Notícias / Educação

08/06/2020 - 16:41

Jovem diz que alguns EAD’s de faculdades presenciais afastam jovens desestimulando o estudo

Por Raissa Layza

https://noveen.com.br/

 (Crédito: https://noveen.com.br/)
Com as incertezas de quando retornam as atividades educacionais paralisadas por causa da pandemia, muitos alunos tiveram que se adaptar a nova rotina das aulas online. Muitos desses estudantes sentem falta da interatividade que uma aula ao vivo traz. Como explica o estudante do último ano de publicidade, Antoniel Pontes. 

“No começo, assim como a maioria dos que conheço, eu deixei um pouco de lado porque era tudo imprevisível e novo, depois com mais informações eu fui tentando adaptar, criando horário e rotina pra tudo de pelo menos duas horas para conseguir acompanhar o calendário;”, explica ele em entrevista ao Noveen.

Antoniel revela que não gosta do ensino online descrito por ensino a distância (EAD) porque limita a interatividade.  O ensino à distância te limita muito porque nunca tem alguém em prontidão para te explicar ou esclarecer alguma dúvida que surgir. Na sala de aula, você tem a interação e diferentes visões do mesmo assunto”. Mesmo com todo aparato ofertado pelas faculdades para o estudo, o estudante pontua que:

“Optar por um ensino à distância sem dar suporte ou sem ter aula presencial, ao meu ver afasta ainda mais o jovem do foco da faculdade: que é o de capacitar e interações interpessoais e trocar experiências e pontos de vista é uma coisa que o EAD ainda não inventou, que é o de aprender o conhecimento científico e com essas informações e trocas de pontos de vista, como o meu curso de humanas exige é uma coisa que o EAD ainda não inventou”.  

Comentários

inserir comentário
29 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por LAURIENE DANIEL SEVERIANO, em 10.06.2020 às 07:13

    Olá a todos! Eu concordo com o que Antoniel Pontes expôs. Sou aluna do modelo de ensino semi-presencial e conheço muitas pessoas que deixaram a faculdade EAD por não se adaptarem. As pessoas podem simplesmente não se adaptarem, o que não é um crime. Está tudo bem se fazer faculdade já é difícil e despende tanta energia, imagine para um adolescente em casa? Adolescente geralmente gosta e necessita sair, interagir! Não sabemos de alguns já se adaptaram. Na época que eu fui vestibulanda, nem o Descomplica me atraia e me prendia tanto o quanto outras pessoas. Sem dúvidas! A questão é a adaptação! Nem todos se adaptam. Nem todos tem um ambiente favorável para concentração, eu não possuo, não tenho total privacidade nos estudos. É necessário que entendam que o verdadeiro tema é: ADAPTAÇÃO E CONDIÇÕES IDEAIS PARA QUALIDADE DE ESTUDO.

  • por Cleo, em 09.06.2020 às 21:28

    Há ótimas Universidades, e Faculdades de referência com notas 4 e 5 no MEC, que são EAD, quanto a qualidade, creio que para alguns curso é importante a interação e aulas práticas, como área de Medicina, odontologia, dentre outras relacionada a medicina. E a outros cursos que necessitem da aula presencial, mas quanto a qualidade, digo que é indiferente, já vi amigos meus reclarem da Universidade pública, que por vezes nem aparece professores para dar aulas, eu mesmo estudei em Universidade privada, e vi muitos colegas com dificuldades e outros nem aí pra estudar. Acredito que EAD, nos temos que correr atrás e se dedicar. Quanto a qualidade tenho amigas que passaram em concursos, e estudaram em EAD, e outras da publica e privada presencial, não passaram, então não há que questionar o conteúdo e aprendizagem.

  • por BGS, em 09.06.2020 às 21:09

    Então, ocorre que o EaD tem uma história que já passou por 5 formatos. Acontece que hoje algumas faculdades ainda estão na 4 geração do EaD. Onde o ensino é preciso está atendo pois não há uma interação inteligente como já existe na 5 geração. O que seria 5 geração EaD? Seria uma interação flexível e inteligente e isso se dá com plataforma de exercícios onde a correção é automatica. De modo que o aluno ao fazer exercícios de fixação das materias e assim ver o que acertou ou errou. Algumas faculdade apenas disponibilizada as apostilas, pede entrega de trabalhos, demora a responder dúvidas dos alunos. As plataformas desorganizadas causa mesmo desinteresse dos alunos. De outro lado o analfabetismo digital dificulta o manuseio de algumas ferramentas da informatica.

