Notícias / Politica

17/04/2020 - 10:11

Deputado reivindica leitos de UTI para Quatro Marcos

Por Rose Domingues

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Com oito casos confirmados de coronavírus (Covid-19), os municípios de São José dos Quatro Marcos e Pontes e Lacerda, localizados respectivamente a 320 e 443 km da capital e em pontos estratégicos da região oeste de Mato Grosso, demandam a instalação emergencial de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa é a reivindicação feita pelo deputado estadual Dr. Gimenez (PV), nesta semana, ao governo do estado.
 
“Devemos nos atentar que nossa região possui um grande número de idosos em seus municípios, população de risco, e que sequer pode fazer grandes deslocamentos para ir até hospitais de referência em Cáceres ou mesmo na capital ou Várzea Grande, por isso a importância de obter tratamento local”, justificou.
 
O parlamentar destaca que dentre os 05 pacientes confirmados com Covid-19 em São José dos Quatro Marcos, está uma criança de 9 anos (o primeiro caso de infecção de criança no Estado), além disso, há outros casos em monitoramento no município que fica localizado em um ponto centralizado em relação aos vizinhos Mirassol D'Oeste, Araputanga, Glória D´Oeste, Figueirópolis D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Rio Branco e Lambari D'Oeste (01 caso confirmado da doença).
 
“Nós temos em Quatro Marcos o Hospital Municipal Dr. Bruno Alves de Araújo, que poderia ser utilizado para o atendimento aos pacientes com o coronavírus, pois possui área construída de 2 mil m² e capacidade para 30 leitos hospitalares e para as UTIs.  Como médico, asseguro que a unidade possui condições de atender toda a nossa população local e circunvizinha neste momento caótico de pandemia”.
 
Para Dr. Gimenez, é muito importante que todas as forças sejam somadas entre os governos municipal, estadual e o Consórcio de Saúde local a fim de que juntos possam interiorizar cada vez mais a saúde pública e fazer o enfrentamento à crise. “Reafirmo o compromisso com a saúde pública, em especial da região oeste, onde trabalhei e morei por mais de 40 anos, a partir de uma política de descentralização da medicina”.
 
Há ainda a solicitação de criação de dois leitos de UTI para Pontes e Lacerda, onde há outros dois casos de Covid-19. O município também fica uma localização estratégica e é referência para localidades próximas, como Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale de São Domingos, Jauru, Conquista D´Oeste, Nova Lacerda, Comodoro, Campos de Júlio e até Sapezal.
 
“Como fica distante 220 km de Cáceres, onde está o Hospital Regional mais próximo e que não possui número suficiente de UTI, conforme inclusive um relatório da própria Defensoria Pública e do Ministério Público, é muito importante que neste momento o Estado interiorize os leitos de UTI, tendo Pontes e Lacerda como uma base importante para o fortalecimento da sua atuação”.
 
Indicações parlamentares - O deputado já solicitou ao governo do estado para estruturar a rede de atendimento na região, que possui 22 municípios e uma população superior a 300 mil habitantes. Quatro indicações já foram apresentadas por Dr. Gimenez, como a aquisição de ventiladores pulmonares para as unidades da região, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde, que incluem máscaras, óculos, álcool em gel 70%, toalhas de papel, luvas, máscaras, etc.
 
Também apresentou ao executivo estadual a necessidade de cestas básicas, com a indicação de inclusão de álcool em gel, máscaras e sabão em barra (kit prevenção), para os municípios: São José dos Quatro Marcos, Glória D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Araputanga, Porto Esperidião, Figueirópolis D´Oeste, Lambari D´Oeste, Curvelândia, Rio Branco, Salto do Céu, Indiavaí, Jauru, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Vale de São Domingos, Cáceres, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro e Campos de Júlio.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 18.04.2020 às 09:39

    Até ser atendido isso já virou um caos. Mais e assim mesmo, não tem prevenção, só querem chamar atenção na hora do sinal da Cruz. Amargo Doce vício da política pão e circo

  • por DM, em 17.04.2020 às 16:05

    Parabéns pela atitude e visão desse excelente médico. Pois Cáceres não tem suporte para atender toda a região, mal conseguirá atender os pacientes locais quando for necessário, é necessário e urgente descentralizar a saúde da nossa região!

  • por João, em 17.04.2020 às 11:44

    Por quê só lembraram agora neste momento em que a população está em pânico quanto a pandemia que está em curso na nossa região? Antes nunca houve necessidades, que politicagem do cão hein!

  • por Quatro Marcos, em 17.04.2020 às 10:38

    E a equipe que irá atuar nesses hospitais...estão capacitados?. Dr. Gimenez? Tem profissional de qualidade suficiente??

 
Sitevip Internet