Notícias / Saúde

27/04/2020 - 09:31

Casos de dengue em Cáceres aumentam em mais de 20 vezes em 2020

Por Folha 5

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
A cidade de Cáceres (220 km de Cuiabá) teve aumento de 2.030% no números de casos de dengue. É o que aponta o Boletim Epidemiologico de Dengue, Zika e Chicungunya  divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na última quinta-feira(23). A cidade, que em 2019 teve 53 casos registrados, até a quinta-feira (23) data do boletim já registrava 1074 casos notificados de Dengue.
 
A incidência de dengue em Cáceres que, no ano de 2019 era de 58,1 , subiu para 1178,9  a cada 100 mil habitantes – os dados consideram os quatro primeiros meses de 2020 (parcial até o dia 23/04/2020).
 
Os casos de Zika não modificaram, ficando baixos. Houve uma diminuição nos casos de Chikungunya.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta os gestores municipais para que intensifiquem o combate à dengue, zika e chikungunya, devido ao alto risco registrado em 81 dos 141 municípios mato-grossenses.
 
Mesmo assim, em Cáceres, a gestão Francis Maris e Eliene Liberato tirou os Agentes de Combate às Endemias do controle e prevenção ao Aedes Aegypti e os colocou para medir temperatura de clientes de empresas privadas e bancos.
 
Até agora, somando os recursos recebidos do mês de março e abril, Cáceres já recebeu mais de meio milhão de Reais (R$ 517 mil),  só para enfrentar o Coronavírus. Mesmo assim, a prefeitura continua resistente em contratar mais Agentes, o que é permitido em casos de epidemia e pandemia, e insiste em desviar os servidores da prevenção à Dengue para lidarem com o Novo Coronavírus.
 
No Estado, o boletim aponta 13 mortes causadas pela dengue grave; esses registros de óbitos estão distribuídos entre 10 municípios.
 
Os municípios com maior registro no Estado são: Sinop com 6.319 casos, 3 óbitos confirmados e 1 óbito em investigação; Rondonópolis com 1.162 casos e 1 óbito; Cuiabá com 375 casos e Várzea Grande com 232 casos de dengue.
 
Veja a tabela:

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet