Notícias / Direto da Fonte

08/06/2020 - 15:39 | Atualizado em 23/06/2020 - 09:13

Quadro

Por Da Redação

A prematura morte de Adriano Silva (DEM) mudou o quadro político para prefeito em Cáceres. Ele, Túlio Fontes (PV) e a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) polarizavam as sondagens para prefeito feitas pelo governo do Estado e pela Assembleia Legislativa. Com as eleições praticamente definidas para o final do ano, por causa do coronavírus, e se não aparecer um ‘tiririca’ até lá, a tendência que a disputa seja polarizada entre Eliene e Túlio. Isso deve acontecer porque os nomes novos não decolaram. Associado a isso, eles não conseguiram agregar apoio político e principalmente, não têm dinheiro para bancar uma campanha milionária, já que além dos custos com propaganda, eles também teriam que bancar as despesas dos aliados. A cidade toda sabe que os dois nomes que reúnem a capacidade politica de obter apoio e dinheiro, são justamente Túlio e Eliene. Há uns quinze dias, Adriano falou com o governador Mauro Mendes (DEM), sobre sua pré-candidatura, já que ele teria que deixar o cargo na Fapemat no último dia 4. Com números de uma pesquisa em mão, o governador o surpreendeu ao afirmar que o melhor caminho, tanto político como financeiro em Cáceres, seria uma composição. Ele infelizmente não está aqui para confirmar isso, mas Adriano não deixaria o governo no dia 4, já que não recebeu garantias financeiras para bancar uma campanha. Consultou-me sobre isso, e eu o aconselhei a recuar e fazer o que o governador sugeriu. Ele já tinha conversado com Túlio sobre isso e foi procurado também pelo deputado Maxi Russi (PSB), que o propôs uma composição e apoio para assumir uma Secretaria de Estado. Além disso, Adriano também receberia apoio para disputa de estadual em 2022. Só para atestar o que estou dizendo, o PDT de Cáceres também foi formalmente convidado a apoiar o projeto de Eliene. E como não sou cacique, estou levando a proposta a todos os filiados. Como eu não sou candidato a nada, vou acatar a decisão da maioria. Não vou dar aula ao Túlio e a Eliene, mas eles precisam tirar o pé do chão e partir para buscar alianças e apoios. A pré-campanha já está em andamento.
 
Desagregadores
 
Nesse contexto de buscar alianças, os dois precisam de humildade e não podem fazer promessas que não conseguirão cumprir. No caso especifico de Eliene, ela precisa urgente chamar o pessoal do seu partido para que não se repita o que Kishi fez outro dia na radio. Tem que ciscar para dentro. E ela também precisa ficar longe do ‘sitiante’. Além de desagregador é maquiavélico. Vide o coitado do Paulo Donizete.
 
Kishi
 
Para quem não ouviu a entrevista, segue o relato. Na sexta-feira, 5, o ex-vereador, ex-secretário e ex-secretário Wilson Kishi (PSB) deu uma entrevista ao jornalista Luizmar Faquini e explicou detalhadamente qual foi a razão para o PTB propor a redução no número de vereadores na Câmara. Kishi sempre viveu de política, sabe e já fez de tudo na política, conhece todo jogo sujo, então, fala com propriedade. A proposta é para garantir a reeleição de Rubens Macedo, Walter Zacarkim e os quatro que correram para entrar nessa barca, Wagner Barone, Elias Pereira, Dênis Maciel e Creude Castrillon. Se mantiver os 15, eles não têm os 23 candidatos para disputar. Então, tem que reduzir para 11, para poder sufocar a renovação.
 
À tona
 
O vereador Wagner Barone (PTB), também em entrevista ao Faquini, admitiu a ‘rachadinha’, dizendo que antes de contratar o assessor que denunciou o esquema, pagava pelos serviços prestados pela Tânia. Depois que contratou o assessor, esse passou a pagar Tânia com o seu salário. Inclusive, Barone afirma que ‘ela prestou o serviço e tem que receber por isso’. Se entregou, já que admitiu que Tânia recebia o dinheiro do Assessor para trabalhar para ele. E ainda aproveitou para atacar toda a imprensa cacerense.
 
Inútil
 
Com funcionamento suspenso nesta semana, a Câmara de Cáceres vai mostrar que não faz falta. Não aceitaram votar o projeto de resolução para derrubar o decreto do prefeito que suspendeu o pagamento de servidores interinos. Os autores, Zé Eduardo Torres (PSC), Valdeníria Dutra (PSC), Rosinei Neves (PSC) e Cézare Pastorello (SD), entraram com uma ação na justiça para derrubar o decreto, via Ação de Inconstitucionalidade. Se vingar, vai mostrar que enquanto a Câmara for um puxadinho da prefeitura, não serve para nada.
 
Eu avisei
 
Nem tomou posse, o jeito Júnior Trindade de ser já toma conta da Autarquia. Há dias frequentando a Autarquia junto com o pré-candidato Paulo Donizete (PSDB), já conseguiu emplaca uma licitação para comprar cinco câmeras e filmadoras profissionais, que com os assessórios beiram os 30 mil reais. Claro que a campanha do Paulo tem que ser feita em cima das obras que devem ficar bem registradas. O foco agora é mostrar o que foi feito e torrar os R$ 8 milhões que têm em caixa nos próximos meses.
 
Vocês não sabiam né
 
Se Paulo Donizete é o candidato do PSDB a prefeito, porque o prefeito Francis Maris, convidou Luiz Landim do PV de Túlio Fontes para ser candidato à vice de Eliene Liberato Dias (PSB).

