Notícias / Cidade

29/05/2020 - 08:28 | Atualizado em 29/05/2020 - 09:13

PF e Exército detêm 50 em Pontes e Lacerda

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mais de 50 pessoas, a maioria garimpeiros ilegais, foram detidas nesta quinta-feira (28/5) por soldados do Exército e policiais federais que atuam na operação Alfeu, para combate ao desmatamento e garimpo ilegal, na terra indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda – região Oeste do Estado a 448 quilômetros de Cuiabá.
 
Com objetivo de investigar associação criminosa, desmatamento e garimpo ilegal no rio Sararé, foram cumpridos 6 mandados de prisão e 7 de busca e apreensão.

A operação conta com a participação de 250 soldados do Exército, 20 policiais federais, dois agentes do IBAMA e um da FUNAI.
 
Os levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia da covid-19, com a crença dos criminosos de que os agentes públicos não atuariam para combater o crime na região. Além de tropas federais, estão sendo empregados na missão, 25 viaturas, 9 embarcações e dois helicópteros do exército.
 
Além da autuação e remoção de mais de 50 pessoas para Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, foram apreendidas na operação 10 dragas, vários motores de dragagem, geradores e motores de embarcação. Ainda não foram contabilizados os números de armas e ouro apreendidos na operação.

A ação é acompanhada, diretamente, pelo general Reinaldo Salgado Beato, comandante da Operação Verde Brasil 2 em Mato Grosso. O nome da operação é uma referência ao deus do rio na mitologia grega. A assessoria do Exército informa que tropas do Exército e Polícia Federal permanecerão no local por tempo indeterminado.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet