Notícias / Politica

01/06/2020 - 16:07 | Atualizado em 01/06/2020 - 16:10

Insatisfeitos representantes de partidos políticos fazem movimentação de protesto na Câmara e Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Filiados de partidos políticos, pré-candidatos e representantes de entidades realizam na noite desta segunda-feira, uma manifestam de protesto na Câmara Municipal. O ato reúne representantes de 10 partidos – Pros, Republicanos, DEM, MDB, PV, PRTB, PDT, Podemos, Solidariedade e PT -, insatisfeitos com algumas decisões tomadas pelos vereadores.

“Temos que protestar. Temos que expor os nossos descontentamentos com decisões equivocadas tomadas por alguns vereadores” enfatiza o empresário e pré-candidato Franco Valério, um dos organizadores do movimento acrescentando que “não podemos ficar assistindo de braços cruzados o caos reinar em nosso município”.

A insatisfação com decisões equivocadas por alguns vereadores vem de há muito tempo. Porém, a gota d’água, conforme Valério é a apresentação do projeto de emenda parlamentar que reduz o número de vereadores de 15 para 11 previsto para ser votado na sessão plenária desta segunda-feira.

“A Câmara é tida como a casa do povo. Mas, hoje as pessoas não vão lá devido aos inúmeros fatos desfavoráveis ao povo. Aumento de tributos, denúncias de rachadinha, ofensas pessoais, brigas e dai por diante” diz afirmando que, o movimento será pacífico e respeitando as leis, evitando aglomerações, conforme determina as normas das OMS, no perído da pandemia do novo coronavirus. Leia nota do PROS abaixo:

NOTA
 
Partido Republicano da Ordem Social – PROS, por meio de sua executiva municipal, vêm a público MANIFESTAR SEU REPÚDIO E INSATISFAÇÃO pelo modo que se deu a condução da proposta que visa FERIR A REPRESENTATIVIDADE dos munícipes cacerenses, em decorrência da redução de cadeiras junto ao legislativo municipal. Visivelmente usurpando de justificativas de ação em prol do combate à Pandemia decorrente da COVID-19 instalada e ocultando os verdadeiros interesses na condução dessa proposta que visa reduzir a representatividade dos munícipes, onde não fora apresentado números que justifiquem tal atentado democrático e sem apresentar ainda qualquer resultado obtido no acompanhamento das ações do executivo para combater a propagação da COVID-19, nem o quantitativo de equipamentos e testes adquiridos para atender. O PAPEL DO LEGISLATIVO ENTRE OUTROS, É ASSEGURAR NÃO SÓ QUE HAJA ORÇAMENTO, MAS QUE SEJA EXECUTADO DE MANEIRA A ATENDER A POPULAÇÃO QUE TEM ALI OS SEUS REPRESENTANTES. Ademais, essa proposta de redução de vereadores não implicará redução de gastos. Por quê? Considerando o art. 29-A, I, da Constituição Federal, o executivo municipal deve repassar 7% da arrecadação do município ao legislativo. Dessa forma, mesmo havendo a redução de 15 para 11 vagas no legislativo municipal, o valor do repasse não altera. Então, não haverá economia.

AQUI, É IMPERIOSO RESSALTAR QUE A REPRESENTATIVIDADE MUNICIPAL JÁ SANGRA, VEZ QUE CÁCERES COMPORTA 17 CADEIRAS NO LEGISLATIVO MUNICIPAL, E HÁ TEMPOS VEM TRABALHANDO COM NUMERO DE REPRESENTANTES INFERIOR AO PERMITIDO LEGAL.

HÁ QUEM INTERESSA MENOS CABEÇAS PARA INVESTIGAR? Levando em consideração a extensão territorial de Cáceres (distritos, zona rural e assentamentos) de 24.398,399 km², é maior que a cidade de São Paulo! Acreditamos que pela a extensão do município e pela complexidade de acompanhar e fiscalizar as ações e políticas públicas em Cáceres, o número de 15 vereadores, representa boa parte dos segmentos da sociedade cacerense.

AQUI FRISAMOS QUE COMO O PERCENTUAL ORÇAMENTÁRIO É FIXO, MANTENDO 11, 15 OU 17, O ORÇAMENTO DESTINADO SERÁ O MESMO, VOLTAMOS A PERGUNTAR: ENTÃO, A QUEM INTERESSA MENOS FISCAIS DE POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS?

Assim, tem-se que o objetivo dessa proposta é apenas REDUZIR A REPRESENTATIVIDADE dos segmentos da sociedade, com um viés claro de dificultar a renovação do legislativo no próximo pleito eleitoral.

A autonomia do legislativo, encontra restrição, no princípio da representatividade, de modo que o número de vereadores não pode ser diminuído em relação à população do município, sob pena de ser corrigido pelo Poder Judiciário, que prontamente será provocado.

Executiva Municipal do PROS
Cáceres-MT, 01 de junho de 2020.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 02.06.2020 às 07:22

    Franco Valério de novo com a mesma conversinha em ano de eleição! Nunca ganha nada, ninguém gosta dele, vive esquecido na sociedade mais ano de politica ele aparece..kkkkkkk Pode por 50 cadeiras que ele nao se elege.

  • por Bn, em 01.06.2020 às 17:17

    Na verdade esses vereadores estão servindo como cabide de empregos. Enquanto muitos passam necessidades eles não vvem o povo, somente na hora de pedir votos. Tem uns antigos dentro dessa camara que deveria estar fora a muito tempo.

 
Sitevip Internet