Notícias / Economia

18/04/2020 - 09:33

CORONAVÍRUS: Micro e pequenos empresários são mais prejudicados, avalia enquete

Por Vitória Lopes

A Gazeta

 (Crédito: A Gazeta)
 questionou aos leitores: “Na sua opinião, a maioria da população de Mato Grosso já sente a queda na economia?”.

Por meio de decreto, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) determinou que todos os estabelecimentos que não se enquadrem como essenciais fiquem fechados. A medida está em vigor desde 23 de março e visa prevenir a contaminação pelo coronavírus. O comércio que está aberto deve monitorar o fluxo de clientes e seguir rígidas orientações de higiene.

O resultado da votação, aberta desde o último sábado (11), apontou que 60% dos leitores concordam que micro e pequenos empresários já acumulam prejuízos com o comércio fechado.

Outros 31% dizem que, na verdade, é a população de baixa renda que sente o maior peso da pandemia. Apenas 9% votou que são os autônomos os mais prejudicados.

Em 22 dias de portas fechadas, microempresas demitiram funcionários e a expectativa é de um quadro ainda pior se o cenário perdurar.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o isolamento social é a melhor medida para se prevenir contra a contaminação da covid-19.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiza, em 19.04.2020 às 08:06

    Já ouviram dizer, se vira nos trinta, disvie e saia das situações? Aí que sabemos que o comércio fica na mesmice e não se adapta vive de reclamação mesmo. Observem as pequenas empresas lá fora que estão superando a crise inovando, mais aqui é diferente né?

  • por Galdencio, em 18.04.2020 às 10:20

    A suposta "vigilância sanitaria" nem bera os frigorificos, mineradoras e etc... Mais bate duro reprimindo os butecos, espeteiros, quitandas e mercadinhos dos seus "Zés". Uma verdadeira patifaria, uma vergonha. Mané Pinheiro, o corrupto, está com o paletó cheio de dinheiro afanado dos cofres públicos tá pouco se lichando pro idiota do cidadão.

  • por Galdencio, em 18.04.2020 às 10:11

    Sim. Os frigoríficos às mineradoras estão a todo vapor e não pararam nem um dia. Agora o buteco do CASCÃO que tem 2 garrafas de pinga a "vigilância sanitária" esta de 30 em 30 min reprimindo, enchendo o saco.

 
Sitevip Internet