Notícias / Saúde

27/05/2020 - 08:26

Seis mortes: Hospital nega inexperiência de médicos para óbitos por coronavirus em Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
O Hospital São Luiz nega suposta inexperiência de médicos no trato de pacientes do novo coronavirus, o que estaria causando mortes frequentes na unidade. Em Nota, a direção justifica que “o hospital é referência em 22 municípios com uma população de 350 mil habitantes, em sua maioria, pacientes em estado grave e, portanto, com mais possibilidade de complicações”.
 
O município se destaca com o elevado índice de óbitos pela doença. Com a morte de uma senhora de 81 anos, na manhã  desta terça-feira chega a 6 o número de óbitos de pacientes internadas no hospital. Com cerca de 95 mil habitantes a cidade só perde para Cuiabá, a Capital do Estado, com aproximadamente 800 mil habitantes e Várzea Grande, com cerca de 350 mil habitantes, cada uma com 7 mortes.
 
Em denúncia anônima, uma enfermeira disse que os médicos antigos, com maior experiência, deixaram o hospital e os que assumiram, são recém-formados e inexperientes. “Os médicos antigos e experientes deixaram o hospital. Foram substituídos por novatos sem experiência. Além disso, eles não têm a quem se orientar porque a UTI não tem um responsável técnico” afirmou.

Além disso, o hospital São Luiz, tornou-se o ponto de maior contágio do Covid-19 da região. Há informação de que seis servidores – cinco enfermeiros e uma médica – testaram positivo para a doença. A denunciante afirma que o clima no local de trabalho é de tensão. “A gente trabalha com muito medo. A gente se preocupa sobre quem será a próxima vítima”.
 
A denunciante diz que a situação do hospital, decorrente da falta de estrutura e capacidade técnica dos profissionais, principalmente, médicos é grave. Porém, segundo ela, ninguém ousa denunciar porque corre o risco de ser “mandado embora” e não receber os salários.
 
Veja abaixo a integra da Nota
 
NOTA
 
O Hospital São Luiz (HSL) é a única referência na região de Cáceres dedicada aos atendimentos de alta complexidade para casos da Covid-19. A unidade é referência de 22 Municípios, com uma população de aproximadamente 350 mil habitantes. Logo, o hospital recebe, em sua maioria, pacientes em estado grave e, portanto, com mais possibilidade de complicações.
 
Até o momento, o HSL registrou seis óbitos por Covid-19, todos de pacientes com alguma comorbidade pré-existente. Cabe ressaltar que em 100% dos óbitos ocorridos, os pacientes se enquadravam no grupo de risco Covid-19.

A unidade presta assistência necessária aos pacientes, com uma equipe plenamente capacitada. Portanto, não procedem as informações de que os profissionais têm pouca experiência, uma vez que o corpo clínico é formado por médicos e especialistas com ampla vivência em diversas áreas da medicina.
 
Vale lembrar, ainda, que todos os colaboradores e médicos que atuam na unidade passaram por capacitações específicas para atendimentos aos casos da Covid-19.
 
Por fim, a direção informa que a transição da responsabilidade técnica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não resultou na falta de continuidade da assistência. A equipe assistencial está completa e segue empenhada no cuidado aos pacientes.
 
Att.,
 
Assessoria de Imprensa

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Não Identificado, em 30.05.2020 às 22:21

    Parte-se do pressuposto de que um médico, ainda que recém-formado, seja um profissional capacitado para prestar atendimento aos pacientes... Há quem diga que muitos médicos e demais prestadores abandonaram sua escala de serviços, entre outras coisas, pelo fato de terem medo do covid. Ao invés de julgarmos e crucificarmos profissionais que estão colocando de lado o próprio bem estar para cuidar de pacientes, deveríamos é sossegar nosso facho dentro de casa e praticar o ISOLAMENTO SOCIAL.

  • por Cacerense preocupada, em 27.05.2020 às 15:04

    O corona é uma doença NOVA!!! Será q essa enfermeira gostaria de médicos com “ residência “ em Covid??? Como foi dito o HSL recebe os doentes de toda a região, pois hospitais menores não tem estrutura! Acho q como enfermeira ela deveria sim dar mais valor em tds essas pessoas que, como ela, colocam a si e suas famílias em risco!

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 27.05.2020 às 12:55

    Tudo isso e falta de competencia do gestor deste hospital, que esta entregues as baratas com este gestor incopetente sem responssabilidade alguma com a populacao. Vejam e ntirem suas duvidas da empresa que este gestor e.

  • por Tânia, em 27.05.2020 às 11:44

    Nós que moramos em Cáceres e.somos uauários do Hospital São Luiz ficamos muito preocupados, pois confiamos nossas vidas, caso seja necessário, a equipe médica do referido hoapitál e qdo uma enfermeira faz uma dénúncia dessa magnitudo, ficamos sem saber o que fazer. Não se pode brincar com vidas humanas, tém que haver responsabilizacões!!! Espero que a Administração do Hospital tome as devidas providências para bem.atender a população, pois já vi denúncias de mal atendimento pelas redes sociais feito por um caminhoneiro q.passou pela cidade . Preocupante!!!

  • por Joarez, em 27.05.2020 às 09:45

    DPE e MPE precisam tomar providências. A população sofre com essas ocorrências!

 
Sitevip Internet