Notícias / Saúde

09/04/2020 - 06:29

Cáceres tem primeira morte por coronavírus

Por Joner Campos

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 
O município de Cáceres distante a 220 km de Cuiabá que havia registrado os dois primeiros casos de Covid-19 na segunda-feira (6), sendo um casal de idosos, de 82 anos e 69 anos, registrou na noite desta quarta-feira (8) primeira morte pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
 
De acordo com os familiares o senhor de 82 anos teve complicações e não resistiu, ele estava internado desde o dia 31 de Março quando deu entrada na unidade hospitalar, e tinnha diabetes.

O casal de idosos esteve recentemente no estado de São Paulo, de onde chegaram ao município de Cáceres apresentando os sintomas do COVID-19.

A senhora de 69 anos que estava em isolamento domiciliar veio a ter complicações respiratória na segunda-feira (6) foi encaminhada ao Hospital São Luiz onde se encontra na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A Secretária de Saúde, Silvana Souza, afirma que todas as medidas estão sendo tomadas, tanto para os suspeitos quanto para os confirmados, além de ressaltar que não há motivo para pânico, pois está monitorando todos os casos.  
A secretária faz um apelo para toda a população e pede para que não saiam de casa, principalmente os idosos e as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Evitar aglomeração é essencial, então fiquem todos em casa e continuem com o isolamento social.

O primeiro paciente a falecer em decorrência do Covid-19 em Mato Grosso morreu na sexta-feira (3), em Lucas do Rio Verde, foi Luiz Nunes, de 54 anos, que era gerente de um supermercado na cidade, foi internado no dia 29 de março. Fez exame e deu positivo para Covid-19. Ele era hipertenso e diabético e estava internado com síndrome respiratória aguda.
 
NOTA DA FAMILIA DO PACIENTE
 
A Família de A.P, em razão de inúmeras notícias que circulam sobre o falecimento de seu pai, vem a público esclarecer o seguinte:

No madrugada do dia 23/03/2020, os senhores A.P e I.P, desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, após estadia em Taboão da Serra/SP, para realização de um tratamento de saúde. Ao chegarem em Cuiabá, vieram imediatamente para Cáceres, de Uber, e desde o momento em que chegaram na cidade, até darem entrada no Hospital São Luiz, mantiveram-se em isolamento social, sem realizar nenhum tipo de contato com qualquer público externo. No dia 31/03/2020, ao terem sintomas típicos da Sars-COVID-2, entraram em contato com sua filha J.P, que reside em Cáceres, e ela os conduziu ao Hospital São Luiz.

Desde então, a filha do casal também se encontra em isolamento social, e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde do Município.

Infelizmente, nesta noite, o senhor A.P faleceu, em decorrência da COVID-19, no entanto, a senhora I.P segue bem e estável, internada na clínica médica do Hospital São Luiz.

A família reitera a todos que qualquer informação de que seus pais vieram de ônibus para Cáceres, e que teriam contraído o vírus de seu filho A.P.J, que é médico no estado de São Paulo, é inverídica. O momento é de muita dor para toda a família, e o ato de divulgar essas notícias falsas é uma atitude, além de desrespeitosa, sem qualquer empatia com o momento tão crítico que a família vem passando.

Sem mais para o momento, Juliana Sales Pavini, advogada da família.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rosemeire, em 09.04.2020 às 20:31

    Será que a vigilância sanitária foi ao encontro do Sr do UBER na qual o casal vieram para a cidade? Ele tem família e merece atenção. Esse é o papel para que haja disseminação dessa doença. Para a família que teve perda do seu ante querido minhas condolências. Que Deus nos abençoe.

  • por João Edson Fanaia, em 09.04.2020 às 11:37

    Oportuno o esclarecimento fornecido pela família. Isso é o correto para evitar especulações. Com relação ao vírus, entendo como mais correto o isolamento apenas do grupo de risco. Há um forte debate nacional sobre o tema do isolamento. Pelo que li até o momento na internet é de pouca eficácia, para vários infectologistas o coronavírus está disseminado e é impossível avaliar com precisão quem está ou não contaminado. Há excelente material para os interessados na rede, inclusive com debates entre as duas teses. Seria de grande valia a reprodução pelo Jornal Oeste das matérias veiculadas, são esclarecedoras.

  • por Jota, em 09.04.2020 às 10:25

    Srs da vigilância sanitária, dê uma passadinha nos bancos a partir de hj, que começará a pagar o auxílio. As filas estão grandes, um potencial de disseminação do vírus.

  • por José Cláudio, em 09.04.2020 às 10:04

    E ainda tem gente que tem a cara de pau de ficar falando que eles viajaram de ônibus. É muita falta de ter o que fazer, pra não dizer outra coisa. Respeitem a dor da família.

  • por LUCAS MARCACINI, em 09.04.2020 às 09:50

    A equipe da vigilância sanitária esta trabalhando a todo vapor, faça-nos uma visita.

  • por Carlos, em 09.04.2020 às 09:25

    Muita “sensibilidade” do senhor Prefeito querer dizer que a responsabilidade é da família. Isso lá é hora de ficar culpando a família? Prefeito, não adianta ficar em negação e ficar bravo agora porque alguém morreu na cidade que você gostava de ficar repetindo que não tinha nenhum caso. Infelizmente, agora tem e não será só um.

  • por de olho nos buracos, em 09.04.2020 às 08:38

    Repito oque comentei outro dia, onde estão o pessoal da Vigilância Sanitária? sim, estão confinados em quarentena nas suas casas? enquanto os demais servidores estão trabalhando, isso é certo, correto ou uma simples má INDIgestão?

  • por Mari, em 09.04.2020 às 07:37

    que Deus conforte toda família e restabeleça a saúde dessa senhora

 
Sitevip Internet