Notícias / Educação

13/05/2020 - 07:13

IFMT-Pontes e Lacerda começa produzir protetores faciais para profissionais da saúde

Por Weverton Correa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste deu início à produção de protetores faciais, as chamadas 'máscaras face shield', para utilização de profissionais de saúde no combate ao Coronavírus (COVID-19). O projeto foi aprovado na Chamada Interna de Apoio à Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus- Edital 047/2020 do IFMT, e conta com parceria do Conselho de Segurança Pública de Pontes e Lacerda (Conseg).

Três impressoras 3D produzem as máscaras, no próprio Campus. "Cada máscara leva em média 1h10 para ser produzida. Em uma semana vamos produzir 100. A produção por máquina depende do objeto a ser produzido, nesse caso, estimamos que cada uma vai produzir de 5 a 6 por dia. Queremos entregar o mais rápido possível à Secretaria Municipal de Saúde os lotes produzidos, para utilização imediata pelos profissionais de saúde", explicou o coordenador do projeto, Bernardo Biesseck, que também conta com auxílio do coordenador de Tecnologia da Informação do Campus, Erisvaldo Parangaba.

Bernardo ainda destacou que o IFMT cumpre o papel social com a iniciativa. "O Instituto tem essa função social de trazer inovação para sociedade. Apesar do Campus não ser uma fábrica para produzir essas máscaras que larga escala, mostramos que é possível ser feito, bem como, a importância de instituições como esta para região".

Representante da Secretaria Municipal de Saúde, Luis Augusto Brasileiro ressaltou a iniciativa do IFMT.

"Entendemos que estamos passando por um momento muito difícil e ficamos muito felizes quando o professor Bernardo nos chamou para parceria. Porque atualmente está muito difícil conseguir EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) diante do cenário de pandemia e essa máscara é um dos materiais que mais precisávamos.

Precisamos cuidar de nossos profissionais da saúde, então, essa ação é de extrema importância. Assim que o IFMT nos fornecer, nossos profissionais vão trabalhar mais seguros ainda", concluiu.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 13.05.2020 às 09:27

    parabéns ao Instituto pela brilhante iniciativa, demonstrando para que vieram a região, e diante desta crise, podem demonstrar a sociedade a sua capacidade de produção.

 
Sitevip Internet