Notícias / Politica

23/04/2020 - 13:51 | Atualizado em 23/04/2020 - 14:05

Pastorello propõe usar dinheiro de reforma do prédio da Antiga Câmara em prol dos Servidores da Saúde

Por Assessoria

Wendel Silva

 (Crédito: Wendel Silva)
Na sessão desta quarta-feira, 23, foi aprovada uma propositura do vereador Cézare Pastorello (Solidariedade) que indica a fonte de recursos para que sejam pagos abonos de um salário mínimo para os servidores que estão expostos à COVID19, causada pelo coronavírus. A reforma do prédio da antiga Câmara Municipal está orçada em R$ 1.500.000,00 e o dinheiro, desvinculado e de recursos próprios, já está disponível na conta.

“Nós sabemos que é uma necessidade, uma vez que os servidores da saúde e os fiscais usam as suas roupas para trabalhar, têm pouquíssimos EPIs e quando têm, na sua maioria, são adquiridos por eles mesmos. Neste momento tem que ser aplicado o direito que eles têm, que é o pagamento da insalubridade e o abono pelo sobre trabalho e o risco que estão expostos” justificou o vereador Pastorello.

Ele ainda afirma que neste momento é mais importante usar os recursos próprios de IPTU, ITBI e Alvarás para suportar as despesas com os servidores, ao invés de gastar em uma reforma que “é importante, porém, não pode ser considerada prioridade neste momento”.

O prédio da antiga Câmara Municipal de Cáceres pegou fogo em 2015. Na época, havia recursos federais para fazer a reforma, que não foi feita pela prefeitura e os recursos foram devolvidos. No começo deste ano o prefeito Francis Maris Cruz destinou 1,5 milhão de reais para fazer a reforma com recursos próprios.

Cáceres é o polo regional de saúde e mesmo os servidores municipais acabam por atender demandas de toda a região. Como os recursos adicionais vindos do Governo Federal, que já somam mais de meio milhão de reais para a saúde, ainda não foram utilizados, vários servidores têm adquiridos seus próprios EPIs.

Além disso, afirma o vereador, os servidores expostos ao coronavírus têm a sobrecarga de cuidar das suas roupas, inclusive com desinfecção, e de proteger de forma diferenciada suas próprias famílias.

“Todos sabemos que os servidores da saúde são dedicados e responsáveis, porém, mesmo sabendo o que é certo a fazer, muitas vezes não dispõe dos recursos. Este é o momento de valorizar de verdade os profissionais de saúde, os que atendem o público, os fiscais e outros que não podem “trabalhar de casa”. Eles não querem só aplausos, precisam de condições de trabalho”, finaliza o vereador.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por O Pantaneiro, em 24.04.2020 às 13:35

    Vejo com bons olhos a propositura do Pastorelo, mas verba para a saúde deve ser cobrada do estado e principalmente do ministério da saúde. Cadê o nosso deputado federal para alocar investimentos para a saúde da região!??

  • por Marionely viegas, em 24.04.2020 às 06:59

    Nojenta essa politica de Caceres. Enquanto estamos enfrentando um caos mundial, cujo o dinheiro poderia ser aplicado no setor de saude, gastam com reforma que poderia esperar um pouvo mais!!!!

  • por Unematiano, em 23.04.2020 às 22:05

    Dai eu pergunto para vocês. Olha a diferença dessa indicação e aqueles que pedem patrolamento e encascalhamento onde a prefeitura já vai fazer. Tem diferença ou não? Tô errado? Tem base ou não? Em uma cidade com a mega sorumbática Unemat, deve ter um monte de professor igual ao Pastorello. Porque a gente não vota só nesses? Porque tem que votar em vereador que acha que o trabalho dele é só dar alguma coisa? Pelo amoooor! Vamos pensar este ano! Vamos votar em qualidade, para não se arrepender depois!

  • por Paulo Renato, em 23.04.2020 às 19:12

    Não acredito que depois de tanto tempo essa ruína a céu aberto ainda encontre empecilho para a reforma. Se é que essa reforma seja verdadeira e não propaganda de campanha eleitoral antecipada.

  • por MOSSUETO, em 23.04.2020 às 19:06

    A propositura é nobre, mas gostaria de saber onde estava essa câmara, que há cinco anos atrás, viu os recursos federais chegarem para a reforma do prédio da câmara, bolourarem nos cofres e não serem aplicados, chegando ao cumulo de serem restituídos por não terem sido aplicados e quinze patetas aplaudindo S Excia. pela devolução.

  • por Pantaneiro, em 23.04.2020 às 16:10

    Parabéns vereador pela iniciativa,por falar em insalubridade, os funcionários contratados do hospital regional,não estão recebendo o adicional de insalubridade há quase 3 anos ,e agora com a pandemia eles estão na linha de frente e o estado não falou nada sobre o adicional.por favor vereador cobra isso do estado pra gente.

 
Sitevip Internet