Notícias / Educação

30/05/2020 - 08:14

Coronavírus antecipa formatura de 30 médicos na Unemat

Por Hemilia Maia

Moiséis Bandeira

 (Crédito: Moiséis Bandeira)
O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, conferiu grau aos 30 alunos do curso de Medicina da turma 2020/1, nesta sexta-feira (29). A formatura antecipada foi realizada em três etapas seguidas, às 15h, 16h e 17h, nas dependências externas da reitoria, em Cáceres, com duração de 20 minutos cada uma.

Apenas os estudantes da turma 2020/1, 5ª turma do curso de Medicina da Unemat colarão grau antecipadamente, uma vez que, só podem se formar estudantes da área da saúde que estão no último semestre letivo e que já cumpriram 75% do estágio supervisionado. Na Unemat somente os acadêmicos de Medicina cumpriram os requisitos. Os alunos de Enfermagem não possuíam a carga horária do estágio supervisionado exigido.

A medida foi possível após a análise do decreto do Ministério da Educação que autorizava as universidades federais que antecipassem a formatura, realizada pelo Conselho Estadual de Educação (Ceps-CEE/MT), por ser tratar de uma universidade estadual.  

O paulista Élcio do Valle Pintan, juramentista do primeiro grupo, há 11 anos em Cáceres, vê a antecipação da colação como uma oportunidade. “Nós entraremos no mercado de trabalho em um momento de emergência pública com grande demanda por profissionais de saúde. Será um momento de grande ganho em experiência”, contou Élcio que também fez seus reconhecimentos. “Agradeço a Unemat por ter me dado essa oportunidade única de estudo, a Cáceres e ao Mato Grosso que me receberam muito bem, tanto que vou continuar por aqui”, declarou o novo médico.

Lívia Seraglio Souza foi a juramentista do segundo grupo e o juramento do último grupo foi proferido por Waldman Santos Davi, de Anapolis/GO, que já tem propostas de trabalho em Pronto Atendimento em Cáceres e municípios vizinhos. “Estou aguardando o CRM (Registro no Conselho Federal de Medicina) para assinar contrato. A ideia é continuar em Cáceres trabalhando e estudando para prestar prova de residência no final do ano”, contou.  

Rodrigo Zanin pontuou o momento da pandemia da Covid-19 e pediu aos novos profissionais que honrem a Instituição Unemat e seus juramentos, que sejam responsáveis no dia a dia profissional, que deem a real importância à vida humana e que retribuam à sociedade a oportunidade pela formação.

A colação de gabinete ganhou novo formato em função da pandemia da Covid-19. Durante a colação, ao ar livre, cada formando pode contar com a presença de apenas dois convidados. As distâncias de segurança foram respeitadas e o uso de máscaras foi condicionante à participação.

Também participaram das solenidades a vice-reitora Nilce Maria e o diretor administrativo do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, Elias Fernandes Barbosa.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 30.05.2020 às 19:19

    Só formandos de outros Estados e outros municípios e só gente da elite faz medicina em universidades públicas de graça, o filho de pobre se quiser ser médico vai para Bolívia, Paraguai etc fazer medicina. O filho do rico estuda a vida toda nas melhores escolas particulares do país e no final vai fazer Medicina em Universidades públicas, o filho do pobre estuda a vida toda nas piores escolas públicas e no final vai fazer Medicina em Universidades públicas particulares. Kkkk kkkk Mito Mito Mito galinha que acompanha pato morre afogado.

  • por Virus, em 30.05.2020 às 13:10

    Qual a justificativa pela omissão de q o curso d medicina é no Campus d Cáceres? Tem caroço nesse angu.

  • por Corona, em 30.05.2020 às 12:18

    Qual a justificativa para essa solenidade não ter acontecido no Campus d Cáceres? Onde aliás, o curso de medicina é vinculado. Com a palavra, as autoridades competentes e incompetentes da Unemat.

  • por O povo, em 30.05.2020 às 12:05

    Será que esses formando estão apto para e exercer o atendimento nesta epedemia????

 
Sitevip Internet