Notícias / Cidade

07/04/2020 - 12:24

Comércio de Araputanga ficará aberto só até às 14h a partir de amanhã

Por Popular Online

Popular Online

 (Crédito: Popular Online)
O prefeito municipal de Araputanga, Joel Marins de Carvalho, divulgou através do site da prefeitura municipal, Decreto número 25/2020, consolidando medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no município.

As medidas foram tomadas a partir da confirmação dos casos positivos do novo vírus na região, determinando através do Decreto que as atividades comerciais deverão funcionar em novo horário, das 07:00 às 14:00 horas e deverá ser iniciado a partir desta quarta-feira (8), uma vez que, apesar da determinação a partir da data de publicação o mesmo foi publicado após o horário estabelecido no Decreto. O prazo de vigência será até o dia 01 de maio de 2020.

Os feirantes poderão comercializar seus produtos no Mercado Municipal Dionísio da Santa Rosa de segunda à sexta-feira, no horário das 13:00 as 18:00 horas, cumprindo obrigatoriamente distanciamento mínimo conforme o Decreto número 26/2020 também disponibilizado no site da prefeitura.

Conforme o Decreto o atendimento ao público em todas as secretarias e departamentos da administração pública municipal, com exceção da Secretaria Municipal de Saúde e seus departamentos, departamento de licitações e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para atendimento de pessoas em estado de vulnerabilidade, será realizada apenas por telefones ou endereços eletrônicos.

Em caso de descumprimento das medidas estabelecidas, os estabelecimentos comerciais serão penalizados com multas de 10 Unidade Padrão Fiscal do Município (UPFM), além da cassação do alvará sanitário e de funcionamento, devendo as autoridades competentes apurar as eventuais práticas de infração administrativas.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet