Notícias / Cidade

22/05/2020 - 07:58

Em Cáceres, mais de 7 mil eleitores estão impedidos de votar nas eleições municipais

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

Iury da Costa Faria – Chefe do Cartório Eleitoral de Cáceres (Crédito: Jornal Correio Cacerense)

Iury da Costa Faria – Chefe do Cartório Eleitoral de Cáceres

Um total de 264,6 mil eleitores não regularizaram sua situação até o fechamento do cadastro eleitoral e não votarão nas eleições municipais 2020. Este é o levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A maior parte dos títulos cancelados são de eleitores da capital do Estado, num total de 97,8 mil, seguido pelo município de Várzea Grande, com 44,5 mil. 

Em Cáceres, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Iury Faria, estão nessa situação 7.462 eleitores, que tiveram o título cancelado pelo não comparecimento em três votações consecutivas. Além desses, 1.272 estão com inscrições suspensas em decorrência de problemas com a justiça (condenações criminais, improbidade administrativa, etc) e conscritos (em serviço militar obrigatório).

De acordo com Iury, estão aptos a votar nas eleições municipais 64.828 eleitores, desses cerca de  10 mil eleitores foram beneficiados com a Resolução nº 23.616 de 17 de abril, que retirou o status de cancelado dos eleitores de Cáceres e mais 52 municípios no Estado que tiveram seu processo de revisão do eleitorado concluído no ano de 2019 e 2020.

Lembrando que os títulos que foram contemplados com essa suspensão temporária pela resolução, após a eleição voltam a situação de cancelado e o eleitor deve estar ciente que terá que procurar o cartório eleitoral para requerer a regularização.

Além de Cáceres foram contemplados pela Resolução os municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Canarana, Cláudia, Colíder, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra, Vera, Cotriguaçu, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Alto Garças, Dom Aquino, Alto Taquari, Paranaíta, Tapurah, Matupá, Nova Olímpia, Juscimeira, Itiquira, Santa Rita do Trivelato, Glória do Oeste, Itanhangá, Itaúba, Santa Carmem, Pontal do Araguaia, Lambari D’Oeste, Santo Antônio do Leste, Figueirópolis D’Oeste, Denise, Curvelândia, Tesouro, Ipiranga do Norte, Nova Monte Verde e Alto Boa Vista.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 23.05.2020 às 10:17

    A educação passa longe do cartório eleitoral e ganha tempo que na verdade o nome deveria ser perde tempo, a burocracia para se fazer a biometria no cartório eleitoral é quase impossível. Fora umas atendentes que tem no ganha tempo que só falta xingar o cidadão, o ganha tempo está pior que a mercearia do ANTA no monte verde aonde o cliente leva patada desde a entrada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 22.05.2020 às 10:34

    Mas também, vai lá ver a burocracia para se fazer a biometria no cartório eleitoral, você precisa ter um comprovante de residência no seu nome, e quem não tem fica sem renovar o título de eleitor. Fora que tem umas atendentes maus educadas no ganha tempo.

  • por MOSSUETO, em 22.05.2020 às 08:58

    Esse é apenas uma pequena amostra do descontentamento do eleitor com a classe politica que só nos engana para se eleger, e eleito ficam apenas defendendo os seus interesses pessoais e o eleitor fica entregue a própria sorte, hoje só vota, quem tem que comprovar a sua regularidade eleitoral, pois já chegamos a conclusão que não compensa votar, os poucos eleitos que querem trabalhar, ficam impedidos de produzir alguma coisa, pois são minoria.

 
Sitevip Internet