Notícias / Cultura

13/05/2020 - 07:20

Prêmio 'É o Bicho'. Vencedor participará de expedição pelo Rio Paraguai ao lado dos pesquisadores do Projeto Bichos do Pantanal

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 
O Projeto Bichos do Pantanal, - lança concurso para promover a reconexão dos seres humanos com a natureza, bem como ampliar o conhecimento acerca da rica biodiversidade brasileira, principalmente em zonas habitadas. O prêmio faz parte de uma série de atividades da ação "É o Bicho", que envolve outros cinco tópicos: "Seu Quintal É O Bicho", "Diversão É O Bicho", "Quiz É O Bicho", "Conhecer É O Bicho", "Capacitar É O Bicho".
 
Para participar basta publicar no Facebook ou Instagram, entre os dias 5 e 30 de maio, o maior número possível de registros fotográficos ou videográfico. Tendo como inspiração o tema "Vida Silvestre com mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios", os registros deverão ser feitos em quintais, jardins, varandas, janelas etc., sempre respeitando as orientações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). O intuito é que todos esses materiais sejam coletados dentro da sua própria residência. Os materiais postados deverão ser acompanhados da localização da foto.
 
Além disso, serão contabilizados somente os registros de diferentes indivíduos por espécies, ou seja: não serão contabilizados para o concurso fotos de um mesmo animal. Todos os posts, também, deverão conter a marcação do perfil do Projeto Bichos dos Pantanal nas redes sociais, através do #Premioeobicho e o @projetobichosdopantanal, no Facebook e Instagram.
 
O 1º e o 2º receberão um kit do Projeto contendo chapéu safari, boné, camiseta, squeeze, ecobag com caneta, lápis e bloco, cartilha e livro do projeto. No entanto, somente o primeiro colocado ganhará uma participação na expedição de barco com os pesquisadores do Projeto Bichos do Pantanal pelo Rio Paraguai/MT. Podem participar pessoas de todas idades, mas caso o vencedor seja menor de idade, ele deverá estar acompanhado de um responsável. Em caso de empate, uma comissão julgadora, composta pelos coordenadores do Projeto Bichos do Pantanal, decidirão o vencedor. A expedição parte de Cáceres, Mato Grosso, e não inclui custos de transporte, hospedagem ou alimentação.
 
Segundo Douglas Trent, diretor de pesquisas e mentor do Projeto Bichos do Pantanal, projeto realizado pelo Instituto Sustentar - patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Prêmio não deve ser enxergado somente como um concurso. "Além do Prêmio É o Bicho, essa também é uma ação de registro nacional da vida silvestre em centros urbanos e rurais habitados, possibilitando um grande inventário da fauna presente nas regiões do país. Seguindo as recomendações de ficar em casa, os participantes deverão registrar esses animais que passam pelos espaços ao nosso redor", afirma.
 
"O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta, mas poucos brasileiros conhecem e valorizam a riqueza da nossa biodiversidade. Dificilmente encontramos um brasileiro capaz de citar corretamente, por exemplo, cinco espécies de aves ou árvores mais incidentes no entorno onde reside como, praças, quintal e afins. É preciso 'conhecer para preservar', conforme lema da educação ambiental do Projeto Bichos do Pantanal". Além disso, Trent destaca que esse concurso é uma maneira de sair do estresse gerado pela rotina de quarentena instaurada devido a pandemia de Covid - 19.
 
Prêmio "Hors Concurs"

Com uma comissão formada pelos coordenadores Projeto Bichos do Pantanal, sendo três deles fotógrafos profissionais, serão escolhidas as 10 melhores fotos. Após isso, haverá uma votação aberta no Instagram para os usuários participarem e, por fim, decidirem a melhor foto. Pela comissão, serão avaliadas as fotos pelos critérios de criatividade, estética, qualidade artística e pertinência com o tema proposto.
 
As seguintes submissões não serão aceitas:
 
• Imagens de animais em cativeiro fotografadas em zoológicos e reservas comerciais de caça.
 
• Animais domésticos.
 
• Fotos que contenham conteúdo sexual explícito, conteúdo obsceno, violento ou outros conteúdos censuráveis ou inapropriados.
 
• Imagens que envolvam perturbação intencional da vida selvagem ou danos ao meio ambiente por parte do fotógrafo.
 
• Imagens que coloquem qualquer indivíduo ou animal em risco.
 
Para mais informações, acesse nosso edital em: www.bichosdopantanal.org
 
Aqueles participantes que puderem colaborar voluntariamente com o Projeto fornecendo dados de localização da espécie registrada, poderão preencher o formulário disponibilizado em nosso site e incluir os dados de GPS no link: www.bichosdopantanal.org////////.....
 
O "Prêmio É o Bicho" é uma iniciativa do Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.
 
Para mais informações sobre as atividades do "É o Bicho", basta seguir as redes sociais do Projeto Bichos do Pantanal:
 
Facebook: Projeto Bichos do Pantanal / Instituto Sustentar http://www.facebook.com/bichosdopantanal/
 
Instagram: Bichos do Pantanal http://www.instagram.com/bichosdopantanal/
 
Youtube: Bichos do Pantanal - http://www.youtube.com/user/bichosdopantanal
 
Twitter: Bichos do Pantanal http://twitter.com/BichosPantanal
 
Projeto Bichos do Pantanal
 
Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do MT
 
Saiba mais em: www.bichosdopantanal.org
 
Instituto Sustentar
 
O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
 
Saiba mais em: http://institutosustentar.net/

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet