Notícias / Saúde

28/05/2020 - 14:49

DOUTOR FRANCIS: Prefeito de Cáceres distribui cloroquina nas unidades de saúde para tratamento do Covid-19

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Vários pacientes com casos confirmados e suspeitos de contaminação pelo novo coronavirus, em Cáceres, já podem ser tratados com Cloroquina.

A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está distribuindo o medicamento nas unidades de saúde do município. A informação foi dada pelo prefeito Francis Maris Cruz.

“A Cloroquina já está disponível nas unidades de saúde da rede municipal. Porém, só é fornecida ao paciente do SUS que estiver prescrição médica para o medicamento” garantiu o prefeito. Atualmente, em Cáceres, conforme a SES, existem 21 casos confirmados e, dezenas de outros suspeitos de contaminação pelo Covid-19. Seis pessoas já morreram.

O prefeito revelou que, em razão de vários pedidos, principalmente, de familiares de pessoas com suspeita de contaminação pela doença, a administração teve que emprestar o medicamento de um hospital local. “Diante da demora do nosso pedido, resolvemos tomar emprestado. Tínhamos que atender as famílias que nos recomendam”.

Polêmica

O uso da cloroquina para tratamento do Covid-19 é bastante polêmico. Um grupo de profissionais da saúde assegura que não há eficácia, para a doença. E, que são grandes os efeitos colaterais. Por outro lado, a maioria da população defende o tratamento com a droga. Acredita que, a questão é política, levando em conta que, o presidente Jair Bolsonaro é um defensor do uso da cloroquina.
 
Francis é um dos prefeitos do Estado a incentivar o tratamento do novo coronavirus com o medicamento. No entanto, antes de fornecer as unidades de saúde, ele se reuniu com a equipe médica do município para avaliar em que circunstâncias os pacientes poderão fazer uso do medicamento, levando em conta que,  alguns defendem o uso da droga no início da doença, outros somente, em casos mais graves.

Um dos principais defensores do medicamento, o presidente Jair Bolsonaro, divulgou neste mês orientações para médicos que tratam pacientes com a covid-19, reconhecendo a possibilidade de riscos colaterais graves e admitindo que não possui respaldo técnico sobre a utilidade da cloroquina. O documento assinado pelo Ministério da Saúde, afirma que a droga pode ser receitada até no caso de sintomas leves da doença.

Para isso, entretanto, o paciente precisa assinar um termo de consentimento em que afirma expressamente que ele sabe que não há estudos conclusivos de que a cloroquina melhoraria seu quadro de saúde e conhece os inúmeros efeitos colaterais que o medicamento pode causar, como problemas cardíacos, disfunção do fígado e problemas de visão. Logo, só terão acesso as medicações somente quem obtiver a prescrição médica.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 30.05.2020 às 19:25

    Que eu sei, quem receita remédio é o Médico pois estuda quase 10 anos para se formar em medicina, Presidente da República, Deputado federal, Senador, Prefeito etc, não podem receitar remédios.

  • por Jose benedito de campos, em 29.05.2020 às 07:51

    Parabéns deus é fiel.

  • por Caceres nas maos de DEUS., em 29.05.2020 às 07:46

    concordo com prefeito, ontem assisti na record que muitas pessoas ja foram curado com este remedio acompanha azitromicina parabens prefeito assim que cuida do povo, constatou ja medica com as doses certa, nao reaçoes,

  • por Zezão, em 28.05.2020 às 19:15

    Se funcionasse, já estaria sendo utilizado em outros países. Na Europa e Asia não está sendo utilizado. Mas, o brasileiro, com o seu conhecimento, recomenda.

  • por Ricardo, em 28.05.2020 às 18:01

    Parabéns prefeito!

  • por Arritimia, em 28.05.2020 às 17:25

    Faz o seguinte, já que as questões científicas podem ser resolvidas em uma reunião política, pega seus vereadores amestrados e REVOGA A LEI DA GRAVIDADE, pelo menos aqui para a nossa cidade, porque assim os carros vão estragar menos quando bater nos buracos. Bicho burro da desgraça!

  • por Cícero Irajá Kurtz filho, em 28.05.2020 às 16:06

    Parabéns ao nosso prefeito

 
Sitevip Internet