Notícias / Saúde

08/04/2020 - 16:21

IFMT Cáceres produzirá álcool 70% para hospitais e órgãos públicos em parceria com Prefeitura Municipal e Consórcio de Saúde

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na união de forças pela prevenção à Covid – 19, O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, em ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Cáceres e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT), produzirá álcool 70 % para distribuição gratuita em órgãos públicos e unidades de saúde do município.

O processo de preparação do álcool em líquido será realizado, a partir desta semana, no IFMT Cáceres com o envolvimento de profissionais da área de Química e de docentes pesquisadores responsáveis pelos laboratórios do campus. 

"Neste cenário de pandemia e de necessidade de cuidados adaptamos os nossos laboratórios para garantir essa ação tão necessária para a população, especialmente para aquela que depende dos serviços públicos e de saúde. Agradecemos a demanda apresentada pela Polícia Federal, a parceria com a prefeitura e o consórcio de saúde e, de modo especial, o empenho de cada profissional do campus que se reúne em força tarefa nesta ação", afirma o diretor-geral do campus, Salmo César da Silva.

Para a produção do álcool na concentração de 70%, as instituições parceiras subsidiam a ação a partir da doação do álcool puro.  A produção inicial pelo IFMT será de 2 mil litros por etapa, sendo ampliada conforme necessidade demandada.

Com base em termo de Cooperação Técnica assinado, nesta quarta-feira (08.04), entre o diretor do campus, o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz e o presidente do CISOMT, Sidnei Custódio da Silva, a distribuição do álcool 70 para hospitais, outras unidades de saúde e órgãos públicos será feita pela prefeitura e pelo consórcio.  O produto será usado pelas trabalhadoras e trabalhadores da saúde e demais serviços públicos para desinfecção de superfícies em todos os setores de atendimento, no cuidado cotidiano indispensável de prevenção à Covid-19.

Para o delegado de Polícia Federal de Cáceres, Adair Gregório que integra o comitê sobre a Covid no município e demandou a parceria, a busca pela produção no IFMT responde a preocupação com a falta do produto em órgãos públicos e unidades de saúde, que possibilitaria o aumento da transmissão do coronavírus.

Equipe responsável

No Campus Cáceres, todas as etapas de produção serão feitas pela equipe composta por 14 profissionais do IFMT. As etapas vão desde a produção de água por osmose reversa, aferição da quantidade e análise da qualidade do Álcool Etílico recebido até o preparo e análise físico química do álcool 70% e a rotulagem com as especificações sobre uso e composição do produto. A responsabilidade técnica da produção será assinada pelo servidor Alle Pires Atalla, com registro no Conselho Regional de Química.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet