Notícias / Cultura

29/05/2020 - 09:06

Setor cultural de Quatro Marcos já pode fazer cadastro para o Plano de Cultura

Por Luiz Carlos Bordin

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Com foco no atendimento da Lei nº 1173 de 29 de novembro de 2019, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura de São José dos Quatro Marcos, o setor cultural está sendo convocado para um cadastramento efetivo, a fim de compor o Acervo dos Artistas da Cadeia Produtiva a fim de serem beneficiados com possíveis ações.
 
Este chamamento tem por objetivo criar um banco de dados, através do credenciamento de artistas, profissionais de arte e cultura e empresas do setor cultural, a fim de disponibilizá-los para processos de contratação artística em eventos realizados pelo município bem como para os eventos corporativos e privados no território municipal.
 
Uma vez cadastrados esses artistas, profissionais e empresas poderão participar dos processos de contratação, seja público ou privado, pois os eventos, os comércios e empresas locais terão esse banco de dados para buscar o atendimento das suas necessidades culturais.
 
A ficha de cadastramento está anexo a esta noticia e podem se cadastrar artistas individuais, duplas, trios, quartetos ou grupos na condição de pessoa física ou jurídica.
 
A ficha e seus anexos devem ser encaminhados para o email: cultura@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br
 
Do Plano Municipal de Cultura


O cadastro servirá também para os artistas, os profissionais e as empresas do segmento cultural ter acesso a cursos, oficinas e capacitações nas áreas culturais.
 
A meta do Sistema Municipal de Cultura, através do seu Plano Municipal, é atingir 70% da classe artística local com conhecimentos profissionais para atuarem no mercado de trabalho dos segmentos culturais.
 
Para que o sistema cultural avance e beneficie o seu público é preciso realizar o diagnóstico da cadeia produtiva da cultura do município, mapeando artistas, empresas e produções locais conforme cada segmento.
 
Também está nas suas diretrizes estimular e apoiar a formalização e continuidade de Associações Culturais, Cooperativas, Negócios Criativos, Microempreendedores Individuais ligados ao segmento, como forma de ampliar e promover a profissionalização artística.
 
E, por fim, servirá também para fortalecer e apoiar as instituições e artistas locais para garantir o acesso de todos às políticas públicas de cultura.

Fichas cadastrais

• Ficha Cadastral Artistas, Produtores e Trabalhadores
• Ficha Cadastral Empresas e Espaços de Eventos Culturais

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet