Notícias / Cidade

23/05/2020 - 05:43

Francis pretende distribuir cloroquina para tratamento do novo coronavirus em Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Nos próximos dias, pacientes infectados pelo novo coranavirus, em Cáceres, poderão ser tratados com cloroquina. O prefeito Francis Maris Cruz já recomendou à Secretaria Municipal de Saúde a adquirir o medicamento. “Já orientei a aquisição do medicamento à nossa secretária. O produto só ainda não foi adquirido porque está em falta no mercado”.
 

O uso da cloroquina para tratamento do Covid-19 é bastante polêmico. Um grupo de profissionais da saúde assegura que não há eficácia, para a doença. E, que são grandes os efeitos colaterais. Por outro lado, a maioria da população defende o tratamento com a droga. Acredita que, a questão é política, levando em conta que, o presidente Jair Bolsonaro é um defensor do uso da cloroquina.

 

Francis é o segundo prefeito do Estado, a incentivar o tratamento do novo coronavirus com o medicamento. Primeiro foi o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias. Farias anunciou que irá distribuir à população o “kits Covid” composto, basicamente, por cloroquina, para que a população possa ser medicada após prescrição médica em sua residência.

 

 “Se for um caso mais leve ou se for internado, automaticamente, ela estará recebendo esses medicamentos. Agora, se for aquela questão da quarentena, nesse Kit Covid-19 ele é composto por azitromicina 500 mmg, ivermectina 6 mmg a cada 30 kg um comprimido, dipirona para dor e cloroquina que é polêmico, mas a pessoa dependendo do estado que estiver será orientado por um profissional credenciado da Saúde”, explicou.

 

O prefeito de Cáceres, ainda não decidiu como proceder. Afirmou que irá se reunir com equipes médicas do município, para avaliar em quais circunstâncias os pacientes infectados poderão fazer uso do medicamento.  Alguns defendem o uso da droga no início da doença, outros somente, em casos mais graves.

 Um dos principais defensores do medicamento, o presidente Jair Bolsonaro, divulgou na quarta-feira (20/5) orientações para médicos que tratam pacientes com a covid-19, reconhecendo a possibilidade de riscos colaterais graves e admitindo que não possui respaldo técnico sobre a utilidade da cloroquina. O documento assinado pelo Ministério da Saúde, afirma que a droga pode ser receitada até no caso de sintomas leves da doença.
 

Para isso, entretanto, o paciente precisa assinar um termo de consentimento em que afirma expressamente que ele sabe que não há estudos conclusivos de que a cloroquina melhoraria seu quadro de saúde e conhece os inúmeros efeitos colaterais que o medicamento pode causar, como problemas cardíacos, disfunção do fígado e problemas de visão. Logo, só terão acesso as medicações somente quem obtiver a prescrição médica.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel Donato, em 24.05.2020 às 17:34

    Galdencio, vc tem toda a razão, em 1979 o então Presidente Figueiredo falou que os que serão anistiados farão tudo para dominar a Nação, usurpando as suas riquezas (corrupção) e que mais tarde a maioria do povo iria lutar contra esses esquerdistas para derrotá-los e talvez seria na base do derramamento de sangue, estando próximo de acontecer e os anistiados pela Lei 6683/79 são: FHC/LULA/DILMA/ZÉ DIRCEU/GENUÍNO e seus catervas. Ainda bem que apareceu o Bolsonaro sozinho e com a benção divina para defender a Nação. Vamos apoia-lo de N a S, Leste a Oeste enquanto há tempo. Allea jacta est.

  • por Maria Stefani Rocha, em 24.05.2020 às 04:13

    Se for necessário eu usarei tranquilamente, já fiz uso deste medicamento em 2004 e também em 2019, sob precricao médica, não tive nenhum efeito colateral . Cada caso deve ser analisado pelo médico e o paciente, isto não é novidade, uma vez que todo tratamento de ualquer doenca sempre deve vir de uma precricao médica.

  • por Bugre, em 23.05.2020 às 19:58

    Toma quem quiser. Ninguém é obrigado. Se você acha que é melhor não tomar, problema é seu. Se eu pegar, eu vou tomar até chá de melão de São Caetano.

  • por Aldine, em 23.05.2020 às 18:19

    Cloroquina ainda está em estudo .Não está comprovado nada até agora.O que se sabe ,é que o uso deste medicamento é para tratar Lupos e doenças como artrite. Já não basta ,o idiota do Bolsonaro querer acerelar as mortes das pessoas. Quem sabe mais é a Ciência ou os políticos?

  • por Rene, em 23.05.2020 às 17:12

    Toma o medicamento quem quiser, ninguém é obrigado a fazer uso do mesmo! Já passou da hora das pessoas pararem com essa hipocrisia, diante de uma situação tão séria quanto essa pandemia que assola a humanidade no momento. Fazer uso político de um momento desses é de uma falta de caráter imensurável.

  • por Galdencio, em 23.05.2020 às 15:09

    Definitivamente o País precisa ser passado a limpo urgentemente, renascer das cinzas. Um regime militar truculento para espulgar esses vermes nojentos e inescrupulosos que infestam a política e o judiciário atualmente. Os que conseguirem escapar serem caçados e trucidados no exílio para não ter perigo de retornarem, como no casa Zé Dirceu e et caterva. Search end destroy.

  • por Tibúrcio pantanal, em 23.05.2020 às 12:29

    Antigamente quem receitava remédio era médico, agora quem receita é o presidente da República e prefeito, kkkkk do que vai adiantar o médico estudar quase 10 anos pra nada. É o fim da picada...

  • por Galdencio, em 23.05.2020 às 12:29

    Esse País precisa ser passado a limpo urgentemente, renascer das cinzas. Um regime militar truculento para espulgar esses vermes nojentos e inescrupulosos que infestam a política atualmente. Os que conseguirem escapar serem caçados e trucidados no exílio para não ter perigo de retornarem, como no casa Zé Dirceu e et caterva.

  • por jose, em 23.05.2020 às 11:21

    Prefeito virou médico igual o presidente para receitar remédio, ainda tem uns ignorantes a saúde que vai beber...

  • por Caceres nas maos de DEUS., em 23.05.2020 às 11:07

    concordo como prefeito, meu sobrinho teve febre amarela, quando morava em rondonia, fez tratamento com cloroquina uns 3 meses, nao deu reaçoes.

Mais comentários
 
Sitevip Internet