  • por alex, em 09.06.2020 às 19:33

    Tenho estudado e lido muito mais livros (completos e de ótima qualidade acadêmica) e textos adicionais no EaD, do que na presencial. E eu posso falar, pq faço paralelamente a mesma formação, em um EaD e numa federal. Na federal, tem professores que passam a matéria através de slides mal escritos, com letrinhas miúdas, sendo impossível copiar, e não dá tempo de copiar pq passam para o slide seguinte, além de não compartilharem para proteger a sua "propriedade intelectual".

  • por MÁRCIO PINTO REIS, em 09.06.2020 às 16:55

    O ensino EAD é antes de tudo uma predisposição do aluno em acessar essa modalidade,eu faço parte deste método que é amplo e tem inúmeras fontes de aprendizados além da teleaula. Tem um artigo sobre esse tema no meu blog: culturaonlinecommerce.blospot.com

  • por Alexandre Lipski Gonçalves, em 09.06.2020 às 16:48

    Se encararmos somente os benefícios, claramente o ensino presencial é melhor. Há muito mais recursos e atenção. O aluno é paparicado e cercado de incentivos. Seria uma maravilha se todos pudessem se formar numa grande faculdade, com festas e celebrações, mas a realidade não é assim. Após a formatura há um mercado de trabalho disputado e os boletos não param de chegar. Por isso, não critico quem busca "somente" um diploma, nem todo mundo tem tempo para festa ou padrinho que descole aquela vaga maneira. Muitos tem que jogar com as carta que vieram à mão, isto é, batalhar por uma boa vaga. Alunos EAD, não se deixem intimidar por esses privilegiados que podem passar quatro ou mais anos na pura introspecção. Busquem o seu lugar ao sol. A vida não é uma festa, não para todos. Se atingidos os fins, que importam os meios! O conhecimento não prejudica nenhum de seus detentores. Aquilo que você SABE permanece, ajuda e empondera. Novamente, alunos de EAD, não sejam intimidados por gente folgada que quer tudo neste mundo, menos um concorrente.

  • por Volmir Figueiredo Pais, em 09.06.2020 às 16:44

    Na minha opinião nada substitui um professor e o contato pessoal com os colegas da Universidade. Isso faz parte do crescimento e amadurecimento pessoal e profissional do graduando. Eu, por duas vezes tentei fazer uma pós graduação EAD, mas desisti, pois minhas expectativas não se realizaram. É um ensino engessado, limitado, os fóruns não substituem os seminários e debates em sala de aula. Além disso, a impressão que me deixou é que as instituições, que são consideradas as melhores no ramo, em que estudei são apenas um caça níquel. Atrai centenas de milhares de alunos com preços atrativos, porém, com um método de ensino massificado, sem levar em conta as especificidades de um aluno ou de uma turma, isso só sendo possível no ensino presencial. Concluindo, não indico para ninguém ensino EAD, por vários fatores: baixa qualidade do ensino nada substitui o ensino em sala de aula o mercado não valoriza graduados oriundos dessa modalidade. Se alguém não concorda, liberdade de expressão é isso. Ainda bem que ainda temos ela no Brasil.

  • por Alyson, em 09.06.2020 às 16:08

    O EAD é péssimo para quem vai às aulas para paquerar, tomar uma cervejinha ou fumar um baseado com os amigos. Sou formado em faculdade presencial e 10 anos depois decidi fazer outra graduação em História, desta vez no EAD. Nunca estudei tanto. É muito mais puxado que o estudo presencial. Você é obrigado a assistir todas as aulas, tem de ler todos os livros e não tem como se encostar nos colegas para fazer trabalho em grupo, pois tudo é individual. Entenderam a rejeição ao EAD do aluno desta matéria? Existem canais para tirar dúvidas com tutores e professores sim, diferente do diz essa matéria. O problema é que muitos alunos são imediatistas, não aceitam fazer uma pergunta agora e serem respondidos 5 horas depois.

  • por Anderson, em 09.06.2020 às 15:50

    Já fiz duas graduações: Sistemas de Informação (presencial) e Matemática (EAD). E to fazendo duas especialização no EAD(Engenharia de Software e Metodologia do ensino a matemática). Eu te garanto q o EAD é tão bom qto o presencial, e outro detalhe, o EAD tem q ter disciplina, pq tem prazos curtos para realizar as atividades. Enfim, hj eu prefiro EAD q as aulas presenciais.

  • por Éder Dutra, em 09.06.2020 às 15:41

    Para terminar com essa conversa, peguem os concursos públicos e olhem quais estudantes estão nas listas de aprovados. Vejam, quais foram presenciais e quais E A D, essa porcaria é só para enganar trouxas, não tem valor nenhum. E A D, é forma de universidade caça-níquel encher o bolso.

Mais comentários
 
Sitevip Internet