Notícias / Cidade

03/06/2020 - 07:30

Soldados envolvidos em acidente podem ser excluídos do Exército, afirma coronel

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Os soldados envolvidos no acidente que destruiu o veiculo e parcialmente uma casa na Avenida dos Bandeirantes, bairro Santos Dumont, deixando duas garotas, menores de idade, feridas, estão presos e podem ser excluídos à bem da disciplina do Exército. A afirmação é do coronel Ricardo Vieira Coelho, do Comando de Fronteira de Jauru, antigo 2º Batalhão de Fronteira.

“Eles já estão presos no batalhão à disposição da Justiça” afirmou o oficial assinalando que será instaurado um procedimento disciplinar militar para apurar o caso. “São jovens de 19 anos. Mas, nada justifica o que fizeram. Inicialmente serão punidos. E, caso o procedimento militar conclua que eles cometeram crimes podem ser excluídos à bem da disciplina do Exército”.

O procedimento disciplinar a que se refere o coronel Vieira já foi instaurado pelo comando. A comissão disciplinar terá prazo de 8 dias para concluí-lo. Só após o resultado desse trabalho e que se saberá o grau de punição aos acusados.

O acidente no qual envolveram três soldados do Comando de Fronteira Jauru ocorreu na noite de segunda-feira (1/6). Na tentativa de escapar da polícia militar, conduzindo um HB-20 branco, placas OBD – 1502, os soldados colidiram, destruindo parcialmente uma casa.

A situação é desfavorável aos militares. Consta no Boletim de Ocorrência confeccionado pela Polícia Militar, que além de não portar habilitação, havia no interior do veículo, algumas latas de cerveja. E, ainda duas garotas, supostamente, menores de idade. Sem contar que eles, desobedeceram a ordem de parada orientada pela guarnição policial, resultando em perseguição.

Com o impacto da colisão, peças do carro, ficaram espalhadas pelo chão. A bateria foi arremessada há 5 metros do local. Feridas, as garotas foram socorridas pela guarnição do Corpo de Bombeiros que as conduziram para o Hospital Regional. Os militares foram submetidos a exames médicos no batalhão.

Policiais militares que atenderam a ocorrência, conforme os familiares, informaram que a perseguição começou na Avenida 7 de Setembro. Os soldados estariam conduzindo o veículo com os faróis apagados. A polícia diz que, ao sinalizarem para que parassem, eles saíram em alta velocidade. E, em dado momento perderam a direção vindo a chocar com a casa.

Proprietário do imóvel, o comerciante, Alexandre dos Santos e Silva, diz que foi um “momento de horror” vivido pela família.
 
“Eu havia acabado de chegar. Quanto escutei o estrondo sai do quarto e vi a frente da minha casa destruída. Foi um momento de horror” conta lembrando que ainda foi atingido por estilhaços do vidro da porta. Alexandre diz que, sua filha que, nesta terça-feira, completa um ano, renasceu. “A minha filha renasceu. Ela estava no berço e uma parede caiu junto dela. Foi um milagre”.

O comerciante ainda não avaliou o valor da reconstrução da parte da casa destruída. Mas, afirma que irá responsabilizar os militares pelo prejuízo.
 
Meu filho estava na hora errada e no lugar errado, diz mãe de soldado que dirigia o veículo envolvido no acidente
 
A comerciante Alessandra Ribeiro do Prado, mãe de um dos soldados do Exército que se envolveu no acidente que destruiu totalmente o veículo HB-20 e, parcialmente, uma casa na Avenida dos Bandeirantes, bairro Santos Dumont, diz que o seu filho é um jovem direito e que “estava na hora errada e no lugar”.
 
“Não que eu esteja passando a mão na cabeça dele. Meu filho não estava bêbado, meu filho é um jovem direito. Ele só estava na hora errada e no lugar errado” garante. Alessandra é mãe do soldado que dirigia o carro. O acidente envolvendo três soldados ocorreu na noite de segunda-feira por volta das 22h.
 
Na tentativa de escapar da Polícia Militar, os soldados colidiram, destruindo parcialmente a casa. Consta no Boletim de Ocorrência, que além de o condutor do veículo não portar habilitação, havia no interior do veículo, carne e algumas latas de cerveja. O que sugere que estivessem fazendo uma festa.
 
E, ainda duas garotas, supostamente, menor de idade. Sem contar que eles, desobedeceram a ordem de parada do veículo, orientada pela guarnição policial, resultando em perseguição e o acidente. As duas garotas feridas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional, pelo Corpo de Bombeiros.
 
“No meu entendimento foi uma fatalidade” diz Alessandra contando que, os soldados estariam indo a uma confraternização. “Havia saído dinheiro do quartel e eles se reuniram para fazer uma confraternização entre os colegas. Meu filho saiu para buscar uma garota que era namorada de um colega dele”.
 
