Notícias / Politica

10/06/2020 - 10:31

Prefeito alerta sobre colapso na saúde e esquece de falar quem deveria cuidar da saúde pública no município

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, gravou e divulgou nessa segunda-feira (08/06), um vídeo alertando a população sobre o desenrolar de pandemia do Coronavírus em Mato Grosso e o significativo aumento de casos na cidade. Em sua mensagem alarmista e desesperançada, o representante do executivo esquece-se de mencionar quem deveria cuidar da saúde pública em Cáceres, como também não menciona como foram empregados os quase R$ 500 mil encaminhados pelo Governo Federal para ações de combate à Covid-19.

O vídeo mostra um total despreparo para enfrentamento de uma crise tão séria e dramática. Usando um EPI de forma inadequada, o prefeito de Cáceres pediu à população que “rezasse”, pois não existem mais vagas para atendimento para portadores de Covid.

“O Secretário de Saúde nos disse que o sistema de saúde de Mato Grosso entrou em colapso. Nós não temos leitos de UIT, está lotado. E as nossas enfermarias foram suspensas. Portanto, meu amigo, se você pagar hoje o Coronavírus não tem aonde ser internado para receber um tratamento. Você vai ter que ficar em casa e pedir a Deus que te proteja. Pense nisto”, disse Francis Maris.

Apesar da tentativa frustrada de alertar e conscientizar a população, o prefeito não explica porque, frente a tal situação, não adota medidas mais severas para amenizar o avanço da doença, deixando para a própria população e para Deus a missão de cuidar da saúde pública.

Desde o primeiro Decreto do Governo do Estado (Decreto 407/2020, de 16/03), de medidas de contenção a propagação da Civid-19, já se passaram quase três meses, e o Prefeito Municipal não criou um gabinete para gestão de crise e tem embasado seus atos oficias e ações em achismos e amadorismos, sem nenhuma base científica.

Vale lembrar que, apesar de ter recebido cerca de R$ 500 mil do Governo Federal, não conseguiu aparelhar os postos de saúde para atender a população. (Acesse informações do Fundo Nacional de Saúde aqui: https://consultafns.saude.gov.br/#/consolidada).

 Somado a isso, Francis Mares propagou a distribuição de medicamento sem eficácia comprovada e flexibilizou as regras de distanciamento social, autorizando a abertura de igrejas e comércio sem qualquer tipo de apoio aos micro e pequenos empresários. Muito pelo contrário, ressaltou todo tempo a possibilidade de punição aos pequenos comerciantes. 

‘Realmente Sr. Prefeito vamos pensar nisto, como você sugeriu, e pedir a Deus que nos proteja de Governantes despreparados e que não prezam pela vida e segurança dos cidadãos’, desabafou um leitor nas redes sociais.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 12.06.2020 às 09:46

    O brasileiro achou que com a entrada deste atual presidente Bolsonaro iria acabar com a corrupção no Brasil, mas oque está ocorrendo é o contrário, agora que a roubalheira está deslanchando com força e a justiça não pode mais investigar pois o presidente está com o poder na mão e não deixa ninguém investigar, e por isso o Moro saiu fora para não se envolver com essa bandidagem.

  • por Paulo Renato, em 10.06.2020 às 21:19

    Desde quando na história recente da saúde pública brasileira teve UTI disponível. Isso só mostra o desvio e roubalheira do dinheiro público com copa do mundo e olimpíadas .. e atualmente com novas roubalheira na compras de respiradores. Onde foi usado o recurso recebido pelo ministério da saúde?

  • por Edenio S. F. da Silva, em 10.06.2020 às 17:02

    De acordo com OMS o mais importante para dificultar essa "gripizinha" é o isolamento social, isto é, fechar todo comércio não essencial a começar por lojas que vendem motos.

  • por Silva, em 10.06.2020 às 14:04

    Nunca vai ter uti suficiente com a contaminação subindo, está errado o jornalista, pois oms já tinha dito isto.

  • por Jota, em 10.06.2020 às 13:31

    Além do prefeito, e o que tem feito os vereadores nessa situação? Kd as bases políticas de cada um? Não tem contatos com os deputados? É preciso querer!!!

  • por Paulo Renato, em 10.06.2020 às 12:17

    A incompetência e o populismo é irmã siamesa da morte. Ainda bem que está no fim seu mandato.

  • por Silva, em 10.06.2020 às 12:11

    Tudo bem que as ações do município estão bem mal, mas a população de Caceres, pelo amor de Deus hein! Senhores pais, como que deixam seus filhos amontoados nas praças, quadras, e casas de amigos na cidade toda e em todos os horários? Já não basta os adultos que precisam trabalhar, pagar contas, ir ao banco. Será que não percebem que eles levarão a doença para casa e contaminarao outras pessoas? Não adianta lavar as mãos ou tomar banho, se ele estiver infectado, já era, mesmo sem sintomas. CUIDEM DE SEUS FILHOS, implore para que fique em casa, todos estamos dando uma parcela de contribuição, e jovens não são diferentes, eles também precisam contribuir, precisam respeitar mais ou serão responsabilizados por matar seus entes queridos. Irresponsabilidade pura, que infelizmente só saberão oque é quando for tarde demais. E isso não é culpa do prefeito não.

  • por Joelma, em 10.06.2020 às 11:14

    Que bom que os Prefeitos não têm nenhuma responsabilidade sobre o combate e tratamento da COVID-19. Esses Prefeitos que estão trabalhando arduamente devem estar completamente errados. Pra que limitar comércio? Para que atuar buscando mais leitos de enfermaria ou UTI? Para que baixar decretos impedindo aglomerações, reuniões? Deixa rolar, depois é só botar a culpa no Governador e na população. Afinal, o Município não tem nenhuma competência em nenhuma ação de prevenção, né? Todas aquelas que vemos Brasil afora devem estar erradas. Quem não tem Sírio Libanês que reze!

  • por Jose, em 10.06.2020 às 11:03

    Prefeito demagogo, pois quem tem que agir é ele é até agora pouco fez, só fica com BLA, BLA ,BLA, em vez de correr atrás de leito de UTI para a cidade.

 
Sitevip Internet