Notícias / Saúde

13/04/2020 - 10:33 | Atualizado em 13/04/2020 - 10:52

Secretário afirma que 50% da população de MT irá se infectar com coronavírus. Um milhão e quinhentas mil pessoas

Por Max Aguiar

Tchélo Figueiredo - Secom MT

 (Crédito: Tchélo Figueiredo - Secom MT)
'Pelo menos 50% da populção será infectada com o novo coronavírus'. A informação é do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta segunda-feira (13), durante coletiva, via redes sociais, à imprensa. 
 
Gilberto avalia que a situação está sendo esperada devido ao crescimento dos números do novo coronavírus em todo o Brasil. Em Mato Grosso, pelo menos metade da população será infectada. 

"Os números acompanham o que nossa equipe de estatística já informou. Porém, as medidas de flexibilização do isolamento social, em alguns municípios, vão contribuir para que haja aumento nos casos. Já está comprovado que as medidas de isolamento contribuem para o abrandamento nos casos. Mas liberar os comércios pode afetar nosso trabalho, sim", disse o secretário. 

Medidas adotadas pelos prefeitos ainda são algo criticado por Gilberto, que alerta que muitos infectados não sabem disso porque não apresentam sintomas. "Mais de 50% da população será infectada. Muitos já estão e nem sabe porque estão sem os sintomas. E essas pessoas estão circulando e transferindo o vírus para mais pessoas. Por isso é necessário o isolamento social", ponderou. 

Devido ao pico da doença ser esperada para o final de abril e começo do mês de maio, os casos devem aumentar consideravelmente e Gilberto afirma que o trabalho nesse momento é contra o relógio, pois a cada dia os números são maiores e a cada dia a necessidade de leitos é urgente. 

Por último, Figueiredo, reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa para evitar o aumento dos casos. "Infelizmente, os casos irão aumentar. O pedido é para ficar em casa. Quando o povo volta para a rua, o número de ploriferação pode aumentar. E vai aumentar. Liberar circulação de pessoas com certeza vai causar um impacto nos hospitais e no número de pacientes", comentou Figueiredo. 

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por RODRIGUES, em 14.04.2020 às 11:51

    Aí qdo nosso executivo decreta obrigatoriedade de máscara e a punição para comerciantes que aceitará clientes sem as mesma, concordo plenamente. Pois se o comerciante exigir ou permitir clientes somente com máscaras, irá contribuir na conscientização da população e proteger seus funcionários, seus clientes, nossa cidade. Infelizmente a obediência só se aplicam se atingir o bolso. Tanto o executivo e a população quer e precisa do comércio funcionando, mais para isso, ambos tem que conscientizar sobre as medidas para que não parem de funcionar completamente.

  • por Galdencio, em 14.04.2020 às 08:42

    O vírus da anarquia. Diante de uma crise que pode colocar em risco nossa própria democracia, os poderes têm atuado uns contra os outros, fragilizando sua própria estrutura e colocando em perigo nossa frágil democracia.Estamos sendo assaltados e massacrados pela classe política. Eles estão desesperados, e quando um político está neste estado de desespero, só existe um pato na história, o Povo Brasileiro. Prepare o seu bolso. Vamos herdar a loucura e não podemos usar camisa de forças nos políticos e nem em nós mesmos...Estamos fú...Se tivermos um novo AI5, a culpa será da extrema-imprensa e do establishment corruptos que não aceitaram perder o poder e o acesso ao erário público.

  • por Antoniobang@msn.com, em 13.04.2020 às 22:25

    Em Caceres esta tudo bem ? Os dois casos que vieram eram de Sao Paulo, nao teve nenhum caso de infeccao comunitaria confirmado e ja estamos comemorando ? Sou otimista mas assim é demais.

  • por Antonio Soares Mota, em 13.04.2020 às 18:05

    Aqui em Cáceres a população esta de parabéns por ter um prefeito competente e acima de tudo um grande administrador parabéns prefeito Francis pela sua competência

  • por Marcos, em 13.04.2020 às 12:13

    Em Caceres está tudo Ok! UTI OK, saúde municipal Ok, medicamentos OK! Graças ao nosso grande líder, empresário e Prefeito que faz da saúde de Cáceres uma saúde de excelência!

  • por Barbosa/Rubens, em 13.04.2020 às 12:02

    Sr. Prefeito Francis Maris, sou admirador profundo de sua gestão junto a Prefeitura, e na administração de suas empresas, o Sr. está de Parabéns, eu tenho certeza absoluta que o Sr. não vai passar batido nesta informações que o Secretário de Saúde esta nos informando,a coisa é séria, vamos salvar nossa Querida Cáceres-MT desta Prefeito

 
Sitevip Internet