Notícias / Cidade

12/05/2020 - 06:56

Ninguém pode ficar nas ruas de Cáceres depois das dez da noite a partir de hoje. Prefeito decreta toque de recolher

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A partir desta terça-feira (12/5) entrará em vigor o toque de recolher, em Cáceres. As pessoas terão que sair das ruas a partir das 22h até às 5h do dia seguinte. A medida faz parte do Decreto de Estado de Calamidade que será assinado, nas próximas horas, pelo prefeito Francis Maris Cruz (PSDB), como forma de evitar aglomerações, e impedir a disseminação do coronavirus.

A deliberação foi tomada na tarde desta segunda-feira (11/5) durante reunião do Comitê de Crise, criado pela prefeitura municipal, com a presença de representantes das polícias Militar, Civil, Federal, Defensoria Pública, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Associação Comercial, O.A.B, Clubes de Serviço, pastores evangélicos e padres.

“São medidas necessárias para evitar maior propagação do coronavirus, em nossa cidade” justificou o prefeito assinalando que o Decreto de Calamidade terá validade durante o tempo em que for comprovado o avanço da pandemia no município, disse assinalando que as medidas foram aprovadas por todos os segmentos que participaram da reunião.

A manutenção da ordem durante o toque de recolher ficará a cargo das polícias, principalmente, Militar e Civil. Quem for pego nas ruas durante o toque de recolher será levado para casa pela Polícia Militar que fará a fiscalização.
 
Além do toque de recolher a reunião deliberou sobre outros temas. Entre eles, a reabertura dos templos para realização de atividades religiosas e a obrigatoriedade dos proprietários de bares em recolher mesas e cadeiras para evitar a permanência de clientes no local e automaticamente, evitar aglomerações durante o consumo de bebidas.

Ficou decidido, para o próximo dia 18, a reabertura dos templos para realização de atividades religiosas. Mesmo assim, com várias recomendações, entre elas o distanciamento de um metro e meio entre os fieis, uso obrigatório de máscaras, higienização dos fieis com álcool em gel, uso de capinhas individuais nos microfones e água sanitárias nos tapetes.

Outros temas como, por exemplo, a retorno das aulas nas escolas publicas e particulares do município foram descartadas, pelo menos, por enquanto. “Não tem data para o retorno das aulas. Vamos ter que aguardar um pouco mais para ver o resultado das medidas adotadas” afirmou o prefeito assinalando que “tudo será feito para impedir a disseminação do Covid-19 em nossa cidade”.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, nesta segunda-feira, soma 14 casos confirmados de coronavuirus em Cáceres. Em Mato Grosso são 545 casos confirmados, sendo registrados 19 óbitos em decorrência da pandemia. As mortes mais recentes envolveram um residente de Barra do Garças e outro de Ponte Branca, que também estava hospitalizado em Barra do Garças.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Renato, em 14.05.2020 às 05:46

    A incompetência de um administrador é medida pela várias ações destinada ao mesmo problema é sem nenhum objetivo prático. Uma concorrência desleal com o almofadinha bolsodoria.

  • por Caceres nas maos de DEUS., em 13.05.2020 às 07:12

    o ser humano e complicado, se fecha os comercio vai morrer de fome, se abre vai contaminar, dificil nao?

  • por Luizão, em 12.05.2020 às 19:30

    PARABÉNS, ATÉ QUE ENFIM UMA ATITUDE CORRETA. POIS, QUE SE A NOITE NA CIDADE INTEIRA, PRINCIPALMENTE FINAL DE SEMANA, SÃO FESTINHAS COM AGLOMERAÇÕES NAS CASAS A NOITE TODA SEM CONTROLE...

  • por luiz mario cardozo, em 12.05.2020 às 15:41

    Será que esta voltando o regime militar! que saudade! vou dar um tópico o que foi o regime militar. No Brasil, o método foi usado eventualmente, no período do regime militar(1964-1985) o toque de recolher passou ser usado em 1966 com decreto do presidente da republica Humberto castelo branco por pressões da chamada "linha dura" pessoas abaixo de 16 anos deveriam ficar na rua até as 0:00 horas período em que carros do exército e da policia patrulhariam as ruas devido ao que chamava de "ameaças em atividades na madrugada e pela segurança nacional". A partir da decretação do ato institucional número 5(AI-5),em 1968,esse período diminuiu para as 23:00 horas (com exceção aos domingos, cujo prazo era 100 hora da madrugada aos feriados e os recessos), e todas as pessoas, independente de idade deveria ficar em casa. A chamada" policia patrulheira" capturava pessoas e as levavas a delegacia ou em algum centro de comando militar, onde eram mantidas até no máximo ás 500 horas da manhã. Em 1977 foi proibido o uso de violência aos violadores, e no ano seguinte, o toque de recolher foi extinto em todo território nacional pelo presidente Ernesto Geisel.

  • por Luis Carlos dos Santos, em 12.05.2020 às 14:57

    É só nas próximas eleições a população aprender a votar e não votar num camarada safado desse aprendam vocês são novo aprende a votar

  • por Marcia Granado do Nascimento, em 12.05.2020 às 14:18

    Esse Pseudo Prefeito quer menosprezar a nossa Inteligência mesmo, como que decreta toque de recolher a noite se durante o dia está tudo liberado, todos aglomerados em todo lugar que a gente vai, ninguém está nem aí, será que é só pra Inglês ver ou pra pegar Verba e fazer a Farra com Dinheiro público?, visto as eleiçoes que estão por vir? Porque decretando Calamidade Publica o Município pode Gastar sem qualquer tipo de modalidade de Licitação ai ninguém vai saber mesmo onde foi investido esses recursos. Será que os Vereadores estão dentro desse pacote? Digo isso porque não tem Lógica, é incoerente essa atitude, tudo liberado e decreta Calamiidade, vai entender heim Sr. Prefeito. Você vai se tornar um Genocida com essas medidas ridículas. Libera Academia e Templos, faça me o favor.Com a Palavra os Órgãos de Controle.

  • por Rosvaldo, em 12.05.2020 às 13:01

    E onde está publicado este decreto que até agora ninguém viu?

  • por Jr, em 12.05.2020 às 12:06

    Se e quase todo mundo aqui sabe que se tiver um fluxo maior de infectados não terão assistência suficiente para atendimento e eh aí que a culpa irá cair nele ! E a respeito de missas e cultos, sinceramente, não sei pq essa agonia de abrir e aglomerar, será que não sabem orar e rezar em casa? Aliás, até entendo, mais prefiro ficar na minha pq se depender de mim, podem até abrir mais fica vazio. E mais uma, quando alastrar, eu sei em quem adotar metade dessa culpa. Depois fazem cara de paisagem, certeza !

  • por Professor, em 12.05.2020 às 11:53

    Excelente Sr. Prefeito, tem que fechar mesmo. Fim de semana a praça estava lotada, um monte de gente sem mascara. Se a população não tem consciência do que é essa Pandemia, dos mortos, das famílias destruídas, o poder público tem que agir e colocar ordem, todos em casa. Isolamento social. É quarentena, fique em casa!

  • por Priscila Martins, em 12.05.2020 às 10:57

    Pelo que tenho percebido nessa administração, o que parece e que FRANCIS é um grande marionete GORDO e BARBUDO. Será quem ta mexendo os pauzinho pra ele?

Mais comentários
 
Sitevip Internet