Notícias / Educação

18/05/2020 - 06:53 | Atualizado em 18/05/2020 - 06:58

Sindicatos dos professores do IFMT e da Unemat criticam prefeitura de Cáceres por humilhar interinos da educação

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Os sindicatos dos professores da Unemat e IFMT, por meio de suas representações em Cáceres, divulgaram uma nota conjunta em solidariedade aos 311 interinos da educação do município que estão sem receber seus sálarios por uma ingestão política da prefeitura e da maioria dos vereadores governistas. Leia abaixo a nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS EDUCADORES INTERINOS DO MUNÍCIPIO DE CÁCERES-MT
 
BASTA DE DESRESPEITO COM OS PROFISSIONAIS INTERINOS DA EDUCAÇÃO NO MUNÍCIPIO DE CÁCERES!
 
Continuando as práticas de desrespeito com o funcionalismo público municipal, o Prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) publicou no dia 20 de abril do corrente ano, no Diário Municipal da AMM/MT, o Decreto nº 188 que determina a suspensão dos contratos temporários, devido a quarentena e a suspensão das aulas decorrentes da crise sanitária pandêmica da COVID-19, afetando diretamente 311 colegas educadores da rede municipal de ensino.
Seguindo a cartilha neoliberal e antipopular de Bolsonaro/Guedes na esfera federal e de Mauro Mendes (DEM) na esfera estadual, o Prefeito Francis Maris também está colocando a conta da crise econômica, social e sanitária nas costas dos servidores públicos. Alegando pretensa queda na arrecadação do município e de redução no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), o Prefeito e sua Secretária Municipal de Educação, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, escondem da população cacerense a real condição orçamentária do município, não demonstrando o quantitativo de cargos comissionados apadrinhados na máquina pública e as ações e obras públicas fora de contexto em tempos de pandemia, sem contar a distorção das informações perante o FUNDEB que teve aumento de cerca de 10% em 2019.
Pressionado pelos educadores interinos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e pela sociedade civil, o Prefeito fez a insana proposta de quitar apenas 50% dos salários dos educadores durante o período da crise sanitária. Sem levar em conta o valor irrisório dos salários, que muitos desses educadores são arrimos de famílias e que tal atitude aguça a própria crise econômica no município, diminuindo o consumo e a prestação de serviços na localidade.
Achamos justa a iniciativa da Câmara Municipal de Cáceres em devolver o sobejo do duodécimo para o poder Executivo no intuito de prover ações que amenizem o impacto da pandemia, inclusive na quitação integral dos salários dos educadores interinos. Contudo, achamos lastimável a subserviência de alguns vereadores perante ao poder executivo municipal, especialmente em “incentivar”/pressionar que os interinos assinem um termo de compromisso para acessar 50% dos seus vencimentos! Salário que, humanamente e moralmente, o poder público já deveria ter pago!
Os sindicatos dos educadores da educação federal profissional, técnica e tecnológica e do magistério superior estadual, se solidarizam de forma irrestrita com os colegas educadores do município. Qualquer desrespeito de direitos a qualquer categoria é um ataque a toda classe trabalhadora e merece nossa solidariedade e unidade na luta!
 
PAGAMENTO INTEGRAL DOS SALÁRIOS JÁ!
 
Associação dos Docentes da UNEMAT (ADUNEMAT)
Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SINASEFE)

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Eustáquio., em 19.05.2020 às 07:41

    A Unemat é diferente, são contratos de meses. Extingue-se a razão do contrato, acabou o contrato.

  • por Paulo Renato, em 18.05.2020 às 22:04

    Fica em casa! Se for efetivos....afinal quem não quer férias antecipada. Se for interino va estudar pra ver se passa no próximo concurso e não precise fazer papel de bobo pra sindicatos.

  • por JOSÉ BEZERRA CURISCO, em 18.05.2020 às 15:22

    PERDI DOIS VOTOS, FRANCIS. NÃO IMAGINEI QUE FOSSE ASSIM. MAS VOCÊ QUEIMOU-SE E VAI QUEIMAR AQUELES QUE VOCÊ VAI APOIAR, INFELIZMENTE.

  • por Lucas, em 18.05.2020 às 13:13

    Engraçado se nem a UNemat está dando conta de manter os professores interino como quer cobrar da prefeitura ..

  • por RICADO SILVA, em 18.05.2020 às 12:24

    Quero ver qual será a preocupação da unemat com esses profissionais da educação que não terão seus contratos renovados.

  • por RICADO SILVA, em 18.05.2020 às 09:29

    ENTAO PORQUE A UNEMAT NAO QUER RENOVAR CONTRATOS DOS PROFESSORES INTERINOS SERA QUE DEPOIS ELA PAGAR AUXILIO DESEMPREGO

 
Sitevip Internet