Notícias / Cidade

13/04/2020 - 17:35

Hospital São Luiz produz álcool em gel em parceria com a Fapan

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Hospital São Luiz (HSL), unidade própria da Pró-Saúde em Cáceres (MT), encontrou uma alternativa para obter álcool em gel para uso de colaboradores, pacientes e acompanhantes diante da falta do produto no mercado.
 
Por meio de uma doação de 500 litros de álcool etílico da COOPERB, empresa do ramo sucroalcooleiro, os profissionais de farmácia do hospital, em parceria com a FAPAN - Faculdade do Pantanal, iniciaram a produção do álcool em gel.
 
A FAPAN concedeu o laboratório para produção do material e, com apoio de professor e alunos do curso de Farmácia, além dos profissionais do HSL, o álcool em gel obtido tem suprido as necessidades do hospital.
 
Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o álcool em gel tem virado pouco comum em distribuidoras, supermercados e farmácias do país. Com problemas no abastecimento do produto, as instituições de saúde também encontram dificuldades para encontrar os suprimentos, o que torna necessário inovar e a busca por soluções.
 
"O etanol foi doado para nós e então acertamos a graduação alcoólica para 70%, que é o ideal para o combate ao vírus da doença", afirma a supervisora de farmácia do São Luiz, Jucilene Mansueta, que se reveza com as outras farmacêuticas da equipe, Taisa Arruda e Idalina Chaves, para manter a produção. Em média, são produzidos 100 litros de álcool em gel por semana.
 
O etanol com 70% de concentração é misturado a uma substância química para ganhar consistência, matéria prima que foi cedida pela FAPAN. O farmacêutico Bruno Thiago Pessoa, professor da faculdade, conta que o maior objetivo é agregar valor nessa frente de combate ao Covid-19. "Nós da FAPAN, como Instituição de Ensino Superior, não estamos à frente do cuidado com os pacientes, mas vimos na parceria uma forma de ajudar o Hospital São Luiz também", afirma.
 
A união de esforços dos setores público e privado, organizações, indivíduos interessados em ajudar, tem formado uma rede de apoio para a instituição no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Vivemos um momento difícil, aqui e em todo mundo, diante da pandemia da Covid-19, a iniciativa vinda dos mais variados setores da sociedade é de uma admirável demonstração de solidariedade e união", afirma a Direção do Hospital São Luiz.
 
O Hospital São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, instituição presente em todo o país e com mais de 50 anos na área de gestão hospitalar. Fundado em 1938, é referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado de Mato Grosso e também recebe pacientes do país vizinho, como a Bolívia.
 
Sobre a Pró-Saúde
 
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.
 
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
 
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet