Notícias / Saúde

08/06/2020 - 17:27

Cáceres ganha unidade móvel para 'capar' cães e gatos de rua

Por Jornal Oeste

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Dois anos depois de fazer compromisso, Cáceres finalmente concretizou a compra do Castramóvel, uma unidade móvel para castração de cães e gatos de rua. O recurso é de uma emenda do ex-deputado federal Ezequiel Fonseca.

O Veículo é equipado com centro cirúrgico, com aparelhos necessários para as cirurgias e com uma estrutura que se converte em tendas para cadastrar e atender os beneficiários. O castramóvel é dividido em sala de tricotomia (onde os animais são preparados para o procedimento), sala de antissepsia (uma espécie de lavabo cirúrgico) e centro cirúrgico, com capacidade para atender até dois animais simultaneamente.

Em Cáceres, segundo dados da Vigilância Sanitária, existe uma população canina estimada em 21.000 animais, sendo que aproximadamente 2.000 são de cães sem domicílio. Somam-se a estes últimos, cães semi-domiciliados, que passam parte do dia soltos nas ruas.

Trata-se de uma situação bastante preocupante uma vez que o município não dispõe de um Centro de Controle de Zoonoses, órgão responsável pelas campanhas de controle populacional de cães e gatos em vários municípios brasileiros. Além disso, em levantamentos realizados pela Vigilância Sanitária, aproximadamente 5% dos cães da área urbana de Cáceres são portadores da Leishmaniose, uma grave doença que pode ser transmitida para os seres humanos.
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Andrade, em 09.06.2020 às 15:28

    Castrar e soltar o bicho na rua ? E melhor matar logo, porque ao castrar tem que ter cuidados com curativos e remédios. Porque nao investiu em um centro para retirar esses animais da rua fazendo o tratamento e tentando que alguem os adote. Esse tipo de serviço não vai resolver os problemas dos animais. So irá causar mais sofrimentos a eles, após a cirurgia abandonados e sem curativos. Pobres animais.

  • por jose, em 08.06.2020 às 21:35

    Parabéns a prefeitura pela aquisição, isso vai ajudar e muito a diminuir a população de cães e gatos na rua, que em nossa cidade é uma epidemia.

 
Sitevip Internet