Notícias / Educação

24/04/2020 - 14:46

Instituto Federal de Mato Grosso celebra 11 anos em Pontes e Lacerda

Por Weverton Correa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste celebra 11 anos nesta sexta-feira (24), com as aulas e a programação alusiva suspensas, em prevenção a COVID-19. Mas os trabalhos não pararam e a instituição segue cumprindo seu papel social neste cenário de pandemia, com a produção própria de álcool 70% para superfícies e 70% glicerinado  para higienização das mãos. Já foram entregues  mais de 1,2 mil litros a 12 órgãos e instituições locais e da região, em ação oriunda da Chamada Interna de Apoio a Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus- Edital 047/2020 do IFMT em parceria com o Conselho de Segurança Pública de Pontes e Lacerda (Conseg).
 
O Campus também desenvolve o projeto "IF Tô Na Ativa", que têm estimulado a prática de atividade física em casa no período de isolamento social ocasionado pelo Coronavírus. A partir do perfil @iftonaativa no Instagram são lançados desafios periódicos, direcionados treinos funcionais com vídeos instrutórios, dicas de exercícios e alimentação. A ação é uma das aprovadas na Chamada Interna de Apoio à Projetos de Extensão. Em breve, também deve começar a produção de máscaras 'face shield'.

Diretor geral do Campus, o professor doutor Stefano Teixeira Silva destacou a necessidade de união neste momento. "Infelizmente comemoramos 11 anos em Pontes e Lacerda neste cenário atual, de enfrentamento ao Coronavírus. É um momento em que a união deve prevalecer e o Campus do IF tem cumprido seu papel social, atuando em prol da sociedade, em benefício dela, único motivo dele existir e assim sempre será. E isso tem sido fundamental com nossos parceiros, a quem somos gratos. Juntos, vamos vencer".

O Campus-Com a missão de Educar para a Vida e para o Trabalho, o Campus Oeste surgiu em meados de 2008, como Unidade Descentralizada (UNED) do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). Ao final do mesmo ano, através da Lei nº 11.892, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que transformou a Unidade Descentralizada em Campus. As efetivas atividades tiveram início no dia 13 de outubro de 2008. Já a inauguração oficial foi dia 24 de abril de 2009.

A área total do Campus é de 50.477 metros quadrados, sendo 2.618 metros quadrados de área construída. Com o apoio de 57 professores, 39 técnicos administrativos, além de estagiários e funcionários terceirizados, oferta cursos gratuitos em diversas modalidades. No Ensino Médio Integrado são oferece Controle Ambiental, Informática e Administração; no Ensino Médio Subsequente: Química, Eletrotécnica, Administração; na Educação de Jovens e Adultos: Comércio; no Ensino Superior: Redes de Computadores, Administração, Licenciatura em Física e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial; na Especialização: Estudos Linguísticos e Literários; além de Ensino a Distância. Mais de 1,2 mil alunos são atendidos.

Algumas parcerias foram estabelecidas ao longo dos anos, com destaque para os Acordos de Cooperação Técnica com as Prefeituras Municipais de Jauru, Araputanga e Vila Bela da Santíssima Trindade para oferta de Cursos Técnicos (Eletrotécnica, Administração e Química).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet