Notícias / Educação

08/06/2020 - 11:34

IFMT Cáceres doa hortaliças e leite para unidades de acolhimento e famílias de baixa renda do município

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Famílias de baixa renda de Cáceres, unidades de acolhimento institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social e pessoas idosas do Lar Servas de Maria são atendidas com a doação da produção de leite e hortaliças do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo.
 
A instituição destina o leite para o Lar dos Idosos desde o mês de março quando tomadas as medidas de isolamento social e suspensão das atividades presenciais no campus. Para ajudar na alimentação de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, o IFMT disponibiliza para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cáceres a doação de hortaliças produzidas nas unidades educativas de produção do campus. Até a última semana, já foram entregues em média 600 maços com variedades de produtos como couve, cebolinha, agrião e alface.

 "Nesse período de pandemia, nossos estudantes não estão no campus, mas mantemos nossas unidades educativas de produção funcionando como atividade essencial com a destinação dos produtos para as pessoas que mais sofrem os efeitos dessa crise", explica o coordenador-geral de Produção do campus, professor Luciano Recart Romano.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Cáceres responsável pelo transporte e logística para a distribuição das hortaliças e pelos critérios de definição das famílias atendidas dentro da política de assistência social do município.

"Na última década, a família tornou-se o elemento central da intervenção das políticas de assistência social. Os desafios enfrentados pela população, principalmente os financeiros, refletem cada vez mais na desigualdade social. E dentre os nossos desafios de política social, está em unir forças para lutar por formas dignas de inclusão social para o conjunto da população cacerense", afirma a secretária municipal de Assistência Social, Eliane Batista.

Para a secretária, o esforço conjunto entre as instituições é fundamental e toma maiores dimensões, nesse momento, no propósito de enfrentamento às vulnerabilidades sociais agravados pela pandemia Covid-19.

"A percepção quanto à importância do trabalho em rede, mais do que permitir ações integradas, favorece maiores possibilidades de alcance às famílias em situação de vulnerabilidades, se tornando uma estratégia efetiva e de resultados concretos", afirma Eliane.

De acordo com a secretária, a partir da parceria com o IFMT já foi possível atender 45 famílias, bem como unidades de acolhimento institucional, para crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua.

O IFMT atendeu também, na última semana, a campanha do coletivo 'Mulheres Solidárias', coordenada por egressas do campus do curso Formação Inicial e Continuada de Derivados do Leite - Programa Teresa de Benguela com entrega de hortaliças para 28 famílias do bairro Vila Real.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet