Notícias / Cidade

27/05/2020 - 07:49 | Atualizado em 27/05/2020 - 10:30

Hospital de Cáceres troca corpos de mortos

Por Joner Campos

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 
'Chocante' e 'absurdo'. Foram com essas palavras que as famílias de uma mulher e de um homem classificaram a troca dos corpos de seus parentes no Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), distante a 220 km de Cuiabá.

A senhora estava internada com problemas respiratórios e suspeita de covid-19, já o senhor teria dado entrada a unidade hospitalar com problemas cardíacos, e ambos morreram na terça-feira (26).
 
Por causa da confusão, os familiares de Adélio João de Souza, de 66 anos, que foi enterrado como se fosse por suspeita de covid-19 no lugar de uma senhora idosa da cidade de São José dos Quatro Marcos (MT), no Cemitério Park dos Ipês em Cáceres, procuram a Policia Judiciaria Civil para registrar o Boletim de Ocorrência.

De acordo com o filho do idoso, Roberto Fernandes de Souza, seu pai teria dado entrada ao Hospital São Luiz no dia 20 de maio de 2020, após sofrer um infarto, e que na tarde desta terça-feira (26) teria vindo a óbito em decorrência dos problemas cardíacos.

Ainda de acordo com Roberto, ele foi avisado da morte do seu pai pela unidade hospitalar, em seguida teria ido para realizar a liberação do corpo, e que posteriormente procurou um agente funerário para prestar os serviços póstumos.

Conta ele que após algumas horas o agente teria entrado em contato com ele informando que o hospital não estava querendo liberar o corpo para o serviço funerário.

Ao retornar ao Hospital São Luiz e ficou sabendo que o corpo de seu pai já havia sido sepultado em lugar de uma senhora de nome Alaíde Rosa de Aquino da cidade de São José dos Quatro Marcos (MT) e que o corpo da senhora encontrava-se ainda no Hospital.

Segundo o filho da vítima o hospital teria tratado com descasos a família, e a situação da troca dos corpos.

“Nós que estamos tendo que correr atrás para desfazer essa situação, é um absurdo, o que estão fazendo com nossa família. Nosso pai morreu de infarto e foi enterrado como se fosse de covid-19, e por outra família”, afirmou o filho do idoso.

O filho ainda disse que seu pai foi testado quanto ao covid-19, durante os dias que esteve internado no Hospital São Luiz e que seu exame teria dado negativo, inclusive o exame teria sido mostrado para os familiares, e sendo liberado para que o corpo fosse velado em casa.

Os parentes da idosa e do senhor procuraram o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) em Cáceres para dar queixa da confusão.

Por meio de nota a direção do Hospital São Luiz informa que abriu sindicância para apurar o ocorrido e adotará todas as medidas cabíveis.
 
NOTA DO HOSPITAL SÃO LUIZ – 26/05/2020
 
A direção do Hospital São Luiz informa que abriu sindicância para apurar o ocorrido e adotará todas as medidas cabíveis.

A gestão mantém, de forma contínua, a revisão de protocolos de segurança e o caso mencionado não está de acordo com o rigor dos procedimentos do São Luiz.

Os familiares dos pacientes envolvidos foram informados, imediatamente, após identificada a situação, sendo oferecido todo o suporte para a resolução dos trâmites necessários.

Neste momento, o Hospital São Luiz lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a população, amparado por seus princípios e a busca permanente pela qualidade, humanização e segurança nos serviços oferecidos.

Assessoria de Comunicação – Hospital São Luiz

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Alaíde estava com pneumonia, piorou e faleceu

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joaquim josé marcondes, em 27.05.2020 às 11:06

    Pois é, uma referência mesmo, muitas conquistas, qualidade e humanização, mas também perderam um grande administrador, que não foi valorizado, gente da terra, que ajudou a construir aquele hospital, hoje ele esta lá no hospital regional, fazendo acontecer o que nunca conseguiram, não é amador, e logo logo o regional vai perder ele e sua equipe também, dai voltará tudo como era antes, terra sem lei, servidor aprontando, sem médico, paciente morrendo por negligência, ahoooo Cáceres.... Brasil dos politicos do quanto pior melhor..... xomano que aguenta. tristeza

  • por Observador, em 27.05.2020 às 09:48

    Que absurdo! E saber que esse hospital já foi referência na região... olha a situação!

 
Sitevip Internet