Notícias / Politica

12/05/2020 - 07:50

Sema libera operação do Porto de Cáceres

Por Raul Bradock

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
 
A Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) emitiu a “Licença de Operação” do Porto Fluvial de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). Agora, o local passa ser um importante modal de transporte de cargas que e vai conectar cidades das regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso com o mundo.

Em seu primeiro ano de mandato, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) passou a organizar reuniões com o Governo do Estado para que o local fosse reativado. Para o deputado, o modal é uma importante alternativa para retomada da economia em MT, após a crise no novo coronavírus.

“A volta das operações do porto vai beneficiar todo Estado, pois liga Mato Grosso ao mundo por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná. Após essa pandemia, o Estado vai precisar de alternativas para a retomada da economia e o Porto de Cáceres é um elemento importante para isso”, afirmou Moretto.

Em recente visita nas instalações, o presidente da Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai (APH), Reck Junior, agradeceu o empenho do deputado no diálogo com o Governo de Mato Grosso. “Agradeço todo o apoio, suporte e incentivo para que os trabalhos no Porto de Cáceres fossem retomados. O deputado foi um elo em toda essa comunicação para que tudo ocorresse dentro da normalidade”, disse.

A hidrovia

Dos 3.442 quilômetros de rota da Hidrovia Paraguai-Paraná, 890 km ficam dentro do Brasil, passando por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A rota tem Cáceres como um dos principais pontos, além dos portos da cidade de Rosário, na Argentina e de Nueva Palmira, no Uruguai – os quais têm capacidade de receber navios cargueiros, conectando a hidrovia com todo o planeta. A hidrovia ainda conecta os países da Bolívia e Paraguai.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sergio, em 12.05.2020 às 20:46

    É só vim a polir a começa a conversa de Hidrovia de zpe nesse período tudo e possível tenho 52 ANOS povo isso mínimo a 40 anos abra o olho pessoal para quem não lembra a Empresa desse tal de Moretto a pouco tempo sofreu batida da PF por falcatruas em lictacao

  • por Paulo Leal, em 12.05.2020 às 15:49

    Grande notícia, porém já anunciaram que, em virtude da pandemia, a obra vai atrasar. Se bem que dá para fazer o transporte de tuvira e Jejum do Descalvados até a cidade.

  • por JOSE BOTELHO, em 12.05.2020 às 11:54

    Importante iniciativa, mas há que ser levada adiante com a utilização efetiva do porto. Apenas ficar no papel não garante qualquer vantagem para a cidade, estado ou país.

  • por cacerense em busca de progresso, em 12.05.2020 às 11:38

    Essa mesma Secretaria, que no passado, quando o porto estava em pleno vapor no escoamento de grãos, fila de centenas de caminhões esperando para descarregar, embargou , onde segundo a secretaria (sema) as barcaças causava danos ambientais nas margem do rio, agora as véspera das eleição municipais libara. então não deveria embargar.

 
Sitevip Internet