Notícias / Cidade

31/05/2020 - 07:28

Exército e PF apreendem 13 dragas em garimpo ilegal em Pontes e Lacerda

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O COMANDO DE FRONTEIRA JAURU/66º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO integrante do COMANDO CONJUNTO BARÃO DE MELGAÇO (CCj BM) e a Polícia Federal apresentaram neste sábado (30) resultado da operação contra o garimpo ilegal localizado dentro da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda-MT (450 quilômetros de Cuiabá).

A ação fez parte das operações Verde Brasil 2 e ALFEU (PF), deflagrada em 28 de maio, que contou com o efetivo de 250 (duzentos e cinquenta) militares do Exército, 20 (vinte) Policiais Federais, 04(quatro) Força Nacional de Segurança Pública, 02 (dois) Agentes do IBAMA, 01 (um) Agente da FUNAI; utilizando 25 (vinte e cinco) viaturas, 09 (nove) embarcações e 02 (dois) helicópteros.

Foram apreendidos e contabilizados: 01 (uma) balsa, 13 (treze) dragas, 15 (quinze) embarcações, 10 (dez) motores de popa, 40 (quarenta) botijões de gás, 05 (cinco) geradores, 03 (três) engraxadeiras, 03 (três) detectores de metal, 03 (três) baterias, 01 (uma) motocicleta, 01 (uma) motosserra, 01 (uma) bomba d’água, 01 (uma) lixadeira, 01 (uma) roupa de mergulho e 13 (treze) gramas de ouro.

Quanto aos objetos impossíveis de serem removidos, foram inutilizados pelos agentes do IBAMA e Polícia Federal, tudo conforme determinação da Justiça.

A Operação Verde Brasil 2 é supervisionada pela Vice-Presidente da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de serviço de segurança pública. A determinação presidencial para o emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto nº 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel, em 31.05.2020 às 14:44

    Com todo respeito ai serviço dos militares, policiais e servidores envolvidos. MAS, sera que não ta na hora desse governo VER que está gastando dinheiro atoa ? Deixem os caras trabalharem, ou vcs querem que eles saem por aí fazendo traquinagens? Tá dona hora de mostrar competência e inteligência, é tão fácil taxar impostos aos grandes exploradores. Por que não conseguem fazer controle aos garimpos?

 
Sitevip Internet