Notícias / Politica

20/04/2020 - 18:12

Proposta de redução de vereadores é interpretada como manobra do PTB para evitar renovação na Câmara

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
A proposta de redução do número de vereadores na Câmara de Cáceres, de 15 para 11, a menos de seis meses das eleições municipais, é interpretada, pela maioria dos presidentes de partidos, como uma “manobra” política orquestrada pela bancada do PTB, para evitar uma renovação prevista no parlamento, diante dos inúmeros escândalos, entre eles da chamada “rachadinha”, protagonizados por alguns vereadores, principalmente, do partido.

A proposta faz parte de um pacote de ações anunciadas pela Câmara, na semana passada, também intitulada “medidas de contingenciamento por conta da ameaça do Covid-19”. Embora não contenha assinatura de um único vereador, a proposta em forma de indicação é atribuída a bancada do PTB formada pelos vereadores Alvasir Alencar, Dênis Maciel, Elias Pereira, Rubens Macedo, Valter Zacarkim e Wagner Barone.

“É bem fácil ver a malandragem para sobreviver no poder. O PTB conta hoje com seis vereadores com mandato. É claro, é uma manobra para matar politicamente os partidos pequenos. Somos contra essa medida que diminui drasticamente as chances de eleição dos representantes do povo que não tem recursos financeiros para investimento em campanha eleitoral” afirma o presidente do Solidariedade Fábio Luiz Lourenço.

O presidente do SD explica que,com a redução do número de vereadores, o quociente eleitoral aumenta, passando de 2.700 votos – como foi na eleição passada para 15 vereadores, para 3.900 votos para apenas 11. E, esse quociente, avalia, dificilmente, um partido pequeno, sem vereadores eleitos, irá alcançar. E indaga: “Porque essa proposta agora? Quais os reais interesses por trás disso? Precisamos aumentar representação do povo sem aumentar os repasses de recursos públicos”.
 
Presidente do PSC, vereador José Eduardo Torres, ressalta que “infelizmente estamos diante de uma proposta politiqueira e irresponsável. Essa proposta tem cunho politico pessoal. Sabemos que determinados partidos não conseguiram números de filiados suficientes, para lançamento de candidaturas a proporcional, devido a falta de transparência na condução do processo, com isso, agora tentam, de toda forma, burlar o sistema para se manter no poder”.

“É a velha política querendo se perpetuar no poder. Porque não fizeram essa proposta antes? Está claro que é uma manobra. Somos a favor da redução do número de vereadores, mas de forma legal e justa, não agora. Se for aprovada, a mudança irá matar os partidos pequenos e favorecer apenas a reeleição desse grupo que ai está. E, certamente, não haverá nenhuma renovação como o povo deseja” afirma o presidente do PTRB, o Júnior da Rose Jóias.

No entendimento do presidente do DEM, Luiz Alberto Vargas, 15 vereadores é o número ideal para representar a população. Portanto, segundo ele, “qualquer mudança nessa altura do jogo, só pode ser entendido como manobra para beneficiar espertinhos que pensam que o povo não está atento” diz acrescentando que “num passado recente defendemos o aumento de 11 para 15 visando maior representatividade popular. Além disso, não há provas de que irá diminuir custos e melhorar o atendimento ao povo”.

Presidente do PDT, Gonzaga Júnior, jornalista, editor do site Jornal Oeste, diz que a proposta “é indecente e demagoga” e está sendo gerada para salvar alguns políticos desgastados que terão dificuldades para se reeleger. “Uma manobra sórdida para salvar vereadores que estão em apuros diante de tantas c. que fizeram e agora querem mudar as regras do jogo aos 45 minutos do segundo tempo. Temos que estar atentos”.
 
Para o vereador Jerônimo Gonçalves, presidente do PSB, a bancada do partido vê a indicação como uma proposta importante, como todas as que são feitas.  Mas diz que, não pode expressar uma opinião oficial sobre o tema, sem uma análise mais técnica, levando-se em consideração por se tratar apenas de uma indicação.

“Nós vamos esperar os dados sobre a proposta que, provavelmente serão apresentados ou pelo PTB, ou pela mesa diretora. Reforço, mais uma vez que nossa posição é de avaliarmos com cautela, entendendo quais os benefícios que esta mudança traria para a sociedade cacerense e para a nossa política. Afinal o PSB preza por mudanças que reflitam diretamente no benefício e a sociedade. E, democraticamente, respeita todas as propostas que são apresentadas”.

Presidente do Republicano, o professor e ex-vereador Salmo Silva, diz que “o partido foi construído e está preparado para disputa com 15 vereadores, conforme a legislatura atual. Se houver redução iremos respeitar a decisão do legislativo e iremos ajustar o nosso partido pra essa mudança”.

Presidente do Patriotas, Valdir Rodrigues de Freitas diz que  “estão articulando uma manobra, mas não vai funcionar. O pensamento deles é uma coisa e a realidade é outra. Estão esquecendo de combinar com o povo. O tiro vai sair pela culatra” afirmou. Presidentes do PT, James Cabral e do PSDB, Arineia Graciela Ardaia foram contatados, mas não responderam as mensagens e ligações da reportagem.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 21.04.2020 às 15:49

    Misericórdia desse povo. Renovação já!

  • por Chico Bento, em 20.04.2020 às 22:52

    VELHACOreadores Rubens, Vagner Baroni e cia continuam dando show de sem vergonhice e safadeza. Pelo amor de Deus população cacerense se esses caras estão fazendo isso temos que criar o : NÃO VOTO EM RUBENS MACEDO NÃO VOTO EM DENIS MACIEL NÃO VOTO EM VALTER ZACARCKIM NÃO VOTO EM VAGNER BARONE NÃO VOTO EM ELIAS PEREIRA NÃO VOTO EM JERONIMO GONÇALVES NÃO VOTO EM ALENCAR NAO VOTO EM ELZA BASTOS NÃO VOTO EM CREUDE NAO VOTO EM DOMINGOS OLIVEIRA CACERES MERECE SER OXIGENADA E LIVRE DESTA POLUIÇÃO !!!

 
Sitevip Internet