Notícias / Saúde

14/05/2020 - 08:55 | Atualizado em 14/05/2020 - 11:08

Laboratório São Matheus realiza dezena de exames genéticos para detecção do coronavirus na região

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Único credenciado e com capacidade técnica para realização de testes rápidos e exames genéticos/molecular, para detecção da Covid-19 (coronavirus), o Laboratório São Matheus, em Cáceres, vem realizando dezenas de exames, semanalmente, para municípios de toda região.

Biomédica do laboratório, Sarah Argenti Alvarenga, diz que a realização dos exames segue normas técnicas do Ministério da Saúde, que apresentam os sintomas da doença, como a presença de febre, tosse, falta de ar (em casos mais grave).

Explica que, são dois os tipos de exames para detecção do coronavirus: o chamado teste rápido que é conhecido no mesmo dia, mas que não tem 100% de segurança e o genético ou molecular, com maior probabilidade de acerto, cujo resultado é conhecido somente depois de cinco dias úteis. Ressalta a importância para o período ideal para coleta a partir dos primeiros sintomas.

As amostras, para realização do exame genético, de acordo com a responsável pelos trabalhos, são colhidas através de secreção da nasofaringe e orofaringe. Método que consiste na retirada de secreção das narinas e garganta do paciente.

A biomédica explica que, tanto para o teste rápido, quanto para o exame genético, o paciente ter que assinar uma autorização, permitindo que o resultado seja encaminhado aos órgãos de saúde, principalmente, a Vigilância Epidemiológica.

Sarah enfatiza que, a maioria dos exames da região está sendo realizado pelo Laboratório São Matheus, inclusive, já realizou exames que deram positivo.

Os testes são feitos de forma particular.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet