Notícias / Mundo

10/06/2020 - 14:12

A história da origem da maquiagem: do Egito até a figura de Cleópatra

Por Colaboração

A maquiagem faz parte da rotina diária de várias pessoas, principalmente de artistas e profissionais ligados à indústria da moda. Entretanto, a tradição de pintar o rosto é mais antiga do que se imagina. Foi algo que começou no Egito, em períodos antigos, e que apenas evoluiu com o passar dos séculos. Grandes personagens da humanidade, como a rainha Cleópatra, fazem parte dessa história pouco contada para as pessoas.

Comprar maquiagem é uma coisa básica, principalmente no universo feminino. Não é por acaso que existem diferentes marcas disponíveis no mercado, como, por exemplo, O Boticário, que desde 2014 voltou a ter lojas em Cáceres. Entretanto, as pessoas que compram diariamente esses produtos não costumam conhecer a origem deles. No caso da maquiagem, todas as evidências encontradas até os dias atuais apontam que ela provavelmente surgiu no Antigo Egito, ou seja, em uma época e em uma sociedade que datam de 3.000 a.C., quando o mundo era completamente diferente do que é hoje.

Entretanto, antes disso, alguns povos aborígenes já utilizavam produtos para pintar e proteger a pele, mas era algo distante do que conhecemos como a maquiagem dos dias atuais.


Foram os egípcios que transformaram o hábito de pintar o rosto em uma tradição estética. A revista Superinteressante conta que esse povo começou a utilizar diferentes produtos para colocar no rosto, fosse com objetivo estético ou de saúde. Um dos pigmentos mais famosos é o khol, uma espécie de pó preto usado para proteger os olhos do sol e também de insetos. Ele é utilizado até os dias atuais nas sombras para os olhos. Outros produtos que também eram usados naquele período são a cera de abelha e a vaselina, ainda presentes nas nossas maquiagens modernas.

Assim, podemos afirmar que mesmo que as pinturas faciais tenham sido originadas das práticas dos povos primitivos, foram os egípcios que criaram o hábito de usar maquiagem da forma como conhecemos. A ideia do culto à beleza, seja para o homem ou para a mulher, nasceu justamente com os egípcios. Por isso mesmo, Cleópatra, personagem histórica relacionada à civilização egípcia, é uma figura tão importante quando o assunto é o cuidado estético com o rosto e com a imagem perante os outros.


A força cultural de Cleópatra
A rainha Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Ela foi líder de um
Egito já enfraquecido e que enfrentava diversos problemas para se estabelecer entre as forças gregas e romanas, como conta o artigo da National Geographic. A figura dela foi fundamental para o jogo político do país, mas ela também é lembrada pelas maquiagens que usava e que a transformaram em uma figura associada à beleza, artifício fundamental para seduzir dois líderes rivais da época: Júlio César e Marco Antônio.

Não é coincidência que a figura da rainha do Egito seja forte até os dias atuais, servindo de inspiração para o nosso imaginário cultural. Basta fazer uma busca em qualquer grande biblioteca que será possível encontrar diferentes conteúdos escritos e inspirados em Cleópatra. O livro Vida e ÉPoca de Cleópatra, do autor italiano Carlo Maria Franzero, é um dos escritos mais importantes já produzidos e pode servir como exemplo.

No âmbito do cinema isso não é diferente, visto que a histórica personagem já foi retratada em diferentes produções. A mais famosa delas foi o filme
Cleópatra, produzido em 1963 e que teve a atriz Elizabeth Taylor como a responsável por dar vida à rainha do Egito. Curiosamente, o filme foi uma adaptação do supracitado livro de Carlo Maria Franzero. A supremacia da rainha, entretanto, não ficou no passado, pois até os dias atuais ela continua sendo protagonista e inspirando diferentes setores.
A indústria da moda, por exemplo, nunca abandonou a imagem e o nome da rainha do Antigo Egito. A marca britânica Sleek Make Up possui uma paleta de iluminador chamada O Beijo de Cleópatra. Na indústria do entretenimento, além dos filmes e livros baseados na sua figura, Cleópatra está presente também no mundo dos jogos, como podemos ver no site de caça níquel online da Betway Casino, que disponibiliza um caça-níquel temático que usa a imagem da famosa personagem histórica como forma de representar o Antigo Egito. A rainha também foi usada como personagem pela produtora de jogos eletrônicos Ubisoft. Ela está na história de Assassin's Creed: Origins, lançado em 2017 e que se passa na era antiga.

Cleópatra e a maquiagem
Essa imagem forte ajudou a transformar Cleópatra em uma espécie de “mãe” da maquiagem. A antiga rainha do Egito sempre foi exaltada por sua inteligência e beleza, e uma das formas utilizadas por ela para se manter bela e chamar a atenção foi o uso de maquiagens. Curiosamente, algumas das técnicas que ela utilizou ainda são reproduzidas nos dias atuais e se somam ao legado das grandes heranças deixadas pelo continente africano, que, além de ter dado à luz uma das mulheres mais importantes da nossa história, é
muito estudado em termos de colonização e identidades negras.
 
 
Diante disso, é justo afirmar que Cleópatra foi a responsável pela expansão da cultura da maquiagem, algo que trouxe benefícios não apenas para o lado estético, mas também para a saúde. Conforme mencionado, Cleópatra usava maquiagem para se proteger do sol, algo que descobrimos ser altamente eficaz contra a incidência direta dos raios ultravioleta na pele, o que pode causar algumas doenças. As maquiagens costumam contar com protetores contra raios UVB e UVA, principais vilões desses problemas.
A história da maquiagem é longa e passou por muitas mudanças. São mais de 5 mil anos desde o seu surgimento no Egito até os dias atuais. Nós contamos aqui apenas um pequeno pedaço dessa descoberta, para que mais pessoas possam aprender um pouco sobre a origem desses produtos e compreender como ele está relacionado com a força política e cultural que Cleópatra e o povo egípcio tinham no passado e ainda têm nos dias atuais, sendo fonte de inspiração constante. Uma herança que nós carregamos no rosto até os dias de hoje.
 

Vídeo Relacionado

 
Sitevip Internet