Notícias / Saúde

14/04/2020 - 15:39

Conselho de Enfermagem orienta como fazer corretamente máscaras artesanais

Por Neusa Baptista Pinto

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) orienta a população mato-grossense sobre o uso de máscaras de proteção, que se tornaram obrigatórias para o público a partir desta segunda-feira (13), de acordo com decreto do governo estadual.

A medida visa minimizar os índices de contaminação pela Covid-19 em Mato Grosso, onde há 134 casos positivos da doença, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta segunda-feira.

O Ministério da Saúde tem recomendado à população o uso de máscaras artesanais, de tecido, para não gerar ainda mais escassez de máscaras cirúrgicas e modelo N95, em geral usadas por profissionais da saúde.

Máscaras podem garantir até 80% de proteção, desde que confeccionadas de acordo com as especificações do Ministério. É o que lembra a conselheira do Coren-MT, Lígia Arfeli, em um vídeo de orientação publicado nas redes sociais do conselho.

Ela indica os materiais mais adequados e o modo correto de utilizar este acessório. O ideal é que a máscara seja feita de tecido com gramatura acima de 180 fios, sendo o algodão um dos mais indicados.

Para oferecer maior proteção biológica, deve conter, de preferência, uma camada de TNT envolta em duas de tecido. Para fixar melhor no nariz, pode ser acrescentada uma haste de metal na parte superior da máscara, que deve cobrir todo o queixo.

Ela salientou a relevância da máscara como agente de contenção da doença na comunidade. “É importante que todos saibam que é válido usar esta máscara, pois, usando-a, vai estar protegendo os profissionais de saúde, que estão lá, na linha de frente, cuidando dos pacientes”.

Veja outras dicas:

- Não compartilhar máscaras;
- Higienizar as mãos antes de colocar a máscara (use água e sabão, álcool a 70% ou água sanitária);
- Durante o uso, não tocar o rosto ou a máscara;
- A troca deve ser feita a cada duas horas. Uma dica é levar na bolsa um exemplar de reserva e um saco plástico para guardar a máscara usada, se precisar trocá-la;

- Removê-la pelas laterais, sem tocar na superfície da frente. Caso isso aconteça, é necessário lavar as mãos imediatamente, pois pode haver contaminação ao tocar máscaras infectadas ou retirá-las de maneira incorreta;
- Lavar com água sanitária.

Veja o vídeo na página do Facebookhttps://www.facebook.com/corenmatogrosso/videos/2838872539560171/
Baixe o vídeohttps://drive.google.com/drive/folders/1UFX2OdpzdpyNZC6ijq3FfrY9coVW7c7v

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet