Notícias / Cidade

28/05/2020 - 08:55 | Atualizado em 28/05/2020 - 10:46

Policia Federal e Exército agem contra garimpo ilegal em Pontes e Lacerda

Por G1MT

Polícia Federal de Mato Grosso

 (Crédito: Polícia Federal de Mato Grosso)
A Polícia Federal e o Exército realizaram na manhã desta quinta-feira (28), em Pontes e Lacerda, a operação Alfeu.

A ação apura uma associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no Rio Sararé.
 
A área está localizada na Terra Indígena Sararé, onde as investigações apontam a ocorrência de graves danos ambientais ao rio e à vegetação ciliar.
 
Os levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia COVID-19, com a crença dos criminosos de que os agentes públicos não atuariam para combater o crime na região.
 
Na ação de hoje, os policiais cumprem seis mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, decretados pela 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres.
 
Na mesma operação, a PF realiza a desocupação do garimpo ilegal, em ação integrada com o Exército Brasileiro.

Os instrumentos utilizados na empreitada criminosa serão apreendidos. Estes objetos e demais bens sem valor econômico e impossíveis de serem removidos serão inutilizados, tudo conforme determinado pela Justiça.
 
A Operação Alfeu faz parte da ação nacional Verde Brasil 2 e conta com a participação de 200 agentes públicos federais, entre eles, policiais federais, militares, agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Precauções estão sendo adotadas para que os integrantes da associação criminosa não entrem nas aldeias indígenas localizadas próximas à área de extração. O Exército realiza um bloqueio no local, com dezenas de militares impedindo a chegada dos garimpeiros.
 
O nome da operação é uma referência ao deus do rio na mitologia grega.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet