde ele perdia a eleição para o DR LEONARDO e 15 minutos após, ao retornar a LUZ, ele havia virado a eleição !!! Aquela foi jogada de mestre, imagina agora VOTAÇÃO POR APLICATIVO, meio DIGITAL, onde ROBÔS podem ser usados... kkkk só o FRANCIS PRA PROPOR ISSO !

  • por Cícero cabeleireiro, em 12.06.2020 às 23:07

    Qualquer coisa tirando os vereadores e dando oportunidade a pessoas novas porque o povo caserense, merece coisa melhor.

  • por tico, em 12.06.2020 às 16:45

    Prorrogar jamais nao merecemos continuar com vereadores que nada fazem bem como com prefeitos, isso nao so aqui mas no pais todo

  • por Marionely viegas, em 12.06.2020 às 16:02

    Digno de debil.mental com uma proposta dessakkkkkkk vai estudar coxinha de que adianta a riqueza se a ignorãncia é a mesma

  • por CIdadão, em 12.06.2020 às 13:40

    Se um dos princípios é o sigilo da proposta para evitar que vereadores oportunistas comprem voto e possam ter um meio de pedir a comprovação, que grave, uma foto, Prefeito com cabeça de empresário totalmente sem noção ainda.

  • por O povo, em 12.06.2020 às 12:40

    Na minha opinião o TSE deveria prorrogar o mandato de prefeito e vereadores até 2022 só assim nós teremos uma única eleição que seria geral

 
Sitevip Internet