Notícias / Politica

11/05/2020 - 09:22

Francis chama vereadores de oposição de analfabetos jurídicos

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Inconformado com reprovações de projetos e derrubadas de decretos, da administração, considerados legais e constitucionais, faz com que o prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) passe a encorajar a direção da Câmara Municipal, a enfrentar com mais rigor os vereadores de oposição, que na opinião do chefe do Executivo, são “analfabetos jurídicos”.

“Se o Pastorello olha de cara feia; se a Valdeníria grita, ou se o Zé Torres bate na mesa, eles recuam. Mesmo sabendo que a matéria é inconstitucional e que a administração está juridicamente certa. A presidência e os demais vereadores, que não são da oposição, não podem se deixar levar pelas intimidações, pelos gritos e pelas batidas na mesa.”.

A “queda de braços” entre o prefeito e o grupo da oposição é antiga. Porém, a gota d´água para o rigor e encorajamento foi a derrubada do decreto nº 196 que exige, sob pena de multa de um salário mínimo, aos comerciantes que permitam o ingresso de pessoas, sem a máscara de proteção, contra o coronavirus, no interior dos estabelecimentos.

Mesmo com apoio da maioria, a administração foi derrotada. Vários vereadores acompanharam o argumento do vereador Cesare Pastorello (SD) ao afirmar que a atribuição da fiscalização, para impedir que clientes adentrem aos estabelecimentos, sem o uso da máscara, deveria ser da administração, não dos comerciantes que já vêm sendo prejudicados com a queda das vendas.

No entendimento do prefeito a postura do grupo é uma clara demonstração de oposição a tudo que tenha origem no executivo, independente se benéfico ao não município. “agem para prejudicar a administração ou são analfabetos jurídicos por reprovar projetos legítimos de interesse da população. Ou talvez também com o firme propósito de jogar para galera”.

O prefeito assegura que sua gestão pauta as ações em “estrita observância do dever legal, na busca do alcance dos interesses públicos prioritários da população”. Segundo ele “ao contrário dos vereadores da oposição, que insistem em distorcer e inventar fatos, na busca de capitalizar votos”.
 
Assessoria cita ADINs julgadas favoráveis à administração pelo TJ contra vereadores

De acordo com a Assessoria Jurídica da administração “não se vislumbra, num passado recente, qualquer declaração de inconstitucionalidade em controle concentrado pelo Poder Judiciário, em face dos atos emanados pelo Executivo Municipal”.

E, cita uma série de Ações Declaratórias de Inconstitucionalidade (ADINs) promovidas pelo prefeito, contra projetos do grupo de vereadores de oposição, aprovadas pelo Tribunal de Justiça, desde 2018.

Entre eles, a Lei Complementar Municipal n.º 131/2018, que dispõe sobre a “transposição do Regime Jurídico dos ocupantes dos empregos públicos de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o regime jurídico estatutário”, de autoria do vereador Cesare Pastorello que foi promulgada pela Câmara em 05 de outubro de 2018, extrapolando os limites de sua competência legislativa.

A administração diz que o Tribunal de Justiça, por unanimidade, julgou procedente a sanção do prefeito.O TJ, diz, apontou vício de iniciativa, assinalando que o objetivo da lei é competência privativa do chefe do Executivo e que a referida lei aprovada pela Câmara, viola ao princípio da separação dos poderes – usurpação da reserva administrativa.

Cita a criação das Leis 2691 e 2693 de 03 de outubro de 2018 originárias dos Projetos de Leis Ordinárias n. 07 de 13/03/2018 e n. 18 de 11/04/2018, sendo o primeiro de autoria do vereador José Eduardo Torres, objetivando a “Criação do Programa Direito nas Escolas” e o segundo de autoria do vereador Franco Valério, objetivando a “Instituição no âmbito da Administração Pública Municipal da Semana da Consciência Cacerense.”.
 
Nesse caso, de acordo com a assessoria jurídica, o TJ ao se manifestar favorável à administração, reafirmou o vício de inconstitucionalidade formal e usurpação de competência.

E, ainda, o Projeto de Lei Ordinária nº 36 de 10/10/2017, de autoria do vereador Jerônimo Gonçalves (PSB) com objetivo de instituir o Programa Bolsa Universidade, destinado à concessão, por Instituição de Ensino Superior, de bolsas de estudos integrais e presenciais para estudantes de cursos de graduação ou sequenciais de formação específica (art. 1º) que, aprovado pela Câmara foi levado à sanção do prefeito que vetou integralmente o pleito. O Tribunal de Justiça julgou, por unanimidade, procedente a sanção.

Pastorello diz que prefeito insiste em achar que está em uma monarquia

O vereador Césare Pastorello, disse que “infelizmente, o prefeito insiste em achar que está em uma monarquia. O art. 5º, inciso II, da Constituição Federal, diz que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. E decreto, como ele gosta de fazer, não é lei. Não pode obrigar ninguém a nada”.
E acrescenta: “agora, com a Lei 11.110/2020 do Governo de Mato Grosso, que fixa a multa em R$ 80,00 para quem não usar máscara, perde totalmente o sentido fazer uma lei municipal. O uso da máscara é importante, e a prefeitura pode demonstrar o quanto acha isso importante distribuindo máscaras para a população, principalmente a mais vulnerável”.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Chico Bento, em 11.05.2020 às 13:25

    Eu tô cansado de dizer aqui, o Francis acha que o povo é besta ! E esses bestas incluem estes vereadores que o apoiam ! Sinto muito lhe dizer prefeito, mas nenhum destes vereadores que estão na coleira fizeram DIREITO na vida, o melhorzinho deles é O Denis que é funcionário público, o resto,é resto mesmo... agora o senhor querer ficar bravinho que o legislativo INTEIRO não te obedece ou induzir los ao erro me desculpe mas ainda não estamos na MONARQUIA, SEnhOR COXINHA !!! Agora nobres vereadores da situação tá mais do que na cara que o Francis tem vcs como uns ASNOS, dando entender que 3 vereadores no caso Pastorello, Valdeniria é Torres sabem trabalhar e vcs não, mas isso é bom, pq vcs passaram o tempo todo na MÃO DO FRANCID AGORA AGUENTA, BURROS DE CARGA !!!!

  • por Maria, em 11.05.2020 às 09:50

    Toma vergonha nessa sua cara senhor Prefeito... Querer impor que os vereadores da sua corja fiquem sempre junto com o senhor ja é demais. Tem muitas familias sofrendo com a sua crueldade em meio a essa pandemia. Logo o senhor que todo domingo estava na missa orando... Coloque a mao na consciencia pelo menos uma vez e faca o que é pra ser feito. Respeite as leis. Pague quem tem que pagar e respeite o proximo. O castigo nunca vem de nós e sim de Deus... Tudo que o senhor aqui faz, aqui irá pagar. Diante de Deus somos todos iguais. Te desejo todo bem do mundo pq o mau nao esta em mim. E sim em voce. Trate as pessoas com respeito e vera que tudo muda.

 
Sitevip Internet