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Leal, em 10.06.2020 às 09:40

    Quem pretende a volta de Túlio são os servidores que não querem trabalhar. São as pessoas que utilizaram da prefeitura para proveito próprio. Teve trator com carreta e tudo que sumiu da prefeitura. São alguns que superfaturavam combustível e por aí vai..... Como já disseram nos comentários a população mal paga o IPTU, mas quer exigir tudo a que tem direito. Eliene, é a continuação da boa administração aliada uma postura mais voltada ao social, portanto, acho que devemos apostar nela para uma Cáceres melhor. Bom dia e fiquem todos com Deus.

  • por Marionely viegas, em 10.06.2020 às 06:50

    Concordo com Maria Angela: coisas estranhas rodam a Prefeitura de Caceres e, como se nao bastasse, colocam o tal do Engomadinho para tomar conta de uma bela grana É o mesmo que colicar cachorro para to.ar conta de linguiça!!!!kkkkkk

  • por Arison, em 09.06.2020 às 16:55

    Será a campanha da volta a tapera e ao atraso ou continuar a atual administração. O povo de Cáceres, como sente saudade de tudo, até do atraso e do sofrimento, pode ser que queira o Tulio de volta. Bom, as diferenças são nítidas e a imagem da prefeitura durante a gestão Tulio ainda está na mente. Porém, Eliene fazia parte dessa administração, não sei se tem cacife para continuar a colocar Cáceres nos eixos, ...vai voltar tudo de novo, sucateamento da máquina municipal , servidores indo bater ponto e voltar pra casa ou passear na Cidade, rodas de fofoca nos corredores d prefeitura é caderno ATA para marcar consultas e exames. Cáceres não pode esperar mais, somos a sexta população do estado e no próximo censo já seremos ultrapassados por Sorriso e Lucas do Rio Verde, somos vergonhosamente o 14 ° pib de Mato Grosso e uma das mais pobres. Nossos bairros ainda estão muitos deles sem asfalto , e a malha urbana segue expandindo sem nenhum planejamento...acordo povo vamos parar de saudosismos e reclamar de pagar imposto, aqui a maioria da população não paga nem o IPTU, quer tudo de graça...

  • por Joed Luiz, em 09.06.2020 às 14:53

    Como discutir projeto, sr Orlandir? Se há mais de 30 anos o país nunca teve um projeto de desenvolvimento nacional. E neste Atual sistema político, o sr sabe muito bem que o projeto é irrelevante, pois o atual sistema exige nome, pois o sistema político atual sempre impôs uma política de circunstância e não de projeto. Se não fosse assim nenhum dos ex mandatários do País não teriam sido eleitos.

  • por tico, em 09.06.2020 às 14:32

    Bom, espero que o futuro Alcaide, oe um pouco mais para a Cidade pois a mesma necessita de cuidados tipo conservação de malha asfaltica, investimento em melhores infra estrutura, melhoria na sinalização de transito dentre outras. Entao "alea jacta est." para nos simples mortais e que Deus ilumine a cabeça dos eleitores e dos futuros eleitos.

  • por Orlandir Cavalcante, em 09.06.2020 às 12:26

    Bem... eu sempre disse ... EM CÁCERES SE DISCUTE NOMES E NÃO PROJETOS... dá no que dá... Estamos na rabeira de tudo.... um grotão de pobreza, ostracismo politico e loucos querendo se aparecer...

  • por Ana Maria, em 09.06.2020 às 12:16

    Nunca na história de Cáceres um prefeito com um diretor cobrou tão caro pela água. Aumento absurdo dos valores da tarifas e serviços e o produto Água não chega na maioria das casas, como a gente vê muitas pessoas reclamando.

  • por Fatinha, em 09.06.2020 às 11:08

    Só lembrando a população cacerense dos absurdos cobrados em nossa água, para não querer esse Paulo Donizete na prefeitura, Livrai´nos ó Pai, Améééééémmmmmmmmmm

  • por CAXIRI, em 09.06.2020 às 08:18

    QUERO VER SE O ENGOMADINO VAI TER VERGONHA DE NÃO MANDAR SOMENTE AR NAS TUBULAÇÕES PARA A POPULAÇÃO, POIS ESSA GESTÃO DO DONIZETE SÓ FEZ ISSO, E O RELÓGIO RODA NUMA VELOCIDADE ENORME COM AR E A POPULAÇÃO AINDA TEM QUE PAGAR ESSA ROUBALHEIRA. VAMOS DENUNCIAR POPULAÇÃO AO MP, ISSO É UM ABSURDO. EU MESMO PRESENCIEI ESSE FATO NO REGISTRO DA MINHA CASA. AGORA VOU GRAVAR ESSA MALANDRAGEM E APRESENTAR AO MP. ISSO NÃO PODE ACONTECER TEMOS QUE PAGAR SOMENTE O QUE CONSUMIR.

  • por Chico Bento, em 09.06.2020 às 05:37

    O MP DEVE FICAR DE OLHO NESTA ADMINISTRAÇÃO DO TESTA DE FERRO DO FRANCIS, O JUNIOR NÃO ADMINISTRAVA BEM NEM QUANDO TINHA UMA EMPRESINHA DE AGUA MINERAL, IMAGINA CUIDAR DE UMA PASTA DE 20 MILHÕES DE REAIS... OS VEREADORES DE CÁCERES DEVEM SER RESPONSABILIZADOS CASO O ENGOMADINHO FAÇA MERDA ! MINISTÉRIO PUBLICO TEM QUE CUIDAR DESTA CRIANÇA COM ESTE BRINQUEDINHO QUE FABRICA DINHEIRO !

Mais comentários
 
Sitevip Internet