Diz que, ele havia tomado apenas uma lata de cerveja até porque, segundo ela, ele estava restabelecendo de uma doença.
 
“Ele ficou internado no mês passado com um problema nos rins. Tomou apenas uma latinha de cerveja. Foi uma fatalidade” afirma assegurando que “ele não parou o carro porque ficou com medo e se apavorou não ter habilitação” diz confessando que “eu errei por ter dado chave do carro a ele”.
 
A comerciante reafirma que seu filho é um rapaz direito que nunca fez nada de grave que pudesse comprometer sua idoneidade. “Ele é um rapaz direito. Mas, agora ele vai ter que pagar pelo erro que praticou” diz assinalando que está procurando as famílias das garotas que saíram feridas do acidente para ajudar no que for necessário.

Alessandra Prado afirma que, além da comoção com a “fatalidade” a família também terá prejuízos financeiros porque o veiculo não estava no seguro.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gh, em 03.06.2020 às 19:01

    Existe muitos irresponsáveis como esses. Uma pessoa que entrega uma chave de um veículo, para alguém que não é credenciado, é irresponsável duas vezes. Não venha com essa de fatalidade. Imaginem o susto que esse família que tiveram a casa parcialmente destruída, passaram. Tem que ser punidos no mais alto grau, expulsão.

  • por Maria, em 03.06.2020 às 15:52

    Essa de estar no local errado e na hora errada não colo . O mínimo que ele poderia fazer era parar o carro e enfrentar as consequências dos seus atos não sair correndo igual a bandido visto que ele era um minino bom. O coronel tem que tomar uma atitude com esses 3 e com o restante que estavam participando dessa confraternização mostrar pra esses jovens sem um pingo de responsabilidade que o quartel não é lugar para moleque e sim para homens que onrra as calças que veste.

  • por Expedito M., em 03.06.2020 às 15:44

    Mais triste ainda é essa mãe tentando dizer que foi uma fatalidade, que seu filho estava no lugar errado e na hora errada e depois ao longo da matéria dizer que ele bebeu apenas "uma latinha" pelo amor de Deus, por isso que o mundo esta como esta, estão deixando o "poste, mijar no cachorro" tá tudo errado! que sirva de exemplo para os 3x irresponsáveis, em período de isolamento indo pra festa? Me desculpe a sinceridade, mais são maiores de idade e terão que ser responsabilizados civil e criminalmente.

  • por Jlcacerense, em 03.06.2020 às 14:44

    Meu Deus!! A mãe quis consertar o mal feito e ficou pior, primeiro dar a chave do veículo a uma pessoa sem estar habilitada para dirigir e pelo jeito não sabia nem onde ligar os faróis, segundo estamos num período de isolamento social e ela diz que o filho estava se recuperando de uma enfermidade, pelo jeito não estava muito preocupada nem com ele nem com outras pessoas. Ótima mãe essa.

  • por fabio, em 03.06.2020 às 13:17

    Em pleno isolamento social, pessoal aglomerando para fazer confraternização??? Onde está a responsabilidade social e a preocupação com a saúde da coletividade desses cidadãos?? Me desculpa, mas a frase estava no local errado e na hora errada penso que não se aplica, pois o ocorrido aconteceu por pura irresponsabilidade, inclusive de quem entregou a chave de um veículo para alguém que não tem permissão para dirigir. Simples assim RTFATINHA (CONCORDO)

  • por O servidor, em 03.06.2020 às 13:04

    Excluir seria o correto na minha opinião não o exército tem condição de aplicar a punição sem dispensar os conscritos da feleira militar..

  • por Luizão, em 03.06.2020 às 12:52

    IPOCRESIA!!!!

  • por Maria, em 03.06.2020 às 12:09

    Gente, menas criticas. Acredito que somos seres humanos e estamos passivos de erro. Em vez de críticar, ore pelas pessoas envolvida e pela nossa nação. Graças a Deus foi somente bens materiais. Acredito que não temos o direito de julgar o próximo, único perfeito é Deus.

  • por jose, em 03.06.2020 às 11:38

    Cara, mãe é cega mesma, como que o filho estava em lugar errado e hora errado, sendo que ele que estava dirigindo o carro, tá tudo errado, primeiro por que não está podendo fazer festa, segundo o cara não é habilitado, terceiro bebeu e ainda a mãe vê que o filho não esta errado, é pra acaba.

  • por Mumu, em 03.06.2020 às 10:53

    Que coisa triste que coisa lamentável que coisa feia militares que era para estar dando exemplo estão se portando como verdadeiros marginais onde já se viu militar correndo de militar e digo mais já era para ter sido excluído da força isso mancha a nossa bandeira Inclusive a farda Verde Oliva Ninguém é perfeito mas os militares tem que dar exemplo inclusive se forem recrutas isso não justifica

Mais comentários
 
Sitevip